sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carona virtual


Veja como minimizar os possíveis problemas que sua ausência temporária pode causar àqueles que aguardam seu retorno de viagem

Quando estamos prestes a realizar "aquela" aventura planejada nos mínimos detalhes por tanto tempo, quase sempre esquecemos momentaneamente do impacto que isso tem nas pessoas que nos cercam. Conferimos todos os detalhes eufóricamente, revisamos cada aspecto da viagem e olhamos para a moto com as veias cheias de adrenalina – mas se pararmos para olhar as pessoas ao nosso redor, poderemos perceber que os sentimentos podem não ser os mesmos.

Para nossos familiares, na maioria das vezes, uma viagem de moto não tem o mesmo significado – sentem-se apreensivos, com receio dos riscos que iremos enfrentar a cada quilômetro de estrada. Nada mais natural – afinal de contas, riscos de fato existem! Enquanto planejamos o roteiro e pensamos nas aventuras que teremos pela frente, eles, que ficarão em casa aguardando, pensam em todo tipo de problemas que poderemos ter, receiando tudo por antecipação. Cabe a nós minimizar esses receios, criando os mecanismos necessários para tranquilizar àqueles que anciosamente irão nos aguardar no retorno.

Comece por inclui-los durante a fase de planejamento, mostrando como foi cuidadoso e criterioso nas escolhas que fez de roteiro, hospedagem, alimentação, etc. Fale sobre a distância que pretende cumprir diariamente, ilustrando as médias horárias, tranquilizando-os quanto a seu conhecimento de todos os fatores importantes para cada trecho. Dessa forma, participarão com você, e de certa forma, viajarão virtualmente na sua garupa.

Estabeleça como será feita a comunicação de vocês, bem como a frequência com que se dará durante a viagem. Tenha em mente que a telefonia celular internacional pode ser cara e nem sempre acessível. Explique que as circunstâncias talvez exijam mudança nos planos e que isso não deve ser encarado com preocupação. Estabeleça uma rotina, mas alerte quanto a flexibilidade que ela deve ter, em função de pequenos contratempos. Tente sempre comunicar com antecedência qualquer mudança significativa nos planos, evitando mal-entendidos.

Cada vez mais a internet tem facilitado essa comunicação, por estar presente nos lugares mais inóspitos. Os recursos são muitos – programas de conversas on-line, blogs, salas de bate-papo, redes sociais, fóruns de debate, etc. O ideal é que seja escolhida a forma que melhor se adapta ao perfil de cada família e sua capacidade de utilizar esses recursos.

Tenha em mente que as informações que dividirão durante a viagem , dependendo do recurso escolhido, poderão ser vistas por outras pessoas. Isso pode acarretar potenciais problemas, como saber que sua família não conta com sua presença, ou até mesmo um risco pessoal para você. Evite publicar informações de seus planos futuros, preferindo publicar acontecimentos já vivenciados – dessa forma, se alguém mal intencionado acessar essas notícias, não teria como planejar uma eventual abordagem. Oriente seus familiares quanto a que tipo de informações irão compartilhar e quem poderá ter acesso à elas. Evite conversas pessoais em ambiente público. Dê preferencia a uma forma de comunicação bidirecional – assim terá também a tranquilidade de saber que as coisas em casa estão em ordem, focando sua atenção integralmente na segurança de sua viagem. Nada pior que ter de pilotar por muitos quilômetros, pensando nos problemas que ficaram na sua origem. É o suficiente para criar um cenário calamitoso por conta de uma distração.

Definida a forma de comunicação, dê à seus queridos tranquilidades especiais, como contratação de seguro de viagem ou até mesmo sistemas de rastreamento por satélete. Se forem adeptos dessa tecnologia, poderão saber a cada instante onde se encontra – o que para alguns pode não ser uma boa idéia... O pensamento que deve prevalecer é que acalmar os anseios da família reforça também sua segurança, porque permite que fique focado no que é importante em cada etapa de sua aventura.

Telefones e endereços de consulados e embaixadas brasileiras nos países/cidades pelos quais passará, ou telefones de amigos com quais encontrará em sua viagem, também serão uteis para seus familiares – prepare uma lista com essas informações e deixe em poder deles. É mais um item de segurança que eles terão em mãos.

Caso esteja planejando uma viagem em grupo, agende um encontro informal entre os principais membros da família de todos, para que conheçam seus parceiros de viagem e seus respectivos entes. Durante a viagem, isso pode vir a ser vantajoso, permitindo que apenas uma comunicação feita por um dos membros, atinja a todos os interessados, diminuindo os custos, além de favorecer  novos laços de amizade.

Vivemos, definitivamente, em uma época repleta de recursos para tornar as distâncias cada vez menores – principalmente entre as pessoas. Converse com seus entes sobre qual desses recursos pode ser mais interessante e prático para vocês, e desfrute sua viagem. Se o acerto entre vocês for bom, eles se sentirão na sua garupa, curtindo tudo o que está passando, dissipando assim as preocupações infundadas. Quando retornar, não se esqueça de compartilhar suas experiências com seus amigos e outros motociclistas, incentivando assim novas aventuras. Divirtam-se todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário