quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Enfrentando estradas de multiplas pistas


Dicas de pilotagem e comportamento em estradas com duas ou mais pistas


Dando sequência à matéria abordada na última edição, veja a seguir algumas considerações sobre estradas de várias pistas que afetam sua segurança motociclística.

Características
A principal característica dessas estradas é terem seu sentido de direção fisicamente separado, ou seja, cada sentido é uma estrada completa em uma única direção, sem comunicação com a via em sentido oposto.
Essas estradas podem ter duas ou mais pistas, dependendo geralmente do volume de tráfego a que estão sujeitas, e ainda, em determinados lugares, podem ser encontradas até mesmo com uma única pista em cada sentido.
Não se engane quanto a periculosidade que esses ambientes oferecem – não há tráfego em sentido contrário, mas outros problemas podem torná-las tão perigosas quanto as de pista simples.

Visibilidade
O aspecto principal que afeta sua segurança continua o mesmo: a visibilidade. Por ser a moto um objeto de tamanho reduzido – frente à maioria que ocupa as vias – tende a não ser notada por boa parte dos usuários, pois esses buscam em seu campo de visão objetos semelhantes ao que utilizam para se situarem e interagirem.
É imprecindível que adote um posicionamento que lhe permita ser visto e garanta uma sólida posição estratégica que lhe dê a vantagem da ação. Em estradas de pista dupla, o posicionamento mais vantajoso é utilizar a faixa da direita, próximo à sua margem esquerda – portanto aproximadamente no meio da estrada. A vantagem é poder ser visto em uma gama maior de ângulos, especialmente em curvas. Além de garantir melhor visão de si, a posição lhe oferece ampla gama de opções quanto a trajetória, podendo mudá-la conforme a necessidade, tanto para a direita quanto para a esquerda. A mesma estratégia pode ser aplicada em estradas com mais de duas pistas, mas considerando outros fatores pontuais, que em determinada circunstância podem tornar um posicionamento diferente, mais interessante.
Além de garantir a visão de si e de seu equipamento, essa estratégia permite que se tenha ampla visão da estrada, pois desse ângulo quase sempre tem-se  a visão do corredor imaginário entre os carros – portanto com plena visão à frente. A vantagem óbvia é que pode determinar situações de risco com praticamente o mesmo tempo que os veículos à sua frente tem para reagir, adequando-se prontamente.
Além dessas vantagens, o posicionamento permite que veículos que estejam em condições de ultrapassagem, tenham seu caminho livre pela faixa da esquerda, evitando assim aquela desagradável sensação de estar sendo "empurrado" por um veículo desejando impacientemente passagem.
Cabe ressaltar que o posicionamento na estrada tambem deve levar em conta a capacidade da moto e do piloto em realizar determinada função. Em estradas rápidas, com limite de velocidade de 120Km/h, uma moto pequena, de até 150cc, por exemplo, teria muita diiculdade em manter essa média horária, estando praticamente no limite de seu desempenho, não cabendo então a utilização da faixa extrema à esquerda, a não ser em casos específicos. O mesmo poderia se dizer de um piloto que esteja em sua fase inicial, mas que possue um equipamento que pode obter essa velocidade facilmente.

Curvas
Normalmente as estradas de pista dupla, ou as multi-pistas, tem suas curvas bastante suavizadas, de maneira a oferecer ao usuário uma média horária que não sofra muitas alterações ao longo de seu percurso. Com seus raios abertos, essas estradas permitem, em sua maioria, bom ângulo de visão, garantindo tempo para reação em caso de qualquer tipo de problema à frente. Mesmo assim, um posicionamento apropriado, extende ainda mais esse ângulo de visão, permitindo uma segurança ainda maior. Para tanto, não havendo tráfego significativo que comprometa a ação, o motociclista pode se posicionar na faixa da esquerda quando estiver prestes a fazer uma curva para a direita, e na faixa da direita, quando estiver prestes a fazer uma curva para a esquerda. A ação, como foi dito, aumenta o tempo para analisar qualquer eventualidade.
É necessário observar as regras do bom senso, sempre. Se existir tráfego próximo, a mudança de trajetória poderá confundir algum motorista que não perceba sua intenção, cabendo nessas circunstâncias manter o mesmo posicionamento oferecendo constância, que por sua vez tende a ser interpretada pelos outros como sinal de calma e controle.

Dicas
A interação de um motociclista com veículos bem maiores e mais dificeis de manobrar que o seu, requer um bom plano estratégico para poder gerar segurança pra si e para os demais. Nesse sentido, a previsibilidade é um dos aspectos mais importantes na geração de segurança. Se você sabe ou tem razoável certeza de como o outro se comportará em determinada situação, tende a interagir com ele de maneira suave e sem sobressaltos. Em contra-partida, se está interagindo com um motorista que parece toda hora mudar de opinião sobre sua trajetória oferecendo um movimento errático, a tendência é que fique longe e principalmente atento às suas atitudes. Cabe-lhe então, caro(a) colega, adotar procedimentos que possam ser interpretados pelos outros como sendo verdadeiramente seguros.
Ao executar ultrapassagens, posicione-se em relação ao veículo com qual irá interagir de maneira a ver o motorista através de um de seus espelhos – a medida permite que por reciprocidade, ele também possa lhe ver. Faça essa aproximação com uma velocidade relativa baixa – não mais do que 20 Km/h. Isso quer dizer que, se o veículo ultrapassado estiver a 100 Km/h, você não deve estar acima de 120 para a ultrapassagem. A diferença permite que ambos tenham ciência das intenções do outro, e dessa forma manobrarem para que haja espaço e segurança para ambos no momento em que se der a ultrapassagem. Opte sempre em executar a ultrapassagem tendo uma trajetória limpa à sua frente. Não se posicione atrás de qualquer veículo esperando que lhe dê passagem, pois poderá deixar de ver algum obstáculo que pode ser irrelevante para o motorista à sua frente, mas crítico para sua segurança. Passar pelo corredor não é proibido pela legislação atual, apesar de algumas autoridades questionarem. Como não me cabe discutir o assunto agora, vou me limitar a oferecer a ótica técnica que tem como fundamento a preservação da vida, acima de qualquer interpretação legal.
Seguindo o mesmo parametro, jamais fique "escondido" atrás de outro veículo para se beneficiar da proteção aerodinâmica que oferece – o famoso "vácuo". A obstrução visual que lhe causa, torna inviável qualquer mudança de trajetória em tempo hábil, podendo colidir com sua traseira caso esse necessite frear por força das circunstâncias.
A análise do tráfego à sua frente bem como da capacidade que tem de se movimentar implica em um processo de tomada de decisão que deve ser muito bem pautado. Fique atento a um grupo de dois ou mais veículos usando a mesma faixa, exercendo proximidade. Se a faixa ao lado não estiver ocupada, existe boa probabilidade que um deles mude para outra faixa repentinamente, seja para dar passagem ou para ultrapassar. De uma maneira ou de outra, significa que em dado momento estará conflitando com sua trajetória, portanto lhe oferecendo risco. Aproxime-se do grupo cautelosamente, exercendo velocidade relativa muito baixa, para dar tempo aos envolvidos de tomarem ciência de sua presença. Sinalize sua posição utilizando todos os recursos disponíveis.
Se a situação for inversa e esteja em posição de ser ultrapassado por um ou mais veículos, sempre ofereça a pista da esquerda, mantendo-se quanto mais à direita puder, sem comprometer sua trajetória ou dirigibilidade da moto. Evite dentro do possível, trafegar em velocidades muito inferiores à média da estrada, pois estará com permanente perigo se aproximando de você em um ângulo fora de sua linha de visão – pelas costas. Lembre-se que o campo coberto pelos espelhos não cobre todo o espaço e a atenção com esse tráfego terá de ser significativa para não correr o risco de ser atropelado. Se sua moto não conseguir desenvolver a velocidade apropriada,considere um caminho alternativo.
Tome particular cuidado com a presença de caminhões ou veículos pesados como eles – note que estatísticamente há uma predominância do envolvimento desses veículos em todo tipo de colisões. Como possuem manobrabilidade limitada e muita massa, oferecem grave risco de vida para um motociclista se houver qualquer confronto. Por quase sempre transportarem carga, estão normalmente em defasagem à média horária praticada pelos outros veículos, e em se tratando dessas estradas multi-pistas, isso pode ser crítico – a velocidade de aproximação quase sempre se dará a uma velocidade incompatível com a segurança. Aplique as mesmas regras de posicionamento, sempre se colocando à vista do motorista, indicando sua intenção.
Pense sempre em manter uma postura tranquila, com mudanças  sinalizadas, feitas de maneira suave e previsível. Essa atitude faz com que se misture ao meio e não destoe dele. A vantagem tática consiste em ter as rédeas da situação, delineando como as situações irão se desenvolver. Espero que possa utilizar essas poucas dicas à seu favor e levar ainda mais longe o motociclismo brasileiro. Boa estrada!

Um comentário:

  1. Parabéns pelas instruções! Foram muito elucidativas e sempre tive dúvidas a respeito.

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