terça-feira, 19 de julho de 2011

Condições adversas em longas viagens


Fique atento aos diferentes aspectos que podem se apresentar ao longo de uma longa viagem de moto

Considere que uma viagem longa de moto pode significar tanto uma viagem de alguns dias como outra de vários meses. É uma questão de percepção, mas independente da duração, essas viagens acabam tendo vários fatores em comum, que podem ser analisados a partir da experiência vivida por motociclistas em diversas delas.
Em longas viagens motociclísicas, inumeros fatores podem se apresentar diminuindo sua segurança, tornando-o mais vulnerável. É crucial que um bom piloto esteja atento a detalhes, sempre observando tudo que lhe cerca, analisando coerentemente as situações e antevendo possíveis complicações. Veja a seguir algumas comumente relatadas por viajantes em todo o mundo.

Condições adversas nas vias
É bastante provável que não conheça boa parte, ou mesmo todo o itinerário, de sua viagem. Isso faz com que tenha de proceder a análise do pavimento, das condições de tráfego e tudo mais, no momento em que estiver enfrentando as situações. Isso demanda um estado de alerta total, para que seu desempenho esteja à altura das necessidades.
O planejamento estratégico se torna uma ferramenta indispensável – levantar todos os dados por onde passará é uma medida extremamente salutar, porque permite que saiba de ante-mão o que poderá estar lhe esperando em determinado lugar. Note que se trata de previsões, uma vez que é impossível antever todo tipo de ações que possam modificar o plano inicial. Ainda assim, o planejamento lhe ajuda a compor uma idéia de como deverá proceder.
Estradas longas e de bom pavimento tendem a se tornar monótonas, induzindo ao cansaço e sono. Combata isso focando sua atenção nos detalhes de construção da estrada, a aderência do pavimento, sinalização, comportamento de outros usuários e etc. Faça paradas regulares para se alongar, movimentar e se hidratar. O corpo perde muito liquido que deve ser reposto periodicamente. Esteja preparado para bruscas mudanças no estado da estrada – em muitos lugares, como próximo a divisas estaduais, existe categorica mudança na qualidade do pavimento. Não se deixe iludir com o aparente bom estado em um trecho, pois ele pode mudar sem qualquer aviso.
Caso a estrada enfrentada não esteja em boas condições, evite que sua atenção esteja muito próxima de onde está passando – ver um buraco à uma distância de 5 metros não é o mesmo que tê-lo visto à 20 metros. Quanto mais longe estiver olhando, mais tempo terá para decidir como lidar com o obstáculo que encontrar.
Adote um ritmo que lhe permita conforto, mas principalmente, que lhe dê segurança nas suas ações. Ele deve ser compatível com suas habilidades. A experimentação fora da sua zona de conforto deve ser deixada para quando estiver em lugar que permita alguma extrapolação – enquanto em uma viagem, pode significar o abandono de um sonho longamente desejado. O segredo é fazer só o que se sabe, sem se expor a qualquer tipo de risco propositadamente – já bastam os riscos inerentes à própria viagem.
Preste bastante atenção a movimentação de outros veículos – maior incidência de veículos pesados, como ônibus e caminhões, quase sempre acarreta piso mais ondulado e liquidos derramados. Já lugares onde predominam veículos leves, deve se ter muita atenção às médias horárias e previsão de abusos que eventualmente possam ocorrer com as velocidades exercidas por alguns.

Condições adversas de luz
O nascer e pôr do Sol são sempre espetáculos fascinantes, mas que aumentam muito as dificuldades de quem está na estrada. Devido ao ângulo formado com a linha de visão, podem trazer ofuscamento da visão em diversas ocasiões. Se não for de suma importância, opte em descansar um pouco, até que a visibilidade não esteja tão afetada. Caso contrário, se é necessário por qualquer razão pilotar nessas condições, mantenha velocidades compatíveis com sua capacidade reacional e aumente ainda mais sua atenção. Boa parte dos acidentes em estrada ocorre exatamente nesses horários onde a visibilidade é prejudicada pela iluminação. Tenha também em mente que no momento que tiver o Sol atrás de si, não representará ofuscamento para você, mas certamente ofuscará a visão de quem vem em sentido contrário – portanto, a atenção maior deve ser com o comportamento que esses veículos terão em relação a você. Para se precaver, adote posicionamento que permita ser visto pelas outras pessoas e sempre use equipamento de proteção adequado. O uso de reflexivos é muito útil para torná-lo visível perante os outros usuários da via.

Adversidades do veículo
Todos que estão prestes a executar uma aventura motociclística preparam sua moto com extremo zêlo, tentando antecipar todo tipo de problemas que poderão enfrentar pelo caminho. Definitivamente é o modelo correto à seguir, mas poucos se lembram que em longas viagens existe uma série de desgastes que modificam o comportamento da moto, podendo até levar a algum tipo de incidente. Fique particularmente atento às mudanças de pavimento – sair de uma estrada de terra ou lama para uma de asfalto significa que os pneus estarão sujos do terreno anterior, precisando de tempo para obter o melhor rendimento no novo trecho. No sentido inverso, o risco maior é estar adaptado a um ritmo muito mais veloz no asfalto e ser induzido a essa velocidade por constância. O novo pavimento exige radical mudança na velocidade e ritmo – fique atento à essa armadilha.
Com o passar dos quilômetros, os freios também apresentarão mudança comportamental devido ao desgaste natural de suas peças. Estando atento ao comportamento dos freios a cada etapa do trajeto, evitará ser surpreendido por um funcionamento deficitário desse sistema.
A transmissão também deve ser observada com cuidado que merece. Uma corrente suja, empoerada ou sem a devida lubrificação pode ocasionar sérios eventos que podem ir de simples quebra à acidentes fatais. Inspecione periodicamente durante a viagem o sistema de transmissão, mesmo que ele seja cardã ou correia dentada. Deixar de conseguir transmitir a energia do motor para a roda pode significar o fim de sua viagem. Uma moto que não esteja respondendo como deveria, deve ser imediatamente inspecionada – caso o reparo não seja possível ou viável de imediato, o piloto deve proceder com extrema cautela até que possa sanar o problema.

Condições adversas do condutor
Uma longa viagem de moto pode trazer muitos aspectos negativos para o condutor – acostumar se a uma rotina é o menor deles, enquanto a ansiedade para completar um objetivo, pode facilmente ser desastrosa.
Afastar-se de seu cotidiano pode ser, à princípio, uma boa idéia para recarregar a bateria biológica e emocional, mas como nada é perfeito, também traz sua carga de problemas, que um bom piloto deve saber enfrentar.
O cansaço em viagem é um fator que quase sempre está presente em eventos catastróficos – nunca permita que haja a diminuição de suas capacidades operacionais por querer cumprir uma data ou horário. Cansaço não tem hora, e quando acontece, deve ser respeitado, pois pode acarretar um problema bem maior que um simples atraso. Fique atento às suas habilidades, e assim que identificar uma diminuição, pare para se recompor – o tempo que for necessário, não importando onde esteja.
A tensão causada pelas condições da viagem em determinado ponto, também oferece riscos à sua segurança, pois turva sua capacidade de raciocínio claro, expondo-o a decisões potencialmente perigosas. Ao se sentir incomodado em algum trecho de maneira a lhe deixar tenso, estressado, antecipe sua parada e procure relaxar. Alimente-se adequadamente e principalmente dê muita atenção a hidratação. Evite ao máximo experimentações com comidas exóticas ou muito condimentadas – o que menos precisa é uma indisposição alimentar. Somente prossiga quando conseguir novamente focar sua atenção no que está por vir logo em seguida.
Jamais utilize medicamentos, drogas ou álcool enquanto pilotar uma moto. Apesar de óbvio, a diminuição de suas capacidades, raramente é perdoada por uma moto – ela exige que seu condutor esteja sempre totalmente apto para exercer todas as funções necessárias à pilotagem, e quando não está, cobra caro o desrespeito. Esteja preparado!

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