sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Segurança pessoal nas viagens de moto


Dicas de segurança nas viagens nacionais e internacionais

Não temos a pretensão de ensinar ninguém como cuidar do bem estar pessoal, mas reunimos nesse texto algumas situações vividas por companheiros motociclistas em suas andanças, que podem se tornar um problema para àquele que não dá atenção ao tema. O assunto segurança passa por diversas variantes que vão desde a escolha do roteiro até a escolha do horário para se encerrar o dia de viagem. Obviamente, regiões distintas reservam surpresas e perigos distintos também, mas existem situações comuns à maioria, que podem ser enfrentadas em uma estrada.

Vamos analisar alguns pontos que julgamos relevantes, começando com a escolha dos locais de pernoite. Considere que, em locais desconhecidos, quanto mais cedo você localizar um local seguro para dormir, mais tranquila será sua estadia. Chegar nas cidades de pernoite tarde, pode significar não ter tempo - nem disposição suficiente - para achar o  hotel, pousada ou albergue mais adequado às suas necessidades. Por isso, algumas dicas são importantes : procure chegar nas localidades onde pretende pernoitar no início da noite e, se possível, faça um levantamento prévio (durante a fase de planejamento) dos estabelecimentos disponíveis na cidade. Se você possuir um aparelho GPS, bons mapas costumam conter os dados para ajudá-lo a localizar esse estabelecimentos. É importante ter em mente que mesmo chegando tarde em seu destino de pernoite, vale a pena perder trinta minutos a mais para localizar um lugar adequado, mesmo estando cansado. Pode ser a diferença de uma noite bem dormida ou uma péssima, que pode comprometer todo seu dia seguinte. Taxistas e comerciantes, de forma geral, são boas fontes de referência nessa hora. Todo moto viajante já passou - ou está sujeito à passar -  por eventuais situações desagradáveis no momento do pernoite. Não deixe o cansaço ou a preguiça lhe exporem à um risco desnecessário.

O abastecimento é outro ponto crucial – planeje-o com a maior precisão possível enquanto estiver preparando seu roteiro, principalmente se estiver viajando sozinho. Na estrada, não costumamos ter muitas opções de postos de combustível e estamos sempre sujeitos a parar para abastecer em locais que podem não ser muito confiáveis. Se presentir que o local não é bem frequentado, somente abasteça e siga viagem. Deixe para beber ou comer alguma coisa em um local mais seguro. Muitas vezes queremos “aproveitar” a parada de abastecimento para ir ao banheiro ou alimentar-nos – resista à esse impulso de “ganhar tempo” se não sentir-se plenamente seguro.

Pra quem viaja sozinho, deixar a bagagem na moto sem supervisão de ninguém conhecido, faz parte da rotina de toda e qualquer parada que se faça. Seja para abastecer, alimentar-se, perguntar preços, fotografar, fazer os trâmites aduaneiros, etc. Um bom conselho é procurar ser simpático e agradável com frentistas dos postos de gasolina, guardas aduaneiros e outros funcionários do local onde você estiver, inclusive pedindo que eles “dêem uma olhada” na moto enquanto você não está presente. Não é uma garantia, mas é bem melhor do que não fazer nada. Outra medida que pode ter efeito é levar na viagem um bom cadeado com alarme de movimento – se estiver em local que lhe obrigue a deixar a moto por pouco tempo, o uso do cadeado pode lhe alertar quanto a alguém mexendo em suas coisas.

A imigração (saída de um país e entrada em outro) é um dos momentos mais tensos quando se está sozinho. Você precisa de muita atenção no preenchimento da papelada, e ainda tem de se preocupar com a motocicleta. Estacionar a moto num local visível e com a presença constante de pessoas é uma maneira de aliviar um pouco essa tensão. Fique alerta quanto aos horários de uncionamento desses estabelecimentos – alguns deveriam operar 24 hrs, mas na realidade não o fazem, com interrupções para almoço, etc. Outro fator de estresse nesse momento é a troca de moedas – você normalmente encontrará alguém - nem sempre uma empresa - para fazer a troca de moedas para você nesses locais. Troque uma quantidade pequena de dinheiro (U$ 20/50) e não se preocupe com cotações melhores. Lembre-se, você quer sair dali e prosseguir viagem o mais rápido possível, e se preocupar com pequenas perdas financeiras será uma bobagem que pode lhe colocar em risco.

Existe um número enorme de golpes aos quais você estará sujeito – desde calculadoras “mexidas” até moedas falsas. Faça o câmbio de um valor suficiente para chegar à próxima cidade, e siga viagem. Faça o possível para levar esse dinheiro para o câmbio, separado do restante de seu dinheiro. Evite contar papel-moeda na frente de muitas pessoas e prefira lugares para a transação que ofereçam alguma estrutura. Se estiver usando cartões, sempre se certifique de não estar sendo observado no momento de digitar senhas e verifique se o cartão que está recebendo de volta, é mesmo o seu. Se a transação feita for do tipo que requer assinatura em boleto, certifique-se de retirar a sua via com a cópia de seu cartão de crédito, bem como qualquer carbono que contenha informações do mesmo.

Nós e nossas motos sempre atraimos a atenção das pessoas. A maioria é bem intencionada e curiosa à respeito de nossa viagem – quem somos, porque viajamos de moto, etc. Outras, nem tanto. Perguntas como: de onde você vem, pra onde está indo, quanto vale a motocicleta, etc. podem parecer - e de fato serem – ingênuas, mas fornecem informações importantes para alguém inescrupuloso. Procure responder de maneira mais genérica possível, sem ser antipático. Respostas do tipo : “Não sei quanto a moto vale, nunca pesquisei...” ou “estou seguindo rumo ao norte...” são bem vindas e não revelam muito sobre seus planos e/ou patrimônio. Nessas ocasiões evite também manusear equipamentos eletrônicos, como máquinas fotográficas, celular ou GPS.

O celular é uma ferramenta inestimável – não viaje com ele ligado, se não for operacionalmente necessário – poupando sua bateria, poderá contar com ele em uma emergência. O mais prudente é ter um segundo aparelho, mais simples, guardado em local seguro, caso esteja viajando por locais conturbados.

Essas dicas tem por finalidade apenas lhe lembrar de toda sorte de circunstâncias que um moto-turista está sujeito – não subjulgue as situações ao seu redor por apenas estar de passagem. Em determinados momentos podemos ser envolvidos por acontecimentos alheios a nossa vontade. Use sempre o bom senso e mantenha o foco no prazer e relaxamento que uma viagem assim pode lhe proporcionar. Nunca permita que circunstâncias negativas sejam motivo de preocupação nem para você e nem para quem está aguardando notícias suas. A sorte sempre favorece o bem preparado! Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário