sexta-feira, 22 de maio de 2009

Navegação por GPS

Conheça o funcionamento e as principais vantagens e desvantagens na utilização desse equipamento

Será que finalmente conseguimos nos livrar daqueles grandes mapas voando ao vento na beira da rodovia? Ainda não - mas estamos caminhando para isso. Felizes os motociclistas que já podem contar com esse maravilhoso equipamento chamado GPS (do inglês Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global), inicialmente utilizado exclusivamente pelas forças armadas dos EUA e depois liberado para uso civil. Nos carros ele já é bastante conhecido, mas para uso nas motos ainda é novidade, rendendo bastante assunto e explicações para os mais curiosos. Os modelos são os mais variados, sendo os mais robustos a escolha natural para o motociclista, pois são resistentes ao sol, chuva e pequenos impactos. Com o avanço tecnológico, a cada dia novos recursos são incorporados ao GPS, e os mais sofisticados, por exemplo, possuem a comunicação "Bluetooth" (sem fios) entre ele, o auricular/microfone no capacete e o celular, permitindo que se ouça música em formato MP3, as indicações de direção do GPS, receber e fazer chamadas telefônicas em sua tela, e ainda com a participação da garupa na conversa, se desejado – algo inimaginável há poucos anos!

Funcionamento

O aparelho de GPS é um mapa eletrônico que combina "software" e "hardware". Seu funcionamento básico consiste na localização e comunicação com satélites que triangulam o sinal, posicionando-o geograficamente em latitude e longitude, em contraste com o mapa carregado. A leitura é obtida em trechos urbanos ou rurais, independente de energia elétrica ou sinal de celular. A alimentação do aparelho pode ser feita por pilhas alcalinas recarregáveis, baterias ou mesmo adaptadores que permitem usar a alimentação do sistema elétrico da sua moto. O aspecto mais importante de seu funcionamento é o mapa carregado no aparelho, que pode conter desde informações simples, como a informação básica das rodovias, até dados mais elaborados como hotéis, restaurantes, postos de combustível, nomes de ruas, etc. Atualmente, os mapas são cada vez mais completos e oferecem muita diversidade de dados.

Recursos

Os recursos disponíveis variam com a marca, tipo, e preço do aparelho, sendo os mais sofisticados ricos em possibilidades, como mencionado acima.

Um dos aspectos mais importantes é a interface que permite conexão com um computador, possibilitando a prévia programação de uma rota, com detalhes a respeito de pontos para abastecimento ou hospedagem, por exemplo. É possível também marcar os pontos e locais a serem visitados em sua viagem deixando que o próprio aparelho escolha o melhor caminho a ser percorrido – seguindo parâmetros pré-definidos. Durante o percurso, permite uma coleta de dados sobre a viagem que podem auxiliar na administração, como velocidades médias de deslocamento, distâncias percorridas, distância ao próximo ponto de mudança de rumo/estrada, altitude, horário do pôr do sol, etc., disponibilizados em tempo real. Se desejar, pode ainda marcar um determinado ponto ou atração por qual esteja passando, para futuras referências. Dependendo de onde se encontra – cidade ou estrada – diferentes níveis de zoom da tela oferecem a possibilidade de antecipar como o trajeto a sua frente irá se comportar, gerando segurança nas decisões tomadas.

Praticidade

O GPS é sem dúvida uma tecnologia que veio para ficar, incorporando-se cada dia mais ao cotidiano informatizado que vivemos atualmente. Sua praticidade é incontestável – poder visualizar em uma tela a distância até seu destino, quanto tempo de viagem resta e ainda ouvir as indicações de como chegar lá é demais! Localizar-se em uma cidade desconhecida, achar produtos e serviços ao toque de alguns botões, não é apenas um luxo, mas medida de segurança, evitando perder-se em lugares perigosos. Na pior das hipóteses, possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro – itens tão valorizados atualmente. Para valorizar o produto, basta se imaginar chegando a uma cidade estranha, cansado, sujo e com fome – tendo ainda que procurar resolver essas necessidades básicas. Quanto mais cedo resolver esses problemas, mais tempo terá para descansar ou explorar o lugar. Simples assim.

Desvantagens e inconvenientes

Nem tudo são flores, como dizem. Os mapas, dependendo do fabricante, podem ser incompletos ou ainda terem informações equivocadas a respeito da localização de produtos e serviços, causando uma perda de tempo que se tentou economizar. O programa que seleciona a rota por vezes pode apresentar uma solução de caminho pouco ortodoxa, exigindo atenção. Do ponto de vista da segurança, o excesso de informação pode causar desvio de atenção da pilotagem com conseqüências imprevisíveis, por isso, salvo as informações recebidas quanto à rota seguida, todas as outras atividades com o GPS prudentemente devem ser realizadas estando parado. Por ser um aparelho eletrônico, está sujeito a quebras, falta de energia e perda de sinal do satélite, portanto exigindo sempre uma forma de apoio, para não depender exclusivamente de suas funções. Como é um dispositivo vistoso, com uma tela exibindo imagem, chama a atenção – expondo o usuário a algum risco pessoal. Uma vez acostumado ao aparelho, existe ainda a possibilidade de se esquecê-lo na moto, possibilitando o furto.

Bom e velho mapa

Chega-se a conclusão de que o GPS é uma excelente ferramenta para o viajante motociclístico, podendo ser considerada imprescindível – mas não se deve depender exclusivamente de suas funções. Em qualquer viagem, deve-se levar o tradicional mapa de papel, prestar atenção na sinalização existente e obter o máximo de informações a cerca da rota por outros meios – como consultar quem já percorreu o mesmo caminho.

Se pretender adquirir um aparelho, considere sua funcionalidade, robustez e "software" existente, na escolha da marca e modelo. Boa navegação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário