quinta-feira, 19 de abril de 2012

Moto para viagem


Para cada tipo de tarefa, existe uma moto apropriada. Saiba como escolher sua nova companheira de aventuras.

Será que existe a moto ideal para viajar? Em princípio, qualquer moto pode se prestar a essa tarefa, mas algumas a executarão melhor que outras. Nessa edição, mostraremos os parâmetros que deve observar para escolher sua nova companheira de aventuras motociclísticas.

O tamanho, cilindrada, potência, modelo, marca e preço são fatores que podem influenciar na sua viagem, mas não serão tão determinantes quanto o estado de conservação da moto, que pode inviabilizar um projeto.
Dizem que a melhor "marca" de moto é a "nova", mas mesmo essas podem apresentar defeitos – se optar em comprar uma moto usada, certifique-se de seu real estado levando-a a um mecânico de confiança, que poderá avalizá-la de maneira mais completa.
Veja a seguir as dicas de nossos colaboradores para que sua escolha seja mais acertada.

Modelos à disposição.
O mercado motociclístico brasileiro nunca esteve tão aquecido quanto agora, e com isso, as opções de modelos, estilos e potências - além de preços - é cada vez maior, deixando o consumidor com a difícil tarefa de escolher qual moto melhor lhe atende. Diante de tanta diversidade, é preciso ser muito mais racional que emotivo, analisando criteriosamente que qualidades gostaria de ter em uma moto voltada para viagens. A admiração por um determinado estilo ou modelo pode inibir  uma análise mais objetiva, por isso, tente priorizar os aspectos técnicos.
Longas viagens ou curtos passeios de fim de semana? Estradas asfaltadas ou exploração de caminhos alternativos? Essas e outras perguntas certamente devem lhe orientar nas escolhas que fizer.

As escolhas
Tenha em mente que o primeiro fator limitante em sua escolha é seu próprio biotipo físico – opte por modelos que esteja fisicamente apto a dominar, levando em consideração que não será apenas a moto, mas também bagagem e possivelmente garupa, com quais terá de lidar. O preço certamente será outro fator à considerar, uma vez que o leque de opções é amplo.

Motor
Quanto maior a capacidade do motor de uma moto, em princípio, maior será seu gasto de combustível, porém, disponibiliza muito mais conforto e segurança no que diz respeito a ultrapassagens e retomadas. Portanto, é muito importante que trace um perfil de suas prioridades. Se planeja viagens a lugares distantes, talvez uma boa autonomia seja melhor do que possuir um motor mais potente. Por outro lado, motores menores serão mais exigidos durante a viagem, trabalhando perto dos seus limites de potência aumentando seu desgaste e a possível ocorrência de defeitos mecânicos. Um motor menor também irá lhe render, em teoria, menos quilômetros percorridos ao final do dia.

Estilo
Com tantos estilos e modelos à disposição, é difícil escolher qual a melhor moto – mesmo porque isso é uma utopia. A melhor moto será sempre aquela que atender suas necessidades e expectativas.
Diante da infinidade de modelos atraentes a disposição, é fácil se deixar levar por aquela máquina "insana", ou aquele modelo "fantástico", mas que no final das contas, poderá não atender a suas expectativas.
Para viagens curtas e de pouca duração modelos de motos mais ágeis como as esportivas e naked podem ser a solução, mas considere que bagagem e garupa serão prejudicadas, por conta da menor disponibilidade de espaço. Nesses modelos, salvo poucas exceções, o conforto é trocado por melhor desempenho – além de privilegiarem o uso em asfalto.
Os modelos custom possuem características mais voltadas às viagens  em boas estradas de asfalto. Devido a posição de pilotagem sentada – invés de montada – o corpo acaba castigado quando o pavimento é irregular, promovendo rápido cansaço e falta de rendimento. A ciclística dessas motos também não favorece o uso em estradas muito sinuosas devido a pouca aptidão desses modelos para as curvas. Além disso, devem-se considerar os tanques de combustível com pouca capacidade, limitando a autonomia.
A categoria de motos touring é projetada para encarar grandes viagens, com maleiros originais, ótima capacidade de carga e uma posição confortável tanto para o piloto quanto para o garupa. Contam também com boa gama de acessórios para tornar a experiência ainda mais distinta. O lado negativo é que exigem quase sempre estradas bem pavimentadas além de consumirem bastante – deve-se considerar também o preço inicial desses modelos considerados como top de linha.
Já as motos trail (ou dual-purpose) vem cada vez mais sendo usadas por grandes viajantes devido a sua versatilidade. Podendo se inserir em praticamente qualquer terreno, beneficiam-se das suspensões de curso longo, capacidade de carga e uma ampla gama de acessórios facilmente encontrados no mercado. Fique atento a uma maior vocação nesse estilo de motos porque diferentes modelos privilegiam diferentes tipos de terreno para inserção. No caso de motos mais voltadas ao off-road, observe quais os pneus que equipam o modelo, bem como tipo das rodas e para-lama. Quanto mais voltada para off-road, menor será a adaptação no asfalto, e vice-versa.

Equipamentos
Uma moto dotada de itens de segurança e conforto como freios ABS, controle de tração, ajuste da curva de potência, suspensão ativa e controle automático de velocidade seria o ideal, mas isso tudo custa muito caro. Cabe então ao viajante escolher quais itens irão auxiliar em sua condução, buscando um bom custo-benefício final, lembrando-se também que “o que não tem, não quebra”. Para ir a regiões inóspitas, passar por dentro de rios, enfrentar condições climáticas severas, deve se considerar que a simplicidade do modelo deve prevalecer.

Assistência Técnica
Marcas com uma maior rede de concessionárias devem ser consideradas devido a facilidade de mão-de-obra especializada e também de peças de reposição, mas, dependendo do roteiro, mudando-se de um país para o outro, aquela marca popular no Brasil pode simplesmente não existir em nosso(s) vizinho(s).
A relevância da marca eleita para ser seu proximo sonho de consumo não se limita apenas a viagem. Avalie o atendimento pré e pós venda, pois tratando-se de longas viagens, a revisão da sua moto deve sempre ser feita antecipadamente por uma oficina responsável.

Acessórios
Recomendamos eleger uma moto que aceite uma boa gama de acessórios, pois sempre é agradável poder adequar melhor a moto às suas necessidades. Melhorar a proteção aerodinâmica do piloto protegendo-o com carenagens, defletores, protetores de mão e afins, auxilia no conforto e na segurança. Bancos mais confortáveis, encostos lombares para piloto e garupa, alongadores de guidão, pedaleiras maiores e reposicionadas auxiliam também  no conforto, garantido sempre algumas centenas de quilômetros a mais podendo ser rodados. Malas, baús, sacos estanques, bolsas extras são de suma importância a fim de acondicionar tudo que é necessário em viagens de moto. No caso de adquirir uma moto “básica”, sem muitos acessórios, não se preocupe! Sugerimos que evolua com suas viagens identificando os acessórios que realmente são necessários para a sua rotina.

Enfim...
Acima, citamos alguns itens importantes para que possa escolher a melhor moto para você: prazerosa, segura e inesquecível. Defina suas necessidades, suas expectativas e perceba o que é importante pra você. Você deve escolher o modelo que mais lhe agrada, usando a sua experiência e pesquisando os diversos modelos, estilos e marcas disponíveis no mercado, sabendo que o importante mesmo é sair pra estrada e rodar! Grandes viagens!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário