sábado, 22 de novembro de 2008

Equipamentos de segurança


O avanço tecnológico visto na construção de novas motos gradativamente é acompanhado pela indústria de equipamentos de segurança para o motociclista. Conheça as principais características desses equipamentos.

Quando comecei a andar de moto há muitos anos, equipamento de segurança se resumia ao capacete. Mesmo sendo a única peça destinada a proteger minha existência, freqüentemente era desprezada na prateleira de um armário.
Disse única, porque as roupas, luvas e botas não eram desenhadas especificamente para a atividade motociclística. Não havia uma consciência – pela falta de maturidade – de nossa fragilidade como seres, frente à violência de um impacto.
Com o avanço tecnológico, motos maiores, mais potentes e velozes inundam os mercados, bem como nossas fantasias – tornam-se objetos de desejo e a cada dia ficam mais acessíveis. Fica patente que esse aumento no desempenho deve vir também acompanhado de maior segurança para o indivíduo, fazendo evoluir paralelamente a indústria dos equipamentos de segurança e vestuário.
Através do esporte – campo de provas de toda tecnologia – pilotos profissionais oferecem inestimáveis subsídios, indicando quais as áreas mais sensíveis e que requerem atenção dos fabricantes. Veja a seguir as principais características desses equipamentos, para que possa escolher melhor como se proteger na eventualidade de um acidente.

Materiais
Tradicionalmente, o couro é o principal material para a confecção de vestimentas motociclísticas, mas novos materiais estão chegando e se estabelecendo. É o caso da cordura®, material sintético a base de poliamida com alta resistência à tração e abrasão. Nos últimos anos, o mais bem sucedido material da história do vestuário, o jeans, também vem sendo usado seguindo os mesmos critérios técnicos de fabricação. Proteções extras são colocadas em áreas mais suscetíveis a danos, onde materiais mais rígidos são utilizados – normalmente termoplásticos e compostos fibrosos como fibra de carbono e kevlar.

Calçados
O calçado de uso motociclístico normalmente é de cano alto, acima do tornozelo, justamente para protegê-lo. Seguindo o mesmo raciocínio, a parte posterior e anterior do pé, recebem reforços de material na área do calcanhar e dedos. O solado geralmente é de material aderente e maleável, com salto baixo. Alguns, mais complexos, oferecem até proteção para a parte frontal da perna. Como o motociclismo é praticado em várias modalidades, esse equipamento também é desenhado com características específicas para cada uma. Informe-se de qual é o mais apropriado para o tipo de moto e ambiente em que pilota.

Calças
Seu desenho privilegia uma forma justa e confortável. A boca deve ser estreita para não enroscar em peças da moto com o movimento de subir e descer dos pés das pedaleiras. Para essa finalidade, normalmente possuem zíperes ou velcros próximos às extremidades. Os bolsos são posicionados de maneira que possam ser acessados estando-se na posição sentada. As regiões que recebem proteções extras são: a frente das pernas, joelhos e quadril. Os modelos são os mais variados – fique atento à qualidade na manufatura para escolher a que melhor reflete sua necessidade e estilo, nessa ordem.

Jaquetas
Nas jaquetas, os punhos têm alguma forma de regulagem estreitando seu diâmetro, para evitar que o vento entre ou que suba pelo braço no momento de uma queda. Essa regulagem também é comumente feita através de velcro ou zíper. A gola é geralmente fina e possui alguma forma de fechamento, seja por botões de pressão ou velcro, evitando que fique “batendo” com o fluxo aerodinâmico. Como nas calças, algumas áreas recebem proteção extra: são os antebraços, cotovelos, ombros e costas. Em modalidades como o “off-road”, peças montadas como uma verdadeira armadura, também protegem as costelas. As proteções de coluna, que até há pouco tempo eram vistas somente como peças à parte, avulsas, cada vez mais se vêem incorporadas nos casacos. Muitos são os modelos disponíveis; para verão, inverno, a prova d água, e até mesmo alguns que combinam funções através de sobreposição de camadas. Atualmente, existe também uma grande preocupação dos fabricantes com a crescente demanda de roupas com corte feminino.

Luvas
Luvas de uso motociclístico, a exemplo dos outros itens de segurança, têm características especificas. A palma da mão recebe reforços de material nas regiões onde existe maior possibilidade de contato em uma queda. Os dedos também são protegidos, principalmente nas juntas. Sua forma privilegia a posição em que as mãos se encontram quando em condição operacional, ou seja, segurando as manoplas do guidão. Mais uma vez, a modalidade rege o tipo de construção, podendo ser encontradas em uma gama muito vasta de modelos. Via de regra, os modelos com cano alto oferecem maior proteção por se sobreporem às mangas do casaco, garantindo proteção extra para os punhos.

Capacete
O item de segurança mais importante do conjunto motociclístico também possui características que devem ser observadas na hora da escolha. Assim como roupas, capacetes têm fôrmas diferentes, por isso é necessário que se experimente diferentes marcas e modelos. O que se busca é uma boa adaptação a caixa craniana, fazendo-se a fixação na circunferência em volta da testa. A pressão deve ser suficiente para não permitir uma movimentação do capacete na cabeça, nem no plano horizontal nem no vertical.
Os capacetes fechados oferecem melhor proteção para os ossos da face que os abertos, por isso devem ser a escolha primária de todos os motociclistas. O sistema de afivelamento pode ser de cinta transpassada ou de engate – escolha aquele que melhor atender suas necessidades.
Como os preços variam diretamente com a quantidade de tecnologia embarcada no produto, opte por aquele que atender seus requisitos de segurança. Uma coisa importante de se ter em mente é que capacetes têm vida útil, e não devem ser utilizados fora do seu prazo de validade. Consulte as etiquetas normalmente fixadas no forro do capacete para se certificar.

Vestimenta interna
O conforto é essencial para uma pilotagem segura. Não é possível imaginar obtenção de qualquer forma de desempenho, estando preocupado com o incômodo de uma peça de roupa. Opte por materiais leves, preferencialmente de uso esportivo, que permitem que a pele respire sem reter o suor. A indústria do vestuário também avança nesse sentido, colocando a disposição inúmeras opções.

Ponderação
Por melhor que esteja equipado, é preciso ainda ter uma atitude mental coerente. De nada adianta o melhor equipamento de proteção do mundo, se aquele que o utiliza, não o faz com ponderação. Para aumentar sua segurança, pilote sempre equipado, mas não permita que a sensação de proteção ofusque seu julgamento do que é sensato. Um bom piloto sempre mantém suas opções abertas.

2 comentários:

  1. Eu estava estranhando o fato de que o blog tem milhares de visitas e poucos comentários ! Mas a conclusão é facil ! Ta tão bem escrito e pensado que só cabe elogiar !!! Parabéns !!! Em tempo : Nem eu que sou um palpiteiro profissional, gosto de mandar sempre uma opiniãozinha, consigo acrescentar mais nada, pq ta perfeito ! Aliás todas as matérias estão perfeitas !

    ResponderExcluir
  2. Opiniões, críticas e palpites são sempre bem vindos porque ajudam a lapidar o pensamento. Nem sempre é possível estar em sintonia com a mente de outros, por isso me esforço para externar sempre o que considero correto e coerente.
    Obrigado pelo apoio Wado!

    ResponderExcluir