segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prevenir é melhor que remediar


Dicas de comportamento quando algum acidente interrompe sua viagem e como se prevenir contra essa situação

Na última edição abordamos o aspecto dos primeiros socorros que podem ser prestados a alguem que esteja viajando conosco ou quando nos deparamos com tal cena, envolvendo terceiros. Ao lado de um médico especialista, foi possível ter uma boa idéia do que fazer – e não fazer – nessa circunstância.
Mas e quando é com você? Veja tudo que está a seu alcance para evitar, ou em última instância atenuar, um incidente qualquer.
Como nossa proposta envolve longas viagens, usaremos como exemplo uma viagem internacional para ilustrar os aspectos relevantes, e traçar o melhor curso de ação em caso de acidente. Mas antes, veja como o planejamento pode fazer uma grande diferença.

Planejamento
Em longas viagens, principalmente àquelas que envolvem outros países, é importante levar em consideração os preparativos necessários à uma emergência – afinal de contas, todos erramos e ainda por estar a mercê das ações de outros, existe uma possibilidade real de que tenhamos que por em prática o que foi estruturado.
Faça um cartão de identificação contendo seu nome, tipo sanguineo, possíveis alergias ou restições a medicamentos e telefones de pessoas à contatar em caso de acidente. Anote também os dados de seu plano de saúde e como contatá-lo.  Em viagens internacionais seria conveniente que as informações estivessem também em Inglês, para evitar algum mal-entendido. Procure uma maneira de portá-lo durante a viagem de forma que fique acessível e de fácil visualização caso tenha que ser atendido por outra pessoa – em um cordão em volta do pescoço é bastante funcional.
Traçe rotas que envolvam cidades grandes, ou pelo menos que tenham bons recursos médicos. Em caso de eventualidade, estará mais perto de socorro apropriado.
Para outros países, faça levantamento prévio de possíveis instalações médicas, seus telefones e endereços, bem como de consulados ou embaixadas brasileiras. Lembre-se que podem ajudar em tramites específicos, como remoção.
Caso não tenha, providencie um seguro viagem junto ao seu corretor de seguros. Alguns cartões de crédito tambem oferecem serviços similares.
Tenha em mente que tudo que puder ter em mãos como forma de apoio em caso de necessidade, será válido. Anote os principais telefones emergenciais como resgate, polícia e hospitais regionais em seu celular, ou se tiver, no GPS. Minutos preciosos podem ser economizados com tais planejamentos prévios.
Monte um kit de primeiros socorros com material que tenha certeza ser capaz de utilizar. Se não possuir qualquer tipo de experiência no assunto, seria interessante que procurasse auxílio de médicos ou farmaceuticos que possam lhe ajudar a entender o manuseamento de itens básicos. É vital que tenha gase, esparadrapo, anti-séptico, bem como medicamentos preventivos para dor de cabeça, fígado e dores musculares. Cada pessoa deve avaliar de acordo com as próprias necessidades o que é mais relevante portar em longas viagens.

Pilotando
É de suma importância adotar uma pilotagem extra conservadora quando se ausentar por longos períodos e distâncias de seu domicílio. Pilote sempre descansado, sem pressa e alerta para todos os eventos que lhe cercam. Não menospreze qualquer situação, analisando-a cautelosamente, tendo em vista o tipo de impacto que podem ter em seu bem-estar.
Se estiver viajando em grupo, certifique-se de que todos os membros compartilham de mesmas preocupações, evitando ao máximo expor-se ao risco por conta de colegas mais aventureiros. A falta de consciência dessa realidade pode literalmente custar a vida de uma pessoa.
Lembre-se que a melhor maneira de sair ileso de uma situação crítica é não fazendo parte dela em primeira instância.

Pós-acidente
Mesmo com todos os cuidados preventivos, situações acontecem. Faça o impossível para manter a consciência em uma emergencia real. Obviamente isso depende das circunstâncias, mas observando os cuidados descritos acima, terá boa chance de estar consciente após uma queda ou pequena colisão.
Tendo caído, avalie inicialmente sua posição em relação ao meio – se estiver ainda em risco, procure se abrigar imediatamente, sempre longe do tráfego de outros veículos ou suas trajetórias. Uma situação simples pode se agravar muito por ação de terceiros.
Assim que for viável e a situação permitir, avalie a extensão de seus danos. Procure inicialmente sentir todos os pontos sensíveis, começando pelos pés e suas articulações. Examine os joelhos, cotovelos, ombros, punhos e dedos. Procure por sinais de escoriações ou possíveis fraturas. Em caso de sangramento, use gase ou pano limpo para comprimir a ferida. Jamais faça qualquer tipo de torniquete.
Se não sabe o que fazer, não faça – espere socorro especializado. Os mesmos procedimentos devem ser utilizados com relação a uma eventual garupa, entendendo que primeiro tem que se auto-avaliar para depois proceder com o socorro a quem estava lhe acompanhando.
Se no local tiver pessoas, evite a ajuda de estranhos, a não ser que identifique alguem que julgue ser experiente para tratar do assunto. O mesmo se aplica com relação a ajuda com o equipamento. Se estranhos forem manusear, seria importante que o fizessem sob sua orientação – indicando o que fazer, onde segurar, etc.
Seja qual for a situação, mantenha sempre a calma. Lembre-se de que já aconteceu e, nesse instante, é importante não agravar o que já está ruim. Se seu estado e do equipamento permitir a continuação da viagem, evite fazê-lo de imediato. Espere acalmar-se por completo, descansando bastante e perimtindo que a respiração volte ao normal. Evite os pensamentos que julgam o mérito da situação acontecida – agora é importante dar total atenção ao bem estar.
Se estiver em outro país, lembre-se de que cada qual tem suas regras e procedimentos que devem ser observados nesses casos. É prudente colher o máximo possível de dados, como fotos, depoimentos de pessoas e etc. Certifique-se de quais ações burocráticas devem ser tomadas em tais situações.
Por fim, avalie com exatidão os danos sofridos pela moto e julgue apropriadamente se a continuação da viagem é viável, ou se um retorno terá de ser providenciado. Assim que for possível, avise seus entes queridos para evitar preocupá-los desnecessáriamente. Seja franco, mas evite os detalhes que podem ser mal interpretados e causar uma comoção indevida.
Esperamos mesmo que não tenha de passar por nada disso, mas como o próprio título da matéria sugere – prevenir é, sem dúvida, melhor que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário