segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Feriadão

Viajar em feriados prolongados traz todo tipo de problemas. Reunimos dicas para que possa desfrutar melhor sua viajem de descanso

Independente de seu feriado englobar uma viagem longa ou curta, uma boa preparação faz com que possa desfrutá-la com maior intensidade e menos problemas. É uma época que afeta diferentes tipos de serviços, por isso é necessário planejamento antecipado e rigoroso. Um pequeno detalhe esquecido, e o que poderia ser uma maneira de "recarregar as baterias" esgotadas pelo dia-a-dia, vira um pesadelo. Fique atento!

Preparação

Uma vez definido o lugar para onde pretende ir, faça um detalhado levantamento da infra-estrutura disponível, como hotéis ou pousadas, restaurantes, hospitais e pronto-socorros – nunca se sabe quando um desses serviços será necessário. Verifique também se existe alguma fonte de manutenção para a moto, e se estará disponível na época do feriado. Faça uma lista com telefones importantes, principalmente aqueles que poderiam ser necessários em uma emergência.

Ao traçar o roteiro para seu destino, escolha o caminho que oferecer a melhor condição de segurança. Opte por estradas bem pavimentadas, lembrando que em feriados prolongados o maior fluxo de veículos acarreta pistas com maiores imperfeições e principalmente mais sujeira.

Quando escolher onde ficar em seu destino, lembre-se de fazer reserva antecipada; é comum os lugares mais procurados esgotarem suas vagas bem antes dos feriados em si. Dê preferência àqueles que tiverem como abrigar sua moto apropriadamente. Caso isso não seja viável, planeje levar uma capa de proteção com cadeado – além de proteger contra a intempérie e sujeira, ajuda a proteger contra pequenos vandalismos.

Em épocas de chuva é importante se prevenir – verifique sua capa de chuva e acondicione-a de maneira a ficar pronta para uso. Verifique a meteorologia com antecedência para poder agir de acordo. Faça acompanhamento através de sites na internet ou boletins em rádios.

Planeje o quanto pretende gastar. Certifique-se de ter os recursos necessários, levando em consideração que a maioria dos lugares não disporá de bancos abertos e a quantidade de dinheiro que pode ser retirada em caixas eletrônicos é limitada. Verifique também a aceitação de cheques e cartões de crédito – muitos lugares aceitam apenas dinheiro em época de feriados. Separe recursos para uma eventual emergência pessoal ou com a moto. Acondicione em diferentes lugares quantidades menores, procurando sempre a melhor segurança.

Prepare a bagagem considerando seu destino e tempo que permanecerá. Leve apenas o necessário, sem exageros. Uma moto mais leve é mais fácil de ser conduzida. Dê preferência a roupas que podem ser facilmente lavadas, como as de material esportivo. No verão é prudente também levar protetor solar e repelente. Não se esqueça de sacos plásticos para envolver objetos que por ventura possam se sujar ou molhar. Tudo que se aplica a você, também deve ser aplicado à garupa, se houver.

Cuidados com a moto

A moto deve estar sempre em boas condições, mas frente a viagens, maiores cuidados têm que ser exercidos. Se possível, faça uma completa revisão – lembre-se que em feriados, a maioria de lugares que oferecem serviços estará fechada. Ao examinar a moto, dê especial atenção a partes móveis que sofrem desgaste, como corrente, por exemplo. Examine cuidadosamente também os pneus, certificando-se que estão em condições de cumprir a tarefa proposta.

Leve peças e ferramentas que sabe serem necessárias para a manutenção da sua moto. No caso de sua moto ter transmissão por corrente, leve um óleo lubrificante apropriado.

Ao fixar a bagagem, certifique-se de estar firmemente presa. Não imagine que por uma viagem ser eventualmente curta, não possa se soltar e lhe causar problemas.

Na estrada

Feriados prolongados são sinônimos de caos nas estradas. Previna-se adotando uma postura conservadora e prudente. Fique atento às leis de trânsito, pois a fiscalização normalmente é intensificada.

Com o aumento da quantidade de veículos, aumentam também as imperfeições no pavimento, além da habitual sujeira. Preste atenção a possíveis condições de pista escorregadia, em função de vazamentos de óleo e outras substâncias.

Faça paradas periódicas para não se cansar em demasia e poder manter um ótimo nível de concentração. Nas paradas, não deixe a moto e seus pertences desacompanhados - pode vir a ser alvo fácil para um gatuno oportunista.

Planeje evitar os horários de pico nas estradas – lembre-se que muita gente é sinônima de muita confusão. Se possível, evite a viagem noturna, que agrega a falta de visibilidade a todo o tramite.

Mantenha distância segura de automóveis e outras motos. Nesses períodos é comum pessoas com pouca habilidade se aventurarem nas estradas, complicando o que já é bastante complicado. Mantenha especial distância de veículos que tenham comportamento errático, destoando do meio – pode ser alguém que tenha suas capacidades debilitadas.

Diminua drasticamente a velocidade se tiver que entrar em um corredor. A proximidade com os veículos deixa pouco tempo para reagir a ações como alguém abrindo uma porta, por exemplo.

Sinalize todas as mudanças de direção com as setas e posicione-se na via de maneira a ficar sempre visível pelos outros motoristas.

É bastante comum que pessoas se estressem em um trânsito pesado e caótico – fique atento para motoristas com comportamento agressivo, mantendo boa distância. Não aceite provocações e tampouco provoque. Você está em vantagem com relação a qualquer um que encontre preso no trânsito dentro de um carro.

Cuidados no destino

Ao chegar ao seu destino procure relaxar, mas sem abandonar as regras de segurança que o trouxeram até lá. Nunca pilote sem capacete ou equipamento de segurança. Dependendo do lugar que estiver, poderá não ter as facilidades de um bom atendimento em caso de acidente.

Cuide da alimentação – exageros ou experiências com comidas típicas podem causar uma intoxicação que pode cancelar completamente seus planos.

Fique atento à concentração de pessoas – muitos oportunistas usam as aglomerações para disfarçar seus atos criminosos. Mantenha seus pertences sempre protegidos e leve apenas aquilo que realmente necessita.

Ao se preparar para o retorno, leve em consideração os mesmos problemas que enfrentou na ida. Pilote com cuidado redobrado e não tenha pressa por conta da ansiedade de chegar à sua casa – curta cada momento da viagem.

Bom feriado!

Sites relevantes:

Climatologia - www.climatempo.com.br ou www.inmet.gov.br

Informação de Rodovias: http://www.dnit.gov.br/menu/rodovias


Nenhum comentário:

Postar um comentário