sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pilotagem noturna

Pilotar uma moto à noite é delicado – veja como aumentar sua segurança.

Devido ao seu tamanho reduzido, a moto tende a desaparecer em qualquer meio em que se locomove principalmente porque a predominância é de veículos maiores que ela. Para elevar sua segurança, é necessário equilibrar essa situação tornando-se mais visível perante o meio. Se essa tarefa é difícil em condições naturais de visibilidade diurna, o que dizer quando a visibilidade fica ainda mais restringida, como durante a noite? Para piorar ainda mais a situação, a moto conta com sistema de iluminação bem menos eficiente que um carro, pois a maioria possui farol único.

Considerando os pros e contras, a opção mais acertada é se locomover durante o dia, mas temos que imaginar que em algum momento, a conveniência ou as circunstâncias nos obriguem a uma pilotagem noturna, e para tanto, reuni algumas dicas uteis que poderá usar para elevar seu nível de segurança nessa ocasião.

Cuidados com a moto

O sistema elétrico de sua moto é obviamente vital para o desempenho da pilotagem noturna. Certifique-se de que está tudo em ordem verificando se todas as luzes estão funcionando corretamente – teste também as luzes de freio dianteiro e traseiro, certificando-se que acendem quando de fato está existindo a frenagem, e não se iluminando quando o manete ou o pedal ainda estão cumprindo a parte de folga de cada comando. Não deixe de consultar seu mecânico de confiança em caso de qualquer dúvida.

Em se tratando de viagem, leve lâmpadas de reserva, bem como fusíveis pertinentes. Fique atento à sobrecarga, no caso de ter faróis auxiliares em sua moto – um aquecimento excessivo pode ser indicação de mau funcionamento de algum componente.

O facho do farol é sensível à carga levada pela moto – garupa e bagagem deslocam o centro de gravidade para trás, fazendo com que o farol ilumine bem mais alto que quando se está só. Pode parecer vantajoso, mas de fato a iluminação fica prejudicada pela diluição do foco, alem de ofuscar motoristas vindos em sentido contrário. A maioria das motos possui dispositivos para a regulagem de altura do farol – consulte o manual de sua moto ou um mecânico se não souber como proceder. A regulagem é mais fácil em algumas motos que em outras, mas de forma genérica, praticamente todas permitem promover essas mudanças de altura do facho de luz.

Certifique-se de que a moto tenha adesivos refletivos em posições estratégicas, como seus limites laterais e o extremo superior. Algumas motos são difíceis de sinalizar pela configuração de suas peças – faça o possível para que seja vista, principalmente pelas costas e laterais. Tenha em mente que uma moto vista lateralmente oferecerá pouquíssima iluminação, sendo essencial o uso de reflexivos para ser notada em um entroncamento, por exemplo.

Os cuidados do piloto

Não é só a moto que exige cuidados especiais para a pilotagem noturna. O piloto tem que ter em mente que será exigida uma atenção muito maior de sua parte. É vital que esteja bem descansado e alerta – a situação de visibilidade limitada pode ser facilmente ainda mais deteriorada quando o piloto está cansado ou com pressa para encerrar seu dia. Se estiver no fim de um longo dia de pilotagem, opte por parar e descansar apropriadamente – é muito mais sensato que se expor ao risco em uma situação onde a atenção é muito mais exigida.

Tenha em mente que a visão à frente está limitada por aquilo que o farol consegue iluminar, restringindo significativamente o campo visual, e com isso, a capacidade reacional à qualquer evento.

Lave bem o rosto e os olhos para aumentar a clareza de sua visão e salvo recomendação médica, não use produtos para os olhos, como colírios, desnecessariamente.

Nossos olhos precisam de certo tempo para se adaptar às condições de pouca luz, sendo interessante antes de pilotar, fechar os olhos por alguns minutos para promover essa adaptação mais facilmente.

Uma das situações que requer cuidado redobrado é quando do cruzamento com outros veículos em sentido contrário – a iluminação de seus faróis tende a ofuscar nossa visão, tornando muito difícil identificar o que está à frente logo depois desse cruzamento. Para minimizar esse problema, nunca foque os faróis do outro veículo – olhe para a sua pista deixando o acompanhamento do outro através da visão periférica, ou ainda, se a luz estiver lhe ofuscando muito, desvie sua visão focal para o bordo da estrada, ou a faixa lateral direita se existir, para poder manter a trajetória. Lembre-se de olhar sempre o mais à frente que conseguir – isso garante o tempo adequado para reagir a eventos inesperados. Assim que cruzar com o outro veículo e a situação permitindo, acenda o farol alto para aumentar sua área de visão.

Complementando sua segurança pessoal, opte em usar roupas e capacete claros e coloridos, facilitando a visualização. Limpe bem a viseira do capacete, e em estrada, faça essa limpeza com maior freqüência devido ao acumulo de detritos e insetos.

Considerações sobre a pilotagem

A pilotagem noturna exige muita cautela como visto até aqui. Adote sempre um posicionamento na via que melhor lhe exponha visualmente perante os outros veículos. Usar o centro da via normalmente atende essa condição. Adote velocidades pertinentes ao fluxo de outros veículos, evitando a todo custo estar em demasiada defasagem ao que está sendo praticado pela maioria.

Se notar a aproximação de outro motorista por trás, acione por algumas vezes de maneira rápida os freios, apenas o suficiente para que a lanterna traseira se ilumine, aumentando assim a chance de ser visto. Evite a utilização de setas para essa finalidade pois podem ser interpretados como sinais de mudança de direção, o que de fato são.

Em estradas, nunca pare demasiadamente perto da via de rolagem para evitar sofrer uma colisão. Se tiver que parar, escolha lugares mais iluminados e se isso não for viável, posicione-se fora da trajetória possível de outros veículos, sinalizando a sua presença. Tome especial cuidado com animais nesse período porque boa parte usa a noite para se locomover, aumentando a possibilidade de cruzarem seu caminho. Existindo essa condição, evite a mudança de trajetória, mas caso seja inevitável em função do porte do animal, opte sempre em cruzar com ele pela sua parte traseira. Existe maior probabilidade que ele continue em seu caminho do que dê a ré, minimizando assim a chance de colidir com ele.

Tenha em mente que qualquer problema que possa vir a ter durante a noite pode se agravar pela escassez de apoio e presença de outras pessoas. Considere também que alguns serviços poderão não estar disponíveis nesse período, exigindo planos alternativos. Boa noite!


2 comentários:

  1. Nenad, uma boa dica para se minimizar o ofuscamento à noite, ao cruzar por outro veículo, é fechar e abrir os olhos rapidamente, piscando-os por cerca de três vezes após passar pelo veículo. Isso faz com que a visão se adapte novamente.

    Abração, amigo.

    Victor Barandier

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica Victor! Tudo que pudermos fazer para aumentar nossa segurança é bem vindo.

    Abraço

    ResponderExcluir