Um dos itens principais que um
motociclista deve considerar antes de pilotar
Não! Não se trata de aquecimento global
– nem de aquecimento provocado pela caloria emitida pela moto. Nessa matéria
será abordada a importância de aquecer diferentes componentes da moto, e o que
deve se fazer para atingir um bom nível de desempenho, enquanto piloto
motociclístico.
Boa parte dos motociclistas não dá a
devida atenção à esse procedimento, por achar que ele não é relevante para o
processo da pilotagem, e por consequência, à sua segurança. Ledo engano.
Em larga gama de acidentes estudados
pude notar a falta desse elemento, contribuindo para o evento de maneira
significativa. Achei então oportuno dar dicas de como se prevenir para que não
encorra em erro, e tenha uma pilotagem mais segura e prazerosa.
Motor
O motor de uma moto e seus componentes
internos trabalham sob intensas temperaturas – quando projetado, os engenheiros
preocupam-se com essas temperaturas e planejam para que o melhor do desempenho
não seja comprometido pelas mesmas – mas ajudado. Independente da cilindrada ou
estilo, essas peças de engenharia necessitam atingir a temperatura ideal de
trabalho antes de produzir o melhor de seu desempenho. Por isso, a maioria das
motos conta com indicadores de temperatura, seja por escala ou luzes de
advertência para excessos térmicos – esses, nocivos.
É fundamental que saiba como sua
motocicleta funciona – familiarize-se com suas particularidades lendo o manual
fornecido pelo fabricante, onde normalmente é descrito o tempo necessário de
funcionamento, antes que a moto possa ser utilizada em sua plenitude. Isso não
quer dizer que ela não possa ser usada assim que o motor é acionado, mas que
obtem-se o melhor resultado, se a medida for adotada. Ao aquecer o conjunto
motriz antes de usá-lo, garante maior durabilidade para o conjunto,
proporcionando melhor desempenho e economia, por promover menor desgaste dos
componentes internos. Um reflexo que facilmente pode ser notado ao se executar
corretamente o procedimento, é a linearidade na aceleração – o motor que não
atinge a temperatura ideal de trabalho, tende a funcionar com falhas na
aceleração, por não queimar corretamente a mistura ar/combustível em sua câmara
de combustão. Refere-se comumente à esse fenômeno como "motor
engasgando".
De maneira genérica, um motor de moto
deve ser aquecido em marcha lenta por cerca de cinco minutos antes de ser posto
em movimento, dependendo de fatores como temperatura ambiente, prévio
funcionamento do mesmo e recomendação específica do fabricante. O mais sensato
a fazer é se ater às instruções de quem projetou o equipamento, para não errar.
Pneus
Esse é o ítem mais importante para sua
segurança pessoal. O aquecimento apropriado dos pneus de uma moto garante boa
estabilidade e confiabilidade em curvas e frenagens. Não aquecê-los
adequadamente, sempre compromete a segurança motociclística e é componente nas
quedas e colisões que acontecem nos primeiros 15 minutos de pilotagem, em
contexto urbano. Se existe um ítem ao qual se deve dar especial atenção, é
esse. Mais uma vez, não importa o tamanho ou cilindrada da moto, todas devem
passar pelo processo de aquecimento dos pneus para que seu composto possa
exercer a função para qual foi desenhado – promover aderência na medida certa.
Infelizmente, não há uma fórmula
específica para se obter a temperatura ideal, mesmo porque depende de fatores
como, tipo de pneu, temperatura e porosidade do solo, velocidade empregada,
peso e etc. Devido a isso, cabe ao piloto desenvolver a sensibilidade para
notar o comportamento que a moto tem quando com pneus frios e como atua quando
estes estão na temperatura ideal.
O parâmetro que recomendo usar é o tempo,
associado ao bom senso – nunca exerça limites de aderência nos primeiros
instantes da pilotagem. Procure um aquecimento uniforme e gradual com o aumento
do ritmo, buscando a elevação da temperatura com o gradual aumento da
inclinação da moto para ambos os lados, bem como exercendo gradativamente
acelerações e frenagens cada vez mais veementes.
O grande problema que todos nós sofremos
é a imposição do meio operacional – em determinados contextos, será
praticamente impossível obter a temperatura ideal de trabalho, exigindo que sua
pilotagem reflita essa condição através de menor velocidade e maior amplitude
para acomodar possíveis erros. Como exemplo, posso citar o contexto urbano em
um trajeto curto, em trânsito congestionado; Nessa condição, a baixa velocidade
durante o trajeto e as esperadas paradas frequentes, tornam impossível o
aquecimento na temperatura ideal, estando portanto o motociclista, exposto à
menor aderência e desempenho dos mesmos. Alguém poderia argumentar que nessa
condição – devido a velocidade baixa – o risco também seria minimizado, mas é
prudente levar em consideração que a dinâmica do trânsito tambem oferece
frequentemente, janelas, onde maior velocidade pode ser impressa, colocando-se
o motociclista aí em risco, por tentar aproveitar ao máximo essas
possibilidades que se apresentam. Tenha em mente que o melhor desempenho dos
pneus só pode ser obtido em um ambiente onde a temepratura possa ser conservada
através do permanente atrito com o solo.
Leve em consideração também, o
comportamento que pode ser obtido em estrada – nem todas as instâncias em
estrada permitem aquecimento uniforme dos pneus. Fique atento à qualquer tipo
de instabilidade ou sensação de perda de controle – pode ser que esteja
estrapolando os limites de aderência dos pneus naquela circunstância.
Evite formar opiniões em caráter
conclusivo – em determinada instância onde obteve um bom aquecimento, pode não
se repetir em função dos parâmetros variáveis, e a imagem constituída
anteriormente, só lhe servirá como base para constituir nova percepção do que
está se passando no momento. Isso não o exime de ficar atento ao que a moto
está lhe passando a cada etapa da pilotagem.
Freios
Assim como os pneus, freios são ítem
crítico para a manutenção da segurança. Apesar de serem menos afetados pelo
acumulo da caloria que os pneus, ainda assim, tem seu desempenho otimizado
quando operam na temperatura adequada. Em outras palavras, têm de ser aquecidos
também, para atingir o melhor de seu desempenho.
Para acelerar o processo, o motociclista
pode induzir o aquecimento, mantendo contato das lonas com a panela do freio à
tambor, ou as pastilhas em contato com o disco, nos freios desse tipo. Basta
que durante o movimento, exerça o contato manuseando o respectivo comando, com
pressão suficiente apenas para que haja uma leve desaceleração. Caso seja
necessário, pode compensá-la com maior
aceleração, para manter a velocidade. O processo só deve ser utilizado por
aqueles que tem pleno domínio sobre o que está sendo feito, devendo os
iniciantes, ganhar primeiramente total controle sobre os freios, através de
treinamento específico.
Corpo
e mente
Assim como os componentes mecânicos, o
corpo e a mente do piloto devem se aquecer para exercer a atividade da
pilotagem. Ao contrário do automóvel, a moto necessita que seu piloto esteja
fisicamente em sintoniia com o que está acontecendo em cada momento, porque
cada movimento seu, traz consequências para o movimento da moto. O corpo deve
ser aquecido através de exercícios físicos, como alongamentos. Ao preparar o
corpo antecipadamente, corre se menores riscos com cãimbras e distenções
musculares – muito comuns na pilotagem de uma moto devido a própria postura
corporal e restrição de movimentos imposta.
Alongue bem as pernas, pés, braços e
costas – com a maior oxigenação corporal devido aos exercícios, a mente também
inicia um estado de prontidão. Mas não se deixe enganar por aparente estado de
alerta – nossa percepção precisa se acostumar gradativamente à brusca mudança
de velocidade que em breve acontecerá com a pilotagem. Assim que o movimento
tiver início, outro ritmo terá de ser utilizado pelo condutor para poder
decidir melhor sobre as situações que enfrentará dali em diante. Isso significa
que tudo que puder ser feito para antecipar as diversas situações que enfrentará,
deverá ser feito para aumentar a condição de segurança. Experimente fechar os
olhos por alguns minutos antes da pilotagem e visualize mentalmente se
inserindo no contexto pretendido. Imagine o trajeto, as possíveis dificuldades,
condições do piso, o tráfego que enfrentará e assim por diante. Quanto mais
realista e cheia de detalhes for sua mentalização, maior será sua concentração.
Evite a todo custo sair para pilotar com
a mente imersa em problemas que nada tem com o que está prestes a acontecer. O motociclista
é exigido o tempo todo e estar pensando em assuntos que não estejam ligados à
pilotagem, significa que em algum instante o piloto pode se ver envolvido em
uma situação onde decisão rápida tem de ser tomada, e ele ainda tem de se
desligar mentalmente do que estava pensando. Por mais rápido que isso possa
parecer, ainda assim custa tempo precioso diante de uma situação que facilmente
pode ser emergencial. Fique sempre atento e alerta!
A pilotagem de uma moto é atividade
arriscada. Use todos os recursos a seu dispor para minimizar esses riscos.
Ótimo seus comentários, eu cheguei à esta matéria com interesse no aquecimento de pneus, já que não tenho domínio de nenhuma técnica ou experiência, então procuro tentar fazer isto movimentando a moto para os lados e imprimindo velocidades variáveis no trajeto de casa até a rodovia, onde lá será conduzida sob condições mais extremas, então acho que estou no caminho certo.
ResponderExcluirFico satisfeito que o texto lhe tenha ajudado no entendimento do que é necessário fazer para obter ainda mais essa condição de segurança superior. Abraço!
ExcluirAQUECER O MOTOR 5 MINUTOS EM UMA MOTO DE INJEÇÃO ELETRONICA EU ACHO UM EXAGERO IRMAO, 1 MINUTINHO BASTA PARA O OLEO CORRER PELOS COMPONENTES E DEPOIS PODE SAIR DE BOA SEM EXIGIR O MAXIMO DA MOTO NO INICIO É CLARO!
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