segunda-feira, 27 de abril de 2009

Planejando o indesejável

Nossa equipe reúne dicas sobre incidentes a que todos estamos sujeitos em uma viagem de moto

Em uma viagem de moto todo tipo de incidentes pode ocorrer. Quem nunca se viu tendo que lidar com um pneu furado, pane seca, mecânica ou elétrica? Ou ainda não tenha perdido documentos, chaves ou tido algo de sua bagagem furtado? A maioria desses incidentes pode ser tratada com uma boa preparação, e mesmo quando achamos que cobrimos tudo que pode acontecer, acaba acontecendo algo com que não contamos. Por isso a prevenção é o melhor caminho. Prepare sua viagem com cuidado. Faça o levantamento da maior quantidade possível de dados a respeito da rota e destino que traçou.

Para as questões financeiras, informe-se se seu banco tem agências ou convenio com outros bancos na rota pretendida. Isso pode ser útil se vier a perder dinheiro ou cartão de credito. Mesmo se precisar de mais recursos do que tinha planejado, em função de algum contratempo pessoal ou com a moto. É prudente copiar os dados do cartão de crédito e armazená-los de forma segura na bagagem, ou ainda, manter cópias digitais on-line, para que possa acessar de qualquer lugar via internet. Ter mais de um cartão de crédito é importante quando a viagem é longa. Algumas bandeiras são mais aceitas que outras, e no caso de extravio de um, ainda poderá contar com outro(s) até que possa receber um novo cartão. Certifique-se de ter os telefones da operadora para poder cancelar e solicitar novo. Sempre que estiver executando alguma tarefa que envolva dinheiro ou documentos, faça com calma, sem pressa, assegurando-se que têm tudo que precisa, e que armazenou tudo apropriadamente. A pressa é realmente inimiga, portanto não permita que qualquer circunstância retire sua atenção do que é importante para a conclusão de sua viajem.

Durante as viagens acabamos acumulando papéis importantes como recibos, entradas e saídas de países, e tantos outros. Previna-se levando consigo uma pasta que seja a prova de água e sujeira onde poderá armazenar esses documentos. Se forem importantes somente no seu retorno, considere enviá-los quando possível via correio pra si mesmo. Se estiver viajando por lugares de difícil acesso, sem possibilidade de conato, certifique-se de deixar cópia de seu roteiro com amigos e familiares, estipulando quando será feito o próximo contato. Tenha também uma folga para essa estimativa, para não preocupar ninguém desnecessariamente.

Uma das piores coisas que pode acontecer é algum incidente relacionado à saúde. Fique atento às regras de seu plano, até onde se estende sua cobertura, e considere contratar um seguro saúde complementar, se de alguma forma ficar descoberto. Em viagens longas ou para lugares remotos é importante ter certeza de poder ser removido de maneira rápida e eficiente para seu lugar de preferência, para tratamento. Não espere acontecer contando apenas com a sorte – ela ajuda os prevenidos. Mantenha sempre consigo um cartão de identificação com os principais dados médicos, como tipo sanguíneo, alergia a medicamentos, nome e telefone do médico conhecido se houver, e etc. Poderá também incluir telefones de pessoas que devem ser contatadas em caso de acidente. O ideal é ele estar sempre com você em lugar visível para que possa ser facilmente encontrado. Prepare um kit médico que inclua tudo necessário para pequenos acidentes em que você mesmo pode se tratar. Pode também incluir os remédios com quais está acostumado, sem ter que depender de encontrá-los pelo caminho.

Uma dos incidentes com a moto relatado diversas vezes é a perda da chave. Faça uma cópia e leve em lugar separado e seguro na bagagem, ou se preferir, encontre um lugar na moto, de difícil acesso, que só você conheça, e fixe a cópia na própria moto. Existem diversos dispositivos apropriados exatamente para esse fim. A perda normalmente envolve a falta de hábito de manter as chaves sempre da mesma forma. É importante criar um sistema onde as chaves podem ser sempre armazenadas do mesmo jeito. Em um cordão no pescoço, por exemplo. É bastante comum viajar para lugares onde a moto é uma desconhecida para um mecânico, por isso, sempre tenha o manual operacional e de serviço na bagagem. Uma alternativa é tê-lo digitalizado e armazenado em um "pen drive", se a maioria dos lugares visitados tiver algum acesso a informática. Nele também poderá colocar cópia de seus documentos e da moto, caso se extraviem. Nos preparativos pertinentes à moto, cubra todos os aspectos que eventualmente possam lhe deixar parado no meio do nada. São itens críticos os pneus e rodas, a transmissão e tudo relativo a ela, combustível e lubrificantes. Pode ser necessária alguma forma de deslocamento da moto inoperante, e nesse caso uma corda vem a calhar. Deve ser resistente e ter um comprimento razoável que permita tanto retirar a moto de um lugar difícil quanto usar a corda para reboque. Da mesma forma, uma mangueira é sempre útil para mudar líquidos de lugar, e pode resolver uma eventual pane seca se algum transeunte gentil puder lhe ceder combustível suficiente até o ponto de abastecimento. Caso a dificuldade seja intransponível, sobrará apenas contratar um serviço de transporte para a moto, e nesse caso, certifique-se de ter todos os dados de quem fará o transporte, preferencialmente contratando empresas especializadas na atividade.

Caso venha a se envolver em algum tipo de acidente com outras pessoas, busque sempre localizar a autoridade competente. Municie-se de dados completos a respeito do ocorrido, providenciando testemunhas e fotografando tudo que possa ser relevante – hoje, praticamente todo celular tem máquina fotográfica embutida. Se estiver em viagem internacional, ao cruzar a fronteira, se informe como deve proceder com as autoridades locais, no caso de uma eventualidade. Se tiver acesso a assistência jurídica, é conveniente ter os telefones de contato também armazenados junto com os outros telefones importantes. Como dito anteriormente, mesmo se prevenindo contra a maioria de possíveis incidentes, podem acontecer outros com quais não contamos. Quanto mais completo o planejamento, menor a possibilidade de se ver em situação difícil longe de casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário