segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Rumo ao Rally Dakar

Muitos moto-turistas estão planejando viajar para acompanhar a etapa latino-americana do mais famoso rally do mundo. A equipe Trips & Tips oferece dicas para se preparar melhor para essa aventura.

O Rally Dakar teve sua história desenhada a partir de 1977, e pela primeira vez desembarca no continente sul-americano. Terá seu início e fim na cidade argentina de Buenos Aires e percorrerá cerca de 10.000 km no total, com especiais chegando a quase 6.000 km, em 15 dias de aventura a partir de 03 de Janeiro de 2009. Para quem quiser ter mais informações sobre o evento, pode visitar a página oficial na internet, no endereço: www.dakar.com

Como muitos moto-turistas pretendem acompanhar de perto o evento, reunimos informações importantes para tornar sua viagem mais confortável e segura.

Antes de sair

Essa é uma época de férias, além de coincidir com o feriado de ano novo. As estradas estarão repletas, por isso tome cuidado redobrado. Certifique-se de obter reservas confirmadas aonde pretende se hospedar, pois tudo indica que será um evento bastante prestigiado, limitando a quantidade de vagas.

Providencie toda a documentação necessária para você e a moto, e tire cópias. Se possível, armazene digitalmente em sites que permitem colocação de documentos on-line, podendo acessá-los de qualquer computador conectado à rede. Cópias impressas devem ser levadas em lugar separado dos originais, como medida cautelar.

Faça uma completa revisão da moto, certificando-se que está em ordem para cumprir a distância pretendida. Leve em consideração que preços de produtos e serviços poderão sofrer alterações devido à demanda, por isso, programe uma reserva financeira.

Estradas

De uma maneira geral, as estradas no sul do Brasil se encontram em bom estado, enquanto que na Argentina e no Chile estão bem melhores. Aproveite às condições e curta a paisagem.

Os hábitos ao volante são um tanto quanto diferentes, e cabe ressaltar algumas características:

Conversão: Em ambientes onde é possível se fazer uma conversão à esquerda, tradicionalmente se esperaria pelo momento adequado do lado direito, enquanto na Argentina, se espera na faixa de rolagem mesmo – sendo as ultrapassagens, nesse caso, feitas pela direita. Genericamente, os motoristas por lá esperam as motos ultrapassando pela direita, o que acontece usualmente em trânsito mais vagaroso – fique alerta.

Setas: As indicações de "livre ultrapassagem" e "não ultrapasse" fornecidas pelos motoristas em estradas através das setas, também são feitas de outra forma – indicando que a ultrapassagem está livre com a seta da esquerda, enquanto a da direita piscando, significa "não ultrapasse". Por segurança, opte em realizar ultrapassagens em pista simples, somente quando tiver total visibilidade à frente.

Faróis: O lampejar dos faróis dos veículos que vem em sentido contrário quase sempre é um cumprimento, enquanto aqui é uma forma de sinalizar algum tipo de obstrução. Seja paciente e cuidadoso na pilotagem – de maneira geral, o motorista argentino é mais calmo no volante do que o motorista brasileiro.

Polícia: Sempre que visualizar uma barreira policial, seja "Caminera" (polícia rodoviária) ou "Gendermeria" (exército), diminua a velocidade drasticamente – até quase parar. Cumprimente com uma "buzinadinha" e seja gentil se for parado. A simpatia dos brasileiros provou, através de inúmeros relatos, ser muito funcional nessas circunstâncias.

Combustível

A gasolina argentina é diferente da nossa – possui octanagem mais elevada e não contém os 23% de alcóol adicionados à nossa. Quando abastecidas com gasolina argentina, nossas motocicletas costumam gastar em torno de 15 à 20% a mais do que costumam gastar no Brasil. Fique atento e faça as contas de autonomia para não ficar na mão.

Clima

O clima na Argentina é bastante semelhante ao da região Sul e Sudeste do Brasil, na mesma época do ano. Assim também o são as temperaturas, por isso planeje adequadamente o que será preciso levar. Já para aqueles que consideram uma passagem pelo Chile, tenham em mente as mudanças de altitude e temperatura. É preciso estar prevenido até quanto ao vento que nessa época deixa as estradas perigosas.

Alimentação

Para os que nunca viajaram ao exterior, cabe uma recomendação para não se entusiasmar e experimentar todas as comidas típicas. Estando de moto, opte por uma alimentação leve e energética, sem exageros. Muita comida normalmente acaba estimulando o sono. Procure pedir apenas pratos que conhece, ou pelo menos se informe do que são feitos e como são servidos, de antemão. Considere levar na bagagem remédios que possam dar conta de uma indigestão.

O serviço costuma não vir incluído na conta, como acontece por aqui. Caso tenha sido bem atendido, peça para que incluam 10% como gorjeta, ou arredonde a conta.

Câmbio

Na Argentina, mesmo em cidades grandes, não é fácil fazer o câmbio entre reais e pesos argentinos. Essa facilidade só ocorre nas cidades próximas à fronteira com o nosso país. Por outro lado, o câmbio dólar/peso argentino é simples e fácil de ser feito em qualquer cidade. Planeje obter dinheiro local suficiente em espécie – em algumas cidades pequenas e postos à beira de estradas, cartões de crédito não são aceitos.

Roteiro

São muitas as formas de chegar à principal cidade argentina que agora sediará o rally Dakar. O roteiro que recomendamos é via Uruguai:

Saindo do país pelo seu ponto mais extremo, o Chuí, entre no Uruguai em direção ao famoso balneário de Punta Del Este. Aproveite para conhecer a bela cidade e seus cassinos. Siga para Montevidéu ou Colônia Del Sacramento, para entrar na Argentina via "buquebus" (uma espécie de balsa rápida que atravessa o Rio da Prata). Verifique os preços, pois a travessia de Montevidéu é bem mais cara que a de Colônia. Preços podem ser obtidos pelo site: www.buquebus.com

Cultura

Esqueça qualquer preconceito que você tenha quanto ao povo argentino (decorrente da nossa rivalidade futebolística histórica) e vá com o "coração aberto". O povo argentino, em sua maioria, é composto de pessoas muito gentis, cordiais e extremamente amáveis conosco, motociclistas brasileiros. Eles demonstram muito interesse em nos ajudar e quase sempre nos atendem muito bem – melhor até do que em muitas cidades turísticas no Brasil. A vida agitada das grandes cidades acaba fazendo com que as pessoas sejam mais distantes e menos interessadas em conversas casuais, mas no interior da Argentina é muito difícil você estacionar a moto por alguns instantes e não responder a pelo menos algumas perguntas sobre sua viagem.

Os chilenos são também simpáticos e tem hábitos mais tranqüilos que os nossos. A malha viária é ótima e a polícia bastante séria. O transito é bem comportado e as pessoas obedientes às leis – andar com uma latinha de cerveja na mão pelas ruas de Santiago, pode custar uma multa de US$ 200, ou até a prisão do infrator. Nas estradas, fique atento aos pedágios, que são freqüentes – planeje ter recursos suficientes para seu deslocamento. Leve em consideração as diferenças de temperatura que encontrará nesse país levando roupas que permitam conforto e isolamento térmico, se planejar visitar as montanhas. As motos também sentem a diferença do ar rarefeito e podem "engasgar" em altitude elevada, principalmente se forem carburadas. Certifique-se de saber proceder nessas circunstâncias, informando-se com seu mecânico de confiança ou representante da marca da moto. Aproveite bem a viagem!


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