domingo, 17 de abril de 2011

Navegando sobre duas rodas

Funções e dicas do dia-a-dia para navegação com aparelhos de GPS
 
As primeiras viagens relatadas da humanidade tinham como orientação principal a curiosidade dos homens e sua técnica de localização pela posição dos astros no espaço. O tempo passou, e hoje, os aparelhos de GPS estão se integrando progressivamente aos veículos, estando também, cada vez mais presentes nos guidões das motos.
Ja abordamos em outra edição sobre a escolha de um bom aparelho, ou o mais apropriado para suas expectativas, lembrando que aparelhos pra motos devem ter características especiais – devem ser robustos, de preferência resistentes a água e não devem ser fisicamente muito grandes, a ponto de distrair a atenção durante a pilotagem.

Escolha de mapas
Ao comprar um aparelho de GPS novo, providencie os mapas atualizados sobre a região onde irá operar normalmente e do seu destino em viagens que realizará. Conforme a marca e modelo do seu aparelho, os mapas podem ser registados ou protegidos por senhas. Antes de compra-lo, pesquise sobre os modelos mais fáceis de atualizar, ou que aceitem mapas de outros países.
Alguns mapas, porém, podem ser bloqueados por motivos comerciais. Antes de instalar qualquer software no seu aparelho de GPS, esteja ciente das leis que acompanham o produto. Não instale mapas copiados sem autorização – lembre-se que pirataria é crime. Em outros casos, mapas podem estar disponíveis gratuitamente na internet. Geralmente os mapas são conferidos e não possuem erros, mas é prudente sempre ter em mãos um mapa tradicional. Paralelamente, é conveniente verificar mapas online para ter certeza dos principais caminhos ou destinos.

Durante a viagem
As formas de utilização do GPS durante a viagem são as mais diversas possiveis – há aqueles que determinam em casa rotas pré desenhadas e percorrem a viagem em segmentos, outros usam o aparelho apenas para conferência, deixando na interface do mapa somente a orientação cartesiana; Seguindo ao norte, a oeste, por exemplo.
Usuários com maior tendência "hi-tech" costumam interagir com o aparelho por meio de bluetooth® ouvindo músicas e recebendo comandos de voz para onde seguir – quando os recursos estiverem disponiveis no aparelho.
Quando o GPS mostrar o mapa atual no visor, pode-se alterar o zoom da imagem, mostrando até as curvas à frente do caminho, ajudando no planejamento de como interagir com o meio. Além disso, pode ser útil para determinar o tempo estimado para a viagem – ao prever um caminho sinuoso ou centros urbanos.
Alguns aparelhos e mapas oferecem a localização de postos de abastecimento, restaurantes ou mesmo hotéis. Vale lembrar que essas informações podem variar constantemente, tornando obrigatória a conferência de um ponto para reabastecimento, por exemplo.

Durante o uso de rotas ativas – função basica em todos os aparelhos – é calculada automaticamente a distância até o destino, bem como o tempo estimado para a chegada. Importante lembrar que estes cálculos são fundamentados nas configurações do aparelho, onde podem ser escolhidos caminhos mais curtos ou até "fora de estrada". Antes de confiar a navegação ao seu aparelho, faça testes por regiões conhecidas para confirmar seu bom funcionamento.
Tenha em mente que podem existir vários caminhos entre a sua localização atual e o destino programado – o GPS pode escolher caminhos alternativos e por vezes, mais arriscados. Antes de iniciar o deslocamento em um trecho, confira por onde passa a rota e, se realmente é por este caminho que deseja seguir.
Evite viajar sob as orientações do GPS exclusivamente. Por ser um aparelho eletrônico, é passível de falhas que podem complicar sua aventura. Tenha sempre mapas de papel para um caso emergencial.


Funções especiais
A escolha de um modelo de aparelho deve levar em conta que tipo de funções e recursos possue, pois podem ajudar bastante trazendo informações úteis. Veja alguns desses recursos:

  •  “Nascer e Pôr do Sol” – Este é um recurso por vezes desprezado por usuários. Permite ao viajante planejar melhor os seus pernoites e durante um percurso, orientá-lo de pronto como proceder para evitar viajar à noite. Além disso, permite programar melhor o horário de sua saída para aproveitar melhor as horas de claridade em trechos longos e cansativos.
  • Modo “Fora de Estrada” – Nos oferece orientação da direção real ao ponto de destino. As vezes, em cidades que não conhecemos e onde os mapas não são fiéis a topografia das ruas, pode nos orientar melhor do que o modo “Siga a Estrada”, possibilitando melhor rendimento. Procure colocar no seu GPS as coordenadas dos seus destinos (ou qualquer outro ponto que você julgar necessário), para poder chegar a estes apenas através do rumo, como em situações de falta de um mapa detalhado do local, ou vias inexistentes.
  • Nas incursões em locais com ausência de pontos de referência, ative o recurso “Marcar Trajeto”, o que lhe permitirá voltar pelo mesmo lugar, diminuindo-se a possibilidade de surpresas, uma vez que estará passando então por um caminho já percorrido. Este recurso marca automáticamente o exato trajeto que foi realizado na vinda, e é importante para determinar referências que podem ter impacto em sua segurança.
  •  Para sair rapidamente de uma grande cidade ou aglomerado urbano, use a função “Go to” (Ir para) procurando a próxima cidade de destino da sua viagem. Seu aparelho irá traçar uma navegação rápida até a próxima cidade mostrando- lhe a direção da saída quando não houver sinalização vertical.
Familiarização
É importante que se familiarize com um aparelho novo – as funções e como acessá-las determinam que tipo de utilidade dará ao aparelho e como fará para usá-lo no dia-a dia. Tenha em mente que é uma ferramenta poderosa – até como um ítem de segurança, garantindo-lhe tempo e tranquilidade para operar a moto. As pessoas que reclamam do seu uso, quase sempre não sabem, ou se deram ao trabalho, de explorar suas funções.

Uma boa dica é utilizar o seu aparelho de GPS no seu dia-a-dia, navegando por ambientes já conhecidos e confrontando as informações oferecidas pelo aparelho com as colhidas no local, verificando sua precisão e consistência. Além de garantir melhor destreza na operação, o uso em ambientes conhecidos lhe dará o traquejo operacional permitindo desenvoltura quando estiver em caminhos desconhecidos. Procure também fazê-lo nas mesmas condições que encontrará em viagem – manuseio com luvas, por exemplo.

A familiarização também é importante para que possa usar o aparelho em condições de pilotagem, mas é altamente recomendável que faça as operações mais complexas estando parado, e não em movimento. Tenha em mente que a operação com o aparelho requer sua total atenção, não podendo dividí-la –  especialmente com a pilotagem de uma moto, que requer exclusividade. Por mais que conheça todas as funções, deixe para manusear o GPS em condições que favoreçam sua segurança.

Se o seu modelo permitir o uso de cartões de memória, considere levar mapas reservas e dados referentes a pontos de seu interesse – locais exatos de postos de fronteira, combustível, indicação de hotéis, oficinas mecânicas, trechos perigosos, início/fim de asfalto, desvios e virtualmente qualquer dado que achar relevante para sua viagem, do ponto de vista da segurança e conforto.

Quanto mais utilizar, mais se dará conta de como esses aparelhos são úteis no planejamento e estruturação de uma viagem, ainda mais quando se tratar de longas distâncias. No final, ainda terá a possibilidade de rever trajetos e compartilhar suas experiências com outros, que também poderão se beneficiar de seus "achados" pelo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário