sexta-feira, 20 de maio de 2011

Parceiros de viagem

Como definir a companhia ideal para uma longa viagem motociclística

Quando falamos em uma grande viagem de moto, a imagem que nos vem à mente é de uma aventura por lugares nunca vistos, compartilhando tudo com "amigos" de aventura, não é mesmo? Mas escolher as pessoas com quem dividir, também é importante, porque facilmente o sonho pode se transformar em pesadelo.

Na ânsia de por o pé na estrada, desconsideramos elementos que gradativamente podem emergir e não permitir que a aventura possa ser chamada de "perfeita". Para que isso não aconteça, leve em consideração as dicas à seguir, quando da escolha de quem vai lhe acompanhar.

Muitos dos elementos requerem similaridades, enquanto outros necessitam de diversidade – pessoas com mesmo temperamento que o seu não são necessariamente as melhores escolhas. Lembre-se que para alguém mandar, é preciso que haja alguém que aceite que outra pessoa dirija as situações.

O que será que aconteceria se pessoas teimosas e firmes se deparassem com uma escolha divergente entre elas? Muito provavelmente haveria uma discussão que dificilmente seria sanada em função dos temperamentos similares – já pessoas mais dóceis aceitariam com maior naturalidade a imposição de alguém mais enérgico.

Coletamos as principais fontes de discórdia entre vários grupos viajantes para que possa deliberar melhor sobre essa questão – veja agora quais são:

Motos

O ideal para uma viagem em grupo é que as motos sejam de categorias similares, bem como terem capacidade de produção parecida – motos muito distintas tem ritmos diferentes em estrada, o que acaba por cansar e irritar outros membros do grupo. Isso não quer dizer que motos distintas não possam viajar juntas, mas que é mais fácil aparecerem conflitos – especialmente se o tempo envolvido na viagem for longo.

Experiência

Pilotos com diferentes tipos de experiência pessoal também tendem a destoar uns dos outros quando adotam ritmos incompatíveis com o deslocamento do grupo. O ideal é que as experiências sejam próximas, mas sem invalidar a possibilidade de pilotos inexperientes se juntarem com pilotos mais experientes para uma aventura – basta que haja esse entendimento por parte dos mais experientes, e a aceitação de que paciência será muito necessária.

Quantidade de pessoas

Quanto maior o grupo, maores as chances de conflitos – escolham um número de elementos que seja administrável pelo grupo, e que os participantes aceitem que as deliberações por voto sejam soberanas.

Faixa etária

Nada impede que grupos formados por diferentes faixas etárias se entrosem perfeitamente – apesar disso ser mais verdadeiro para grupos similares. O importante é que haja flexibilidade por parte de todos, acomodando os mais variados interesses sempre que possível.

Duração da viagem

É muito importante que todo o projeto seja claro para todos os envolvidos – a duração da viagem tem que ser acordada por todos com folga para imprevistos, e esses, devem ser levantados para que haja um entendimento de tudo que pode lhes acontecer durante a sua aventura.

Orçamento

A questão financeira é sempre fator de discórdia entre grupos heterogênios. O ideal é que seja estabelecido um valor mínimo e máximo para seu projeto e que todos os participantes se adequem a esses valores. Se alguém não puder cumprir, certamente será tema para conversas desagradáveis.

Interesses

Cada pessoa tem seus valores e interesses – encotrar pessoas com os mesmos interesses que os seus é sempre muito difícil, mas altamente recomendável. Somente o interesse no motociclismo não sobreviverá a uma longa distância percorrida com pessoas que tem valores diferentes dos seus. Considere sempre a flexibilidade, mesmo que não seja de seu temperamento natural – tenha como meta o bem estar do grupo e não apenas o seu.

A franqueza é a chave para escolher bem as pessoas com quem irá dividir parte de sua vida – se externar tudo que gosta e o que não gosta de maneira franca, será mais fácil determinar através do mesmo comportamento de outros, se é viável ou não essa aliança para uma viagem. Algumas aventuras motociclísticas geraram amizades fraternas que duraram por toda a vida, mas infelizmente, também encerraram amizades de uma vida toda. Deem ao assunto a devida atenção e encotrarão a maneira para que todos se divirtam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário