terça-feira, 17 de agosto de 2010

Instabilidade aerodinâmica


Saiba como o fluxo de ar a seu redor pode afetar sua estabilidade e segurança

Ao pilotarmos uma moto, a maioria das preocupações reside em ter controle da máquina e se inserir no meio em que opera de maneira eficiente e segura. Acabamos por negligenciar, ou pelo menos não notar com a devida atenção, os efeitos que o ar ao nosso redor provoca quando a moto obtem movimento e velocidade. Por isso, esse mês, abordo o tema com foco na percepção do problema bem como nas soluções de pilotagem disponíveis, para gerar melhor conforto e segurança para o motociclista.

Identificando a instabilidade
De maneira bem simplista, a instabilidade aerodinâmica é causada primariamente pelo deslocamento de diferentes camadas de ar. O ar quente tende a subir enquanto o ar frio tende a descer em relação a terra. Essa movimentação de camadas acaba criando correntes que tambem se deslocam horizontalmente. Paralelamente, existe o fluxo de outros veículos que possuem massa maior do que a da nossa moto, portanto deslocando maiores camadas de ar, afetando os arredores e frequentemente a nossa trajetória, devido a proximidade.
A instabilidade é notada pelo motociclista como "empurrões" dados pelo ar ao nosso corpo e a moto. São diferentes daquela pressão exercida para trás que é obtida pelo deslocamento à frente, que normalmente é constante em dada velocidade em ar estável. Quando há instabilidade – que pode ser classificada em leve, moderada e severa – ela geralmente pode ser identificada através de "empurrões" curtos mas enérgicos e é mais sentida quando acontece lateralmente. Nessa circunstância tambem é onde oferece maiores riscos à condução, enquanto os deslocamentos de ar que acontecem no eixo de condução da moto – pela frente ou por trás – normalmente oferecem menores riscos. Esses "empurrões" são chamados de rajadas, e não se engane, tem o poder de lhe derrubar da moto ou até junto com ela se forem severas e de longa duração. Todos somos afetados, mas o formato da moto bem como seu peso tem alguma influência quanto a forma e intensidade da ocorrência.
Genericamente, quanto mais leve a moto, mais é afetada, assim como quanto maior em tamanho, também mais será afetada. Pode parecer uma icoerência, mas basta analisar sob a ótica da massa que possui – quanto menor o objeto e quanto maior for seu peso, menor será a resistência do ar e maior será sua estabilidade devido a inércia. Quanto maior for, maior será a resistência ao ar e se tiver pouco peso será mais fácil inibir ou restringir sua inércia.

Geografia
Identificar lugares com maior probabilidade de concentrar ar instável é importante para poder se precaver e tomar as medidas necessárias para neutralizar os efeitos de rajadas de vento.
Fique atento a lugares que canalizam o vento como vales entre montes ou montanhas, lugares com pouca ou nenhuma vegetação mais alta – como árvores – ou qualquer lugar que possa concentrar e espremer camadas de ar – como entradas e saídas de túneis. Esses lugares favorecem a formação de instabilidades aerodinâmicas pois favorecem a movimentação do ar em certa direção. Outro ambiente que costuma gerar rajadas é a proximidade com qualquer tipo de acumulo de água, como rios, lagos ou mar. Nessas regiões a evaporação da água é o maior responsável por essas correntes aerodinâmicas.
Da mesma forma, é preciso tambem estar atento à temperatura, uma vez que o ar quente é mais instável que o ar frio, que geralmente é mais denso e se movimenta com maior dificuldade. Nas épocas quentes do ano é mais comum acontecerem esses fenômenos de rajadas do que em períodos frios, quando o ar é bem mais uniforme. Por fim, fique atento em estradas abertas com concentração de veículos grandes se deslocando em velocidade. Por mais aerodinâmicos que sejam, empurram o ar a sua volta provocando deslocamentos que podem afetar sua estabilidade no momento que passa ou cruza com eles.

Dicas de pilotagem
Um dos erros mais comuns durante as instabilidades aerodinâmicas é enrigecer o corpo e membros oferecendo maior resistência. Mantenha sempre os braços flexionados, independente da categoria de sua moto – a postura garante maior amplitude de ação com esses membros além de permitir mudança postural do tronco equilibrando o conjunto. Já na parte inferior, mantenha as pernas bem plantadas em torno da estrutura da moto, bem como os pés bem apoiados nas pedaleiras. A ação nos comandos deve ser sempre suave mas decidida. Busque segurar com delicadeza o guidão, usando o tronco para equilibrar o conjunto moto/piloto, sempre projetando seu peso em direção ao vento que lhe empurra. Como durante essas instabilidades as rajadas são curtas e em diferentes direções, a flexibilidade corporal se torna primordial na manutenção do equilíbrio.
Uma maneira de diminuir o efeito das rajadas é oferecer uma menor área de resistência, o que pode ser obtido "carenando" na moto – a maioria das motos permite que o piloto desloque seu quadril levemente para trás e aproxime o peito e cabeça da estrutura da moto, como fazem os pilotos de competição na motovelocidade. O aspecto negativo da postura é que se as rajadas forem de moderadas à severas, podem atingir o motociclista sem que tenha percebido a tendência por estar abrigado melhor contra o vento que incide em seu corpo. Por essa razão, é prudente não andar muito tempo em posição carenada, sentindo o comportamento que o ar tem em determinada região e instância.
Cuidado ao avaliar os lugares, pois aqueles que costumeiramente não tem problemas aerodinâmicos em dado momento podem vir a ter em outro – a regra deve ser de sempre observar e sentir como o ar atua em seu corpo.
O segredo é tentar antecipar como será a intensidade de acordo com as circunstâncias. Como exemplo vou usar uma estrada de pista simples e o deslocamento provocado por um grande caminhão em ambas as direções – no mesmo sentido que o seu e no sentido oposto. Fica fácil perceber que o deslocamento de ar promovido pelo caminhão que está na mesma direção que você será inferior – por ambos estarem compartilhando a direção de movimento – do que o do caminhão com que irá cruzar em direção oposta. Esse tem sua velocidade somada à sua e portanto receberá maior carga de pressão aerodinâmica nessa circunstância. Se for prudente e o espaço permitir, mantenha-se o mais distante possível para que o impacto aerodinâmico não seja comprometedor.
Nota-se também que a velocidade tem papel significativo no impacto que as instabilidades aerodinâmicas podem causar. Quanto maior a velocidade, maior a resistencia aerodinâmica e mais sucetíveis estamos à esse fenômeno. Fica portanto patente que em situações de rajadas, a diminuição da velocidade sempre será um fator gerador de segurança. Se notar que as rajadas são intensas e severas, é prudente encontrar abrigo o mais rápido que puder. Lembre-se que não é só do vento que devemos nos abrigar, mas de tudo que eventualmente ele pode carregar e nos ferir. Em viajens sempre olhe os arredores e veja o comportamento das árvores, plantas de maneira geral e tambem das nuvens. Uma movimentação intensa geralmente denuncia a presença de ar se deslocando em velocidade. Outra medida preventiva que pode se adotar é verificar os boletins meteorológicos para a região com qual interagirá, agora observando mais do que a simples informação sobre a chuva – a maioria deles oferece a direção e intensidade do vento, que já é suficiente para se preparar para eventualidades. Os mais completos oferecem tambem informações de previsão de rajadas e sua intensidade.
Um bom motociclista é aquele que atenta aos detalhes e sabe lidar com toda sorte de eventos de maneira apropriada. Espero que esse texto lhe ajude a perceber mais uma nuance da pilotagem motociclística.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo, me ajudou bastante a esclarecer algumas dúvidas.
    Obrigado

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  2. foi bom, não e só subir na moto e acelerar tem que ter o máximo de cuidado e se aperfeiçoar o máximo possível cada dia falo cara

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