segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Férias no litoral


Cuidados a considerar durante viagens de férias em regiões praianas


As férias e o verão estão chegando ao fim. Aproveitam-se todos os momentos disponíveis para uma "fugidinha" até a praia para desfrutar dos momentos finais dessa época do ano que utilizamos para recarregar nossas "baterias".

Mas viajar de moto nem sempre é "só alegria", como dito popularmente – é preciso levar em conta as particularidades da época, clima e estado de espírito das pessoas para avaliar corretamente os riscos aos quais estamos expostos. Dessa forma, aproveitamos essa edição para lembrar que segurança não deve tirar férias.

De olho nas pessoas

O clima praiano é quase sempre festivo. A maioria das pessoas se encontra descontraída e principalmente distraída. Boa parte parece tirar férias do bom senso também e se esquece dos cuidados mais elementares como olhar para os dois lados antes de atravessar uma rua. Ao trafegar por áreas com maior concentração de pessoas, mantenha uma velocidade que seja compatível com a situação. Imagine sempre não ter sido visto ou ouvido – a maioria das pessoas não vê a moto no trânsito como um objeto que pode lhe ferir, tendendo a subjulgar suas capacidades. Tomadas pelo espírito festivo, algumas pessoas exageram no consumo de álcool, e por estarem a pé, não consideram os riscos aos quais estão expostas, bem como os que podem causar com suas atitudes. Fique atento a aquelas que parecerem ter comportamento errático ou de qualquer forma exagerado – há uma boa chance de que tenha que desviar delas bruscamente. O mesmo raciocínio tambem se aplica na observação de outros veículos, devendo-se ter particular cuidado com aqueles que destoam da maioria, seja pela velocidade ou comportamento inapropriado.

Pessoas em férias na praia também são praticamente um sinônimo de crianças correndo despreocupadas. Tenha cuidado com os nossos "baixinhos" e sempre que perceber a presença de crianças nas imediações, imagine a situação de uma atravessando seu caminho correndo. Teria tempo de parar ou desviar? Se responder "não" a essa questão, adeque sua velocidade imediatamente para uma que permita essa interação sem risco para qualquer das partes.

Bermuda e chinelo?

Não são só os outros que cometem erros – nós mesmos podemos nos contaminar com a beleza e descontração do verão e cometer pecados como abdicar de algum equipamento pessoal de proteção. Mesmo com todo o calor, bermuda e chinelo na moto não são a vistimenta apropriada para um motociclista – quanto mais, andar de moto sem o capacete. Tenha em mente que uma queda nessas condições significa no mínimo uma série de escoriações, acabando com suas férias e seu divertimento. Se estiver levando alguem na garupa, tenha o cuidado de educar a esse respeito e concientizar de que o mesmo princípio se aplica também a ela, uma vez que está sujeita às mesmas leis da física que você.

Chuva e areia

Nessa época do ano, chuvas são esperadas, e como bem vimos com as tragédias recentes, o clima está cada vez mais cruel. Tenha sempre a mão uma boa roupa de chuva, mas principalmente, fique atento às mudanças repentinas no tempo. Nuvens escuras, rajadas de vento e mudanças na temperatura normalmente indicam a proximidade da chuva. Se for pego desprevinido, opte em parar e esperar um pouco por condições melhores, mas se a situação não permitir, ou for de outra forma inviável, adote uma pilotagem extra-cuidadosa e sensível, procurando parar o quanto antes. Busque lugares altos e secos para se abrigar, evitando ao máximo a proximidade com outros veículos ou a trajetória deles. Evite a todo custo trafegar quando o volume de água possa ser notado como estando em movimento. Enchurradas não são somente perigosas devido ao volume de água, mas por poderem ocultar verdadeiras crateras embaixo de si, bem como carregar objetos pesados e perigosos abaixo do nível, constituindo sério risco.

Mas a chuva não é o único problema a ser gerenciado – mesmo estando tudo seco, é preciso ter em mente que cidades ou regiões praianas possuem boa parte de suas vias tomadas por areia carregada pelos ventos diurnos, oferecendo uma superfície quase sempre escorregadia para uma moto. Fique atento a concentrações de areia ao longo da via e jamais abandone os óculos de proteção ou a viseira do capacete fechada. Areia nos olhos pode causar sérios problemas na condução, mas principalmente constitue enorme risco a sua saúde por poder até cegar um motociclista desprevinido. Lembre-se também que a pilotagem com esse tipo de pavimento deve ser cuidadosa, evitando manobras bruscas ou excessivamente inclinadas.

Meu xodó

Por fim, não se esqueça daquela que lhe proporciona esses momentos de prazer – sua moto, é claro! Em ambientes assim, precisa ser cuidada para não acumular sujeira misturada com água salgada e acentuar um processo natural de corrosão típico de lugares a beira-mar. Lave sua moto com água limpa e promova uma generosa sessão de lubrificação, dando particular atenção à corrente e cabos operacionais. Fique atento a todas as peças móveis ou de alguma forma articuladas. Periodicamente verifique se não possuem qualquer tipo de restrição em seu movimento natural, para que possa proceder com a limpeza e lubrificação antes que sua funcionalidade seja prejudicada. Divirta-se com sabedoria!


Nenhum comentário:

Postar um comentário