terça-feira, 24 de junho de 2008

Documentos de viagem


Veja as dicas e documentos necessários para uma viagem internacional de moto pela América do Sul.

A cada dia cresce o número de motociclistas brasileiros que se lançam na empreitada de conhecer melhor nosso continente. As reportagens publicadas por leitores que partilham suas emoções nessas viagens internacionais, incentivam àqueles mais tímidos a buscarem novas aventuras. Não são viagens do tipo “bate-volta” que a maioria está acostumada a fazer nos fins de semana – é preciso um planejamento detalhado. Uma das questões mais abordadas no planejamento é a documentação necessária para se entrar em outros países, por isso trazemos para essa matéria, a experiência que acumulamos em nossas viagens.

- Passaporte: O passaporte é o documento oficial para sair do país e entrar em outro. Alguns de nossos vizinhos não o exigem: Argentina, Uruguai, Paraguai, e Venezuela fazem parte do Mercosul, como o Brasil, e para entrar nesses países basta a carteira de identidade. O Chile também não exige o passaporte, mas é recomendável que o tenha, pois nem todos os agentes nas fronteiras têm ciência de tratados feitos entre os países. Ainda pode ser obtido o passaporte do Mercosul, que acaba sendo uma bela recordação com os carimbos de entrada e saída dos países visitados.
- Carteira de identidade: Deve ter sido expedida a menos de 10 anos e a foto deve ser com a fisionomia atual. - Visto: O visto para turismo não é necessário nos países da América do Sul, com exceção das Guianas. Informações podem ser obtidas através da polícia federal. http://www.dpf.gov.br/
- CNH: A carteira de habilitação brasileira é reconhecida pelos países membros do Mercosul, mas deve ser a atual – que possui foto. Já o Chile exige a Carteira Internacional de Habilitação, apesar de não termos tido qualquer problema usando a brasileira.
- Carteira Internacional de Habilitação: pode ser obtida através de entidades como Car Club do Brasil. O custo desse documento é R$ 86,00. Maiores informações podem ser obtidas no site: http://www.carclubsite.com.br/carclub/2008/home/index.php
- Seguro Carta Verde: é um seguro internacional exigido por Argentina, Uruguai Paraguai e Chile. Ele "cobre" eventuais danos a terceiros, quando se está fora de seu país de origem. Tem validade e varia de acordo com o número de dias que se pretende ficar em outro país, assim como seu custo. Geralmente pode ser contratado nas cidades de fronteira com as corretoras credenciadas. Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.magnaseguros.com.br/quem.htm
Outros países como Guatemala, El Salvador, Mexico, e Venezuela exigem a compra de um seguro na entrada, normalmente pago junto com os papeis de autorização de entrada da moto, na aduana da fronteira.
- Documentos do veículo: É necessário levar o documento original de porte obrigatório. Caso o veículo não lhe pertença, é necessária também uma carta com firma reconhecida em cartório do proprietário, autorizando a viagem com data e duração. Alguns países ainda podem exigir que esse documento seja traduzido e autenticado no consulado ou embaixada. O mesmo critério se aplica aos veículos alienados, devendo a financeira ou banco expedir tal documento para que possa proceder com o tramite de tradução e autenticação. Devem constar do documento os dados completos da moto como: número de chassi, motor, grupo do consórcio, nome do condutor e autorização para viagem internacional.
- Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia e Equador exigem a C. I. V., Carteira Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela. Há relatos de que mesmo na Argentina já foi solicitado este documento. É importante ressaltar que é uma carteira diferente das emitidas pelos postos de saúde. O documento tem cor amarela e é emitido em portos, aeroportos e cidades de maior porte. Ele é específico para viagens internacionais e deve ser obtido 10 dias antes da viagem. Veja: http://www.anvisa.gov.br/

Dicas práticas

- Guarde os "documentos de fronteira" em lugar seguro – como baú com chave, e certifique-se que estejam protegidos contra umidade.
- Leve cópia autenticada de todos os documentos em lugar diferente dos originais - entre eles, o número do cartão de crédito, telefones de contato em caso de emergência, e outros de seu interesse. Uma boa dica é scanear todos estes documentos e deixar arquivados em seu e-mail. Em caso de necessidade, basta ir a uma “lan house” e imprimir. Uma alternativa é armazenar esses dados em um “pen drive” e guardá-lo escondido na bagagem.
- Os documentos de uso mais comuns, como carteira de habilitação e documentos do veículo devem ser guardados em local de fácil acesso.
- Nas fronteiras passará por dois tipos de controles: o da imigração ("migraciones"), onde os seus documentos pessoais serão inspecionados, e o da aduana, onde se oficializará a entrada da sua moto naquele país e sua bagagem será inspecionada.
- Caso não esteja entendendo as solicitações dos agentes aduaneiros, procure manter a calma e peça novamente as explicações. Nestas horas, humildade e boa vontade fazem diferença.
- Depois de feita a documentação, lhe fornecerão um visto temporário (geralmente 90 dias) bem como outros documentos, como por exemplo, o que o autoriza a circular com a moto por aquele país. Guarde esses documentos com muito cuidado, pois serão exigidos quando da sua saída. A perda pode acarretar multas para quem não os apresentar.
- Certifique-se de dar saída do país que está visitando antes de adentrar outro. Em algumas fronteiras é possível passar direto, o que pode gerar uma complicação por constar ainda no país. Vencido o prazo de seu visto de entrada, pode ser considerado como imigrante ilegal, prejudicando uma nova visita.
- Na prática, pode-se fazer o câmbio nas próprias fronteiras. Antes de sair do país, informe-se das taxas cambiais para ter uma noção de valores justos de troca. Sempre tenha um pouco de reservas na moeda local assim que entrar, pois países como o Chile, por exemplo, tem pedágios pagos por motos logo após a fronteira. Fique atento ao planejamento.
- Fracione e guarde o dinheiro em espécie em diferentes lugares: no bolso, na bagagem, na moto. - Leve um pouco de dinheiro em dólares. No caso de uma emergência, essa é uma moeda de fácil troca. - Revise todos os procedimentos e tramites que terá que executar em outros países. Sempre obtenha informações oficiais das entidades envolvidas e tenha uma grande aventura!

Sites de Embaixadas ou Consulados:
- Argentina: http://www.brasil.embajada-argentina.gov.ar/
- Bolívia: http://www.consulados.com.br/consulados/bolivia.html
- Chile: http://www.consulados.com.br/consulados/chile.html
- Colômbia: http://www.embcol.org.br/area.php?id=42
- Equador: http://www.consulados.com.br/consulados/equador.html
- Guiana: http://www.consulados.com.br/consulados/guiana.html
- Guiana Francesa: http://www.ambafrance.org.br/saopaulo/portugues/sector_consular/tarifas.htm
- Paraguai: http://www.consulados.com.br/consulados/paraguai.html
- Peru: http://www.consulados.com.br/consulados/peru.html
- Suriname: http://www2.mre.gov.br/suriname/index.asp
- Venezuela: http://www.consulados.com.br/consulados/venezuela.html
- Uruguai: http://www.emburuguai.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário