terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cuidados odontológicos

Uma viagem motociclística pode ser comprometida pela saúde bucal. Veja como se precaver

Dando sequência à série sobre saúde do motociclista, aproveitamo-nos da experiência profissional de um de nossos consultores para tratar de um assunto que na maioria das viagens não é considerado – a saúde bucal.

Dr. Ramon Ribeiro, nosso dentista/motociclista de plantão, aponta como encaixar em seu planejamento, simples cuidados para que esses problemas não interrompam ou mesmo impossibilitem a realização de um sonho que muitas vezes só toma forma após anos de planejamento.

De uma maneira geral, cuidar da saúde é sempre importante, mas no nosso caso é mais evidente a necessidade devido a exigência física e mental que nossa amada atividade exige. Dentre os cuidados, a saúde bucal talvez seja a mais fácil de precaver e por quase sempre ser lembrada apenas na hora da dor, tenha essa tendência a ser negligenciada. Independente da distância a ser percorrida, a visita prévia ao seu dentista pode lhe economizar uma série de transtornos, como ter que ser tratado por profissionais que desconhece e não tem como avaliar a competência ou ainda custos que de outra forma já estão comprometidos com a viagem em si – sem contar os problemas com a dor ou inchaço e desconforto no uso do capacete.

Na sua visita ao seu dentista, peça que solicite uma radiografia panorâmica, para que ele possa visualizar toda sua arcada dentária e as condições de todos seus dentes, inclusive com visualização de outras regiões da face – como seios maxilares – podendo diagnosticar pequenas sinusites que devem ser tratadas pelo otorrinolaringologista. Se diagnosticadas, essas poderão lhe trazer dor nas altas altitudes, no caso de viagens para as regiões montanhosas, como os Andes. A mesma radiografia permite a análise das condições de cada dente, verificando como estão as restaurações ou mesmo as próteses fixas e móveis que os dentes suportam. No caso de alguma dúvida em relação a um determinado dente, o profissional poderá, em seu consultório mesmo, realizar mais uma radiografia chamada periapical, para uma averiguação mais detalhada da região e dar início ao tratamento se for necessário.

Caso haja suspeita da necessidade de um tratamento endodôntico (tratamento de canal), faça-o, pois o dente poderá lhe trazer serios incômodos durante a viagem – principalmente devido a mudança na rotina diária e o stress físico e emocional da própria viagem, que podem desencadear dor aguda.

Se possuir peças móveis como dentaduras ou pontes removíveis, solicite que seu dentista as examine, pois poderão sofrer quebra durante a viagem – se tiverem mais de quatro anos de uso, considere substituí-las por novas.

Viajantes com faixa etária entre 18 e 24 anos devem ficar atentos ao surgimento dos terceiros molares (dentes do siso), que normalmente erupcionam nesta faixa etária. Muitas vezes são precedidos de dor aguda e inchaços na face, podendo também afetar faixas etárias mais altas. Este quadro de inchaço na face é talvez um dos mais preocupantes da odontologia quanto ao seu prognóstico, principalmente na região da mandíbula, pois se não tratado adequadamente, pode evoluir para um edema da região da glote, causando a necessidade de internação hospitalar, ou até mesmo uma traqueotomia (abertura na região do pescoço para colocação de um tubo para que o paciente respire). Infelizmente, esse quadro não é tão raro nos dias de hoje devido às infecções com bactérias de alta resistência a antibióticos. Seu dentista poderá orientá-lo se possuir um dente nessa fase de erupção ou em um processo inflamatório. Caso haja necessidade de extração do mesmo, procure fazê-lo com bastante antecedência à sua viagem, dando tempo para que a recuperação possa se dar por completo.

Tendo-se consultado com o profissional de sua escolha, peça para que lhe oriente também que analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos deve incluir em sua bagagem, junto com a receita odontológica, para uma emergência – através de seu histórico médico, ele estará em melhor posição para indicar que providências deverão ser tomadas e quais deverão ser evitadas em uma eventualidade. Certifique-se de ter os contatos de seu dentista caso seja necessária sua opinião em assunto emergencial.

Assim como fez com sua moto, revisando-a, cercando-se de todos os cuidados para que não quebre ou lhe deixe na mão por qualquer razão, os cuidados com seu corpo não podem ser deixados de lado – como diz o bom e velho didato, prevenir é ainda o melhor remédio. Adote esses pequenos cuidados e desfrute ainda mais sua aventura motociclística.


Nenhum comentário:

Postar um comentário