Dicas de pilotagem e comportamento em
estradas com duas ou mais pistas
Dando sequência à matéria abordada na
última edição, veja a seguir algumas considerações sobre estradas de várias
pistas que afetam sua segurança motociclística.
Características
A principal característica dessas
estradas é terem seu sentido de direção fisicamente separado, ou seja, cada
sentido é uma estrada completa em uma única direção, sem comunicação com a via
em sentido oposto.
Essas estradas podem ter duas ou mais
pistas, dependendo geralmente do volume de tráfego a que estão sujeitas, e
ainda, em determinados lugares, podem ser encontradas até mesmo com uma única
pista em cada sentido.
Não se engane quanto a periculosidade
que esses ambientes oferecem – não há tráfego em sentido contrário, mas outros
problemas podem torná-las tão perigosas quanto as de pista simples.
Visibilidade
O aspecto principal que afeta sua
segurança continua o mesmo: a visibilidade. Por ser a moto um objeto de tamanho
reduzido – frente à maioria que ocupa as vias – tende a não ser notada por boa
parte dos usuários, pois esses buscam em seu campo de visão objetos semelhantes
ao que utilizam para se situarem e interagirem.
É imprecindível que adote um
posicionamento que lhe permita ser visto e garanta uma sólida posição
estratégica que lhe dê a vantagem da ação. Em estradas de pista dupla, o
posicionamento mais vantajoso é utilizar a faixa da direita, próximo à sua
margem esquerda – portanto aproximadamente no meio da estrada. A vantagem é
poder ser visto em uma gama maior de ângulos, especialmente em curvas. Além de
garantir melhor visão de si, a posição lhe oferece ampla gama de opções quanto
a trajetória, podendo mudá-la conforme a necessidade, tanto para a direita
quanto para a esquerda. A mesma estratégia pode ser aplicada em estradas com
mais de duas pistas, mas considerando outros fatores pontuais, que em
determinada circunstância podem tornar um posicionamento diferente, mais interessante.
Além de garantir a visão de si e de seu
equipamento, essa estratégia permite que se tenha ampla visão da estrada, pois
desse ângulo quase sempre tem-se a visão
do corredor imaginário entre os carros – portanto com plena visão à frente. A
vantagem óbvia é que pode determinar situações de risco com praticamente o
mesmo tempo que os veículos à sua frente tem para reagir, adequando-se
prontamente.
Além dessas vantagens, o posicionamento
permite que veículos que estejam em condições de ultrapassagem, tenham seu
caminho livre pela faixa da esquerda, evitando assim aquela desagradável
sensação de estar sendo "empurrado" por um veículo desejando
impacientemente passagem.
Cabe ressaltar que o posicionamento na
estrada tambem deve levar em conta a capacidade da moto e do piloto em realizar
determinada função. Em estradas rápidas, com limite de velocidade de 120Km/h,
uma moto pequena, de até 150cc, por exemplo, teria muita diiculdade em manter
essa média horária, estando praticamente no limite de seu desempenho, não
cabendo então a utilização da faixa extrema à esquerda, a não ser em casos
específicos. O mesmo poderia se dizer de um piloto que esteja em sua fase
inicial, mas que possue um equipamento que pode obter essa velocidade
facilmente.
Curvas
Normalmente as estradas de pista dupla,
ou as multi-pistas, tem suas curvas bastante suavizadas, de maneira a oferecer
ao usuário uma média horária que não sofra muitas alterações ao longo de seu
percurso. Com seus raios abertos, essas estradas permitem, em sua maioria, bom
ângulo de visão, garantindo tempo para reação em caso de qualquer tipo de
problema à frente. Mesmo assim, um posicionamento apropriado, extende ainda
mais esse ângulo de visão, permitindo uma segurança ainda maior. Para tanto,
não havendo tráfego significativo que comprometa a ação, o motociclista pode se
posicionar na faixa da esquerda quando estiver prestes a fazer uma curva para a
direita, e na faixa da direita, quando estiver prestes a fazer uma curva para a
esquerda. A ação, como foi dito, aumenta o tempo para analisar qualquer
eventualidade.
É necessário observar as regras do bom
senso, sempre. Se existir tráfego próximo, a mudança de trajetória poderá confundir
algum motorista que não perceba sua intenção, cabendo nessas circunstâncias
manter o mesmo posicionamento oferecendo constância, que por sua vez tende a
ser interpretada pelos outros como sinal de calma e controle.
Dicas
A interação de um motociclista com
veículos bem maiores e mais dificeis de manobrar que o seu, requer um bom plano
estratégico para poder gerar segurança pra si e para os demais. Nesse sentido,
a previsibilidade é um dos aspectos mais importantes na geração de segurança.
Se você sabe ou tem razoável certeza de como o outro se comportará em
determinada situação, tende a interagir com ele de maneira suave e sem
sobressaltos. Em contra-partida, se está interagindo com um motorista que
parece toda hora mudar de opinião sobre sua trajetória oferecendo um movimento
errático, a tendência é que fique longe e principalmente atento às suas
atitudes. Cabe-lhe então, caro(a) colega, adotar procedimentos que possam ser interpretados pelos outros como sendo verdadeiramente seguros.
Ao executar ultrapassagens, posicione-se
em relação ao veículo com qual irá interagir de maneira a ver o motorista
através de um de seus espelhos – a medida permite que por reciprocidade, ele
também possa lhe ver. Faça essa aproximação com uma velocidade relativa baixa –
não mais do que 20 Km/h. Isso quer dizer que, se o veículo ultrapassado estiver
a 100 Km/h, você não deve estar acima de 120 para a ultrapassagem. A diferença
permite que ambos tenham ciência das intenções do outro, e dessa forma
manobrarem para que haja espaço e segurança para ambos no momento em que se der
a ultrapassagem. Opte sempre em executar a ultrapassagem tendo uma trajetória
limpa à sua frente. Não se posicione atrás de qualquer veículo esperando que
lhe dê passagem, pois poderá deixar de ver algum obstáculo que pode ser
irrelevante para o motorista à sua frente, mas crítico para sua segurança.
Passar pelo corredor não é proibido pela legislação atual, apesar de algumas
autoridades questionarem. Como não me cabe discutir o assunto agora, vou me
limitar a oferecer a ótica técnica que tem como fundamento a preservação da
vida, acima de qualquer interpretação legal.
Seguindo o mesmo parametro, jamais fique
"escondido" atrás de outro veículo para se beneficiar da proteção
aerodinâmica que oferece – o famoso "vácuo". A obstrução visual que
lhe causa, torna inviável qualquer mudança de trajetória em tempo hábil,
podendo colidir com sua traseira caso esse necessite frear por força das
circunstâncias.
A análise do tráfego à sua frente bem
como da capacidade que tem de se movimentar implica em um processo de tomada de
decisão que deve ser muito bem pautado. Fique atento a um grupo de dois ou mais
veículos usando a mesma faixa, exercendo proximidade. Se a faixa ao lado não
estiver ocupada, existe boa probabilidade que um deles mude para outra faixa
repentinamente, seja para dar passagem ou para ultrapassar. De uma maneira ou
de outra, significa que em dado momento estará conflitando com sua trajetória,
portanto lhe oferecendo risco. Aproxime-se do grupo cautelosamente, exercendo
velocidade relativa muito baixa, para dar tempo aos envolvidos de tomarem
ciência de sua presença. Sinalize sua posição utilizando todos os recursos disponíveis.
Se a situação for inversa e esteja em
posição de ser ultrapassado por um ou mais veículos, sempre ofereça a pista da
esquerda, mantendo-se quanto mais à direita puder, sem comprometer sua
trajetória ou dirigibilidade da moto. Evite dentro do possível, trafegar em
velocidades muito inferiores à média da estrada, pois estará com permanente
perigo se aproximando de você em um ângulo fora de sua linha de visão – pelas
costas. Lembre-se que o campo coberto pelos espelhos não cobre todo o espaço e
a atenção com esse tráfego terá de ser significativa para não correr o risco de
ser atropelado. Se sua moto não conseguir desenvolver a velocidade
apropriada,considere um caminho alternativo.
Tome particular cuidado com a presença
de caminhões ou veículos pesados como eles – note que estatísticamente há uma
predominância do envolvimento desses veículos em todo tipo de colisões. Como
possuem manobrabilidade limitada e muita massa, oferecem grave risco de vida
para um motociclista se houver qualquer confronto. Por quase sempre
transportarem carga, estão normalmente em defasagem à média horária praticada
pelos outros veículos, e em se tratando dessas estradas multi-pistas, isso pode
ser crítico – a velocidade de aproximação quase sempre se dará a uma velocidade
incompatível com a segurança. Aplique as mesmas regras de posicionamento,
sempre se colocando à vista do motorista, indicando sua intenção.
Pense sempre em manter uma postura
tranquila, com mudanças sinalizadas,
feitas de maneira suave e previsível. Essa atitude faz com que se misture ao
meio e não destoe dele. A vantagem tática consiste em ter as rédeas da
situação, delineando como as situações irão se desenvolver. Espero que possa
utilizar essas poucas dicas à seu favor e levar ainda mais longe o motociclismo
brasileiro. Boa estrada!
Parabéns pelas instruções! Foram muito elucidativas e sempre tive dúvidas a respeito.
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