segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tecnologia a serviço da segurança


Grupo Bosch desenvolve ABS para motos de baixa cilindrada

Na última edição da coluna Performance escrevi a respeito do funcionamento e aplicação de freios dotados de sistema antibloqueio de rodas, ou ABS. A motivação para tratar a matéria veio da observação de como a tecnologia vem avançando para produzir veículos que sejam cada vez mais seguros, e da necessidade que temos de assimilar as inovações. Afinal, não é útil ter-se a tecnologia sem saber como utilizá-la.

O mercado está cheio de dispositivos que visam simplificar a operação de condução de todo tipo de veículos. São sensores de estacionamento, computadores de bordo, controladores automáticos de velocidade, sistemas de monitoramento da pressão de pneus, mapeadores de injeção de combustível, controladores de tração e também o ABS – isso para mencionar apenas alguns. A função de todos esses dispositivos é facilitar a operação de cada veículo para que maior atenção possa ser dada à forma como interagimos com outros veículos e pessoas no contexto do trânsito, além de gerar maior segurança ao usuário. Pelo menos deveria ser. Tornar todos os veículos mais seguros, também deveria ser meta de qualquer governo que zele pelo bem estar de sua sociedade, uma vez que as estatísticas colocam a morte no trânsito, como um dos grandes problemas de saúde pública.

Infelizmente, nós motociclistas, estamos encabeçando essas terríveis estatísticas, uma vez que somos protagonistas de um número cada vez maior de acidentes. Curiosamente, nossos veículos, apesar de serem os mais frágeis dentre todos os motorizados, são quase sempre os últimos a receberem todo tipo de inovação tecnológica visando à segurança. Não cabe levantar agora as causas desse descaso, por assim dizer, mas valorizar as ações construtivas que permitiram que hoje tivéssemos acesso a uma moto com câmbio automático, controle de tração, computador de bordo e freios ABS. Mesmo que a tecnologia só esteja a disposição de uma minúscula parcela de usuários, que podem pagar por ela.

Foi bastante oportuno ter tratado do assunto naquela edição, pois logo depois de ter produzido a matéria referente ao uso do ABS, fui convidado a participar de uma apresentação oferecida pelo grupo Bosch, em sua fábrica em Campinas - SP. A apresentação para a mídia especializada foi referente ao desenvolvimento de um novo sistema de freios ABS, exclusivo para motos.

O ABS, de nona geração, foi desenvolvido pela empresa de origem alemã visando tornar o sistema mais popular e permitir que pudesse ser adotado para a maioria das motos fabricadas em nossas linhas produtivas. A Bosch levou em conta que mais de 90% das motos fabricadas no país é de motos de até 250 cc, precisando então ser um sistema leve e barato. O novo sistema deriva da versão para automóveis, mas foi concebido com exclusividade para motos. É o mais compacto a ser produzido, pesando apenas 700 gramas, e em princípio, poderia ser utilizado para qualquer moto – desde que a mesma fosse equipada com freios hidráulicos à disco em ambas as rodas. Um detalhe – o sistema só pode ser implantado em motos novas durante seu processo de manufatura, o que de fato não resolve o problema de todo o resto da frota circulante, que não possui o sistema, e tampouco poderá instalá-lo. Mas já é um começo. Se todas as motos fossem produzidas com freios ABS, poderíamos diminuir drasticamente o nível de acidentes envolvendo-as, conforme a frota fosse se renovando.

Esse dado não é inventado. Uma pesquisa feita pela Bosch mostrou que o uso de apenas dessa tecnologia, poderia contribuir com uma dramática redução de acidentes com esse tipo de veículo. A Bosch usou informações do banco de dados de acidentes da Alemanha, o GIDAS, para apurar que 47% dos acidentes com moto são causados por frenagem falha ou hesitante. Outro estudo, realizado pela administração rodoviária da Suécia em 2009, estimou que 38% dos acidentes de moto com feridos e 48% de todos os acidentes graves e fatais poderiam ter sido evitados com a adoção e uso de freios com ABS.

Já na América Latina, a Bosch conduziu pesquisa própria entrevistando 750 motociclistas brasileiros e argentinos para conhecer mais de perto as expectativas dos usuários desse tipo de veículo. Os dados mostraram que 77% dos entrevistados realizam frequentemente frenagens emergenciais e que 40% dos pilotos freiam com menos força do que gostariam, por medo de travar as rodas. A escolha dos países se deu por serem os maiores mercados de motos no continente.

O que esses dados apontam, em última instância, é que não basta termos a tecnologia – devemos implantá-la o quanto antes, para tentar reverter esse quadro medonho. O que também fica patente é que não é um esforço que possa ser aplicado unilateralmente, mas sim em conjunto com os outros interessados, como o estado, através de políticas que visem a segurança do motociclista, o fabricante de veículos, adotando toda série de dispositivos para tornar seus produtos mais seguros, e por fim, nós usuários desse tipo de veículo, exigindo melhorias tecnológicas em prol da segurança. Paralelamente, nos cabe também exigir do estado um treinamento que seja atualizado com os novos produtos, para que possamos estar sempre em dia quanto aos procedimentos e usos dessas tecnologias. Seja como for, estamos nos aprimorando – mesmo que em compasso aquém do necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário