terça-feira, 25 de novembro de 2008

Preparação de bagagem

Seja uma viagem curta ou um projeto que envolva fronteiras internacionais, temos que levar conosco coisas em um espaço bastante restrito na moto. Veja como se preparar.

Todas as viagens de moto envolvem preparação. Seja pelo roteiro, pelo planejamento do tempo necessário ou a difícil tarefa de decidir o que levar e o que terá de ser deixado para trás. No tocante a bagagem, elaboramos algumas considerações que tem por objetivo lhe auxiliar no processo decisório.

Formas de acondicionamento

Existem diferentes maneiras de se levar a bagagem em uma moto. Independente do estilo e capacidade – de uma maneira geral – a maioria permite fixação no banco da garupa, em alforjes semi-rígidos ou maleiros rígidos encaixados em uma estrutura na moto. Seja qual for a forma adotada, opte sempre em fixar a bagagem à moto, evitando carregá-la em seu corpo através de mochila. Além de elevar o centro de gravidade, é um peso móvel e dificulta a ação do piloto. Procure fixar a bagagem de tal forma a manter o maior peso possível próximo do solo – quanto mais alto estiver o peso, mais instável se torna a pilotagem. Distribua o peso de maneira equilibrada entre direita e esquerda da moto, e quando possível, utilize também maleiros de tanque para distribuir melhor a carga entre frente e traseira da moto. Para a fixação, utilize elásticos e "aranhas" feitas para essa finalidade. Nunca use cordas, pois a tensão afrouxa com o movimento.

Acondicione todos os itens em sacolas plásticas para proteger o conteúdo de umidade e sujeira. Separe inicialmente tudo que é necessário à moto, sendo o espaço restante liberado para itens pessoais. Veja no manual do proprietário a capacidade de carga, e nunca exceda seus parâmetros. Procure deixar os itens mais pesados sempre próximos à moto e de preferência na posição mais baixa disponível.

Alterações na dirigibilidade

Uma moto carregada tem comportamento distinto na pilotagem. O centro de gravidade normalmente fica deslocado para trás, uma vez que a maior capacidade de carga se encontra exatamente atrás do piloto. Em contrapartida, a frente fica leve e os controles sensíveis – promova uma pilotagem suave para evitar mudanças bruscas no centro de gravidade. Familiarize-se com a nova configuração fazendo pequenas acelerações e frenagens para assimilar o novo comportamento e tendências. Regule novamente os espelhos retrovisores e se for possível, o facho do farol, que tende a ficar elevado. Se a moto permitir, considere endurecer a suspensão traseira. Dê também especial atenção à calibragem dos pneus, sempre usando o recomendado pelo fabricante.

O que levar

Decidir o que levar é uma tarefa difícil. Use o bom senso ao avaliar as condições de sua viagem, como distância, tempo de permanência, condições climáticas, estradas, etc. Abaixo listamos itens importantes e recomendáveis, mas cada um tem que decidir o grau de relevância para a sua proposição.

Itens para a moto

  • Kit para reparo de pneus ou spray reparador. Câmara de ar apropriada para cada aro, bomba de ar ou garrafas de ar comprimido.
  • Kit de reparo rápido: arame, fita isolante, fita adesiva, lanterna, cola instantânea, estilete, abraçadeiras plásticas "tire up".
  • Ferramentas originais da moto, jogo de chaves sextavadas e chaves tipo Allen.
  • Chave da ignição reserva
  • "Aranhas" e elásticos reserva, 15 metros de corda, 2 esticadores para prender a moto.
  • Manete de embreagem, de freio, vela, filtro e lâmpada do farol.
  • Cadeado, ou trava para disco.
  • Lubrificante spray

Itens pessoais

  • Roupa de chuva. Para ser usada por cima da roupa de viagem, deve ser acondicionada de maneira a se ter acesso fácil.
  • Cópia de todos os documentos, inclusive cartões de banco e de crédito. Considere também armazenar em formato digital na internet. Pode ser acessado de qualquer computador ligado à rede. Lembre-se de guardar de forma a ter fácil acesso na moto.
  • Kit farmacêutico: Remédio para indigestão, dores de cabeça e fígado. Antiinflamatório, esparadrapo, desinfetante, cicatrizante, colírio e soro fisiológico.
  • Mapas, papel e caneta para anotações de quilometragem, gastos, etc.
  • Equipamentos eletrônicos: Câmera fotográfica/Filmadora, GPS, celular, MP3, pen drive, tripé e acessórios como baterias, pilhas, carregadores. Proteja os equipamentos envolvendo-os em peças de roupa e depois acondicione em sacos plásticos para evitar a umidade. Separe os mais usados e guarde onde possa acessar rapidamente.
  • Uma garrafa de água e papel toalha têm múltiplas aplicações.
  • Se você for realmente aventureiro, barraca de acampamento e saco de dormir.
  • Canivete
  • Sacos plásticos para os pés e luvas cirúrgicas para as mãos, no caso de chuva.
  • Além da quantidade de roupa necessária à viagem, leve meias extra para o caso de ser pego desprevenido por uma chuva rápida.
  • Um calçado confortável para descansar os pés das botas de viagem.

Estes são apenas alguns itens que podem fazer parte de sua lista de preparativos. Considere também as facilidades do lugar onde pretende chegar e inclua em seu planejamento. Boa aventura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário