segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Turismo ou expedição?

Definir o tipo de viagem que pretende realizar permite uma preparação mais apropriada

Inicialmente pode parecer estranho definir o tipo de uma viagem, mas entender como cada qual influencia as decisões e o planejamento, ajuda a manter maior controle sobre as situações e evitar contratempos. Permite também que se prepare melhor a estrutura necessária para o cumprimento do que se propõe.

Comecemos por definir cada um desses tipos de viagem, observando suas particularidades para melhor decidir por qual tipo optar, e em que circunstância.

Turismo

As viagens turísticas normalmente são traçadas com olhar mais profundo nos lugares por onde se passará. Os planos devem contar com maior tempo para as atividades turísticas, demandando maior pesquisa para determinar o que deve ser visitado. Esse tipo de viagem não tem muito rigor ou compromisso com horários e quantidade de quilômetros rodados, permitindo um maior número de membros participantes, devido a flexibilidade. Da mesma forma, o tipo das motos pode variar bastante, desde que todos se comprometam com o ritmo escolhido para a viagem.

São viagens ricas culturalmente, onde o objetivo é conhecer a cultura local, seus locais de interesse e atrativos naturais. O foco não está apenas na estrada em si – o viajante mantém seu olhar atento a tudo que se passa de interessante ao seu redor, pois os caminhos percorridos são compostos também de paisagens e atrações diversas. Esse tipo de contexto permite um contato mais intenso com a população local e proporciona descobertas de locais atraentes e interessantes fora do roteiro original. Desfrute da receptividade que um moto-turista normalmente tem por parte da população visitada, em função da curiosidade natural que despertamos.

O ritmo de viagem é sempre ameno – as distâncias que devem ser percorridas, bem como o tempo necessário devem contar com boa margem de tolerância para absorver a maioria dos interesses envolvidos. Da mesma forma, o planejamento financeiro deve levar em consideração essas variáveis, prevendo certa reserva para as atividades ocasionais que podem aparecer pelo caminho.

Expedição

A viagem expedicionária é normalmente mais direta, objetiva. O interesse maior está no caminho a ser percorrido e menor no destino em si – mesmo porque freqüentemente o destino é o próprio ponto de partida. Quando se traça esse tipo de viagem, existe pouca margem para desvios e o cronograma passa a ter maior relevância. Essa rigidez maior acaba por limitar o numero de participantes, e normalmente junta pessoas afinadas umas com as outras, e principalmente, comprometidas com o ritmo que a viagem terá. Da mesma forma, é preferível que as motos do grupo sejam de categoria similar e possuam características de desempenho equivalentes, facilitando o deslocamento como planejado.

É importante que o grupo tenha plena ciência das particularidades da viagem, para poder definir se aceita ou não os termos propostos. É comum encontrar lugares que nos atraiam a ponto de querer modificar o cronograma, mas nesse tipo de empreitada, isso pode acarretar no comprometimento da viagem como um todo. É preciso lembrar que tempo e dinheiro também são planejados com maior rigor.

Expedição turística

Isso mesmo. É possível combinar as duas formas em uma viagem que atenda parcialmente ambos os interesses. O meio termo normalmente pode ser alcançado em viagens mais longas, onde o destino é a principal fonte de interesse turístico. Nesse caso, opta-se em cumprir as distâncias de deslocamento de forma expedicionária, reservando maior tempo para a exploração do destino. È preciso que os membros do grupo concordem plenamente com a proposição, para evitar que durante a viagem os interesses turísticos prevaleçam, comprometendo o tempo programado para o deslocamento.

No momento do planejamento, levanta-se quais atrações estão aonde e então se decide quais querem conhecer e quais ficarão para uma próxima oportunidade, ajudando a otimizar o tempo disponível.

Com as prioridades e prazos em mãos, fica mais fácil também definir o orçamento necessário. Seja qual forma de viagem optar por fazer, sozinho ou com amigos, prepare-se adequadamente – vistorie sua moto para que esteja em perfeitas condições, assim como seu equipamento pessoal. Tenha em mente que durante sua viagem terá que se preocupar com a segurança de sua moto, por isso, leve cadeado ou outro dispositivo que garanta a segurança dela. Planeje o tempo garantindo o descanso necessário para se recompor, levando em consideração que as viagens de moto são bastante cansativas.

Agora é só escolher seu tipo preferido, juntar a galera e botar o pé na estrada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário