terça-feira, 21 de julho de 2009

É um assalto!

Boa parte dos motociclistas teve que ouvir essa famigerada frase. Saiba como se comportar e principalmente se precaver para essa situação

Infelizmente vivemos em uma sociedade com grandes desníveis sociais, causando profundas desigualdades. Não cabe se aprofundar mais nas raízes do que acontece, mas é útil saber como proceder se estiver sendo abordado em uma situação de assalto. Para efeito desse artigo, tomo como exemplo o assalto a um motociclista com o objetivo de lhe levarem a moto.

O que fazer

Primeiramente, mantenha a calma. A polícia recomenda que mantenha um tom de voz tranqüilo, evite gestos brutos e dê ciência ao bandido que não pretende reagir. Ser abordado com uma arma de fogo não é nada fácil. A única coisa na sua mente deve ser o pensamento que aquela situação não deve evoluir para uma tragédia.

Fale somente o necessário, evitando qualquer forma de confronto. Mostre que pretende seguir as ordens que lhe serão dadas. Uma atitude passiva tende a quebrar o momento inicial, aumentando a possibilidade de solução pacífica.

Cumpra as ordens sem considerar alternativas. Você está em profunda desvantagem, frente a uma pessoa que teve coragem de empunhar uma arma e que provavelmente não teria qualquer receio em usá-la.

Evite truques como deixar a chave cair para ganhar tempo. Mesmo que outros vejam o que está acontecendo, dificilmente encontrará quem lhe preste assistência. Permita que a ação seja rápida, porque menos tempo terá de enfrentar a situação e principalmente menor será o risco de ser drasticamente atacado.

Uma vez encerrada a ação, procure imediatamente por ajuda, notificando a polícia o mais brevemente possível. Quanto antes tomarem ciência do ocorrido, mais cedo poderão tomar as devidas providências. Procure fornecer o máximo de detalhes que permitam identificar o sujeito e também dê todos os detalhes da moto para que possa ser facilmente reconhecida.

Seja prevenido

Diante de uma arma, pouco ou nada pode ser feito, mas antes que isso aconteça, suas atitudes podem evitar que se torne alvo.

Pilote sempre atento. Mantenha-se o maior tempo possível em movimento – se estiver frente a uma situação que exige parada, como semáforo, planeje diminuir a velocidade de tal forma que fique o quanto menos parado no próprio semáforo. Lembre-se que um alvo móvel é mais difícil de ser abordado que um alvo parado. Restrinja o espaço físico existente em seu arredor posicionando-se preferencialmente entre os carros, evitando que alguém possa lhe abordar nessa circunstância. Não vá para as primeiras posições em frente ao semáforo – elas possibilitam que a moto seja vista, tornando fácil identificá-la como sendo dessa ou daquela categoria. O espaço ao seu redor nessa posição possibilita que alguém se aproxime de você fora de seu ângulo de visão.

Fique de olho em motos com garupa, e principalmente cheque os espelhos com regularidade para se certificar de não estar sendo seguido. Se de alguma forma perceber uma ação suspeita, não tendo sido abordado ainda, procure por lugares movimentados com poucos espaços vazios. Isso dificulta a aproximação. Mantenha uma velocidade que permita estar em controle das ultrapassagens que fará sem se colocar de maneira insegura frente ao trânsito, o que poderia ainda causar uma colisão.

Planeje com antecedência seu itinerário. Escolha a rota que permita uma pilotagem segura e rápida, com poucas paradas. Mas se a escolha lhe colocar em lugares com histórico de abordagens, considere caminhos alternativos.

Considere aonde irá parar quando em seu destino. Opte também por lugares movimentados e preferencialmente estacionamentos pagos, cobertos pelo seguro.

Ao retornar para sua moto, preste atenção à movimentação dos arredores antes de montar nela. Se observar alguém suspeito, passe direto e posicione-se de maneira a não ser identificado como proprietário da moto visada.

Planeje o que fará quando chegar a sua moto – coloque rapidamente o capacete antes de montar e empunhando a chave insira a no contato e dê a partida saindo o mais brevemente possível. Não perca tempo falando ao telefone ou ajustando o que quer que seja. Planeje à frente e não terá que perder esse tempo precioso.

Nós motociclistas somos "bichos" muito sociáveis e gostamos de andar em grupos, o que por si só já ajuda a inibir uma ação hostil. Sempre que possível, pilote sua moto com mais amigos e amigas. O grupo é mais difícil de ser gerenciado em um assalto, tendo os bandidos preferência por alvos desatentos e isolados. Quando em grupo, mantenha relativa proximidade dos outros membros, para que quem lhes veja tenha total certeza de se tratar de um grupo, e não apenas uma moto perto de outra.

Imagine a situação do assalto em reverso – pense o que faria para assaltar a si mesmo. Identifique aonde faria, e em que circunstância, observando sua vulnerabilidade. Assim poderá criar os mecanismos necessários para diminuir essa possibilidade.

Por fim, mas sem esgotar o assunto, pilote de forma eficiente. Evite se portar como se estivesse procurando algo ou apreciando a paisagem. Passa a imagem de desatenção que pode implicar em uma abordagem. Espero sinceramente que esse pequeno conjunto de regras lhe sirva para que não tenha que enfrentar essa desagradável situação.


4 comentários:

  1. Muito bom esse texto,infelizmente uma leitura necessária para todos que circulam de moto,não só nas metrópolis,mas também nas pequenas cidades,que estavam até há pouco tempo livre desse tipo de violência.
    Parabéns,Nenad, mais um bom seviço prestado à nossa comunidade motociclística.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, este é um tema de grande relevãncia e bastante atual!
    As dicas que aqui foram dadas refletem a idéia de que, com atos simples, poderemos estar nos safando de entrar nas tristes estatísticas de violência. São de muito fácil aplicação e que de grande valia.
    Fica a sugestão de que, por mais óbvia que possa parecer, não comprem peças de procedência duvidosa! A próxima vítima deste mercado podre e repugnante pode até não ser voce - mas pode ser algum ente querido seu ou um grande amigo!

    Nenad!
    Como sempre, grande serviço prestado ao motociclismo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo incentivo!
    Como disseram, é uma realidade que precisamos enfrentar.
    Ed, foi bem lembrada a colocação da compra de peças sem procedencia. Acabei deixando de fora a recomendação, pois tratei diretamente do problema da abordagem nesse texto. No entanto, já havia publicado essa recomendação no texto "Ações responsáveis e irresponsáveis". Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Caro Nenad e leitores !!
    Estou chegando no meio motociclistico e também conhecendo um pouco das vulnerabilidades resolvi deixar um post aqui.
    Trabalho com os famosos rastreadores e agora teremos uma ultima novidade !! È rastreadores sem nenhuma instalação ou cortes de fios, é uma novidade e também um alívio para aqueles que ficavam preocupados com um possível bloqueio, claro estaria colocando sua vida em risco.

    Lamçamos semana passada para venda ao consumidor e logo mais estaremos anunciando na TV Bandeirantes, pois nossa empresa é do Grupo Bandeirantes de Televisão e com certeza este produto vai revolucionar o mercado.

    Ele é um equipamento menor até que um Nextel da linha i560/570 super pequeno compacto e aprova dágua.

    Para maiores informações, podem me ligar no Nextel 82*4981 ou
    (11) 7866-1027 - procurar po César
    ou
    msn .: cesare_filho@hotmail.com

    Um abraço a todos e sucesso !!!

    ResponderExcluir