quarta-feira, 23 de junho de 2010

Luminosidade

Veja como a iluminação natural do sol pode afetar sua segurança motociclistica

Um dos aspectos que afetam a pilotagem passa despercebido pela maioria dos motociclistas – principalmente entre os menos experientes. Trata-se da luminosidade e como ela pode afetar a pilotagem e segurança de um motociclista.

Normalmente, a intensidade da luz ambiente é abordada em nosso meio quando está em falta, ou seja, descrevendo os perigos e cuidados quando sem tem pouca ou nenhuma luz. Mas esse não é o único aspecto que traz problemas e cuidados necessários – o excesso de luminosidade também promove desconforto e situações de risco.

Que horas você pilota?

Do ponto de vista da interferência da luz na pilotagem, algumas horas do dia são mais inconvenientes que outras. Quando o sol está mais próximo à linha do horizonte como em nasceres e pôres do sol, a luz incide mais diretamente sobre os olhos e afeta a todos, não somente motociclistas. Pode se pensar que a sua segurança está mais garantida quando se tem o sol nas costas, iluminando tudo à sua frente, mas é preciso lembrar que quem vem em sentido contrário tem sua visão consideravelmente prejudicada, e um objeto pequeno como a moto, pode passar sem sequer ser notado. Para ilustrar os riscos dessa situação, imagine estar em uma estrada de pista simples se deparando com um motorista em sentido contrário prestes a executar uma ultrapassagem. O que ele é capaz de visualizar talvez não lhe inclua, oferecendo risco potencial enorme se de fato esse motorista iniciar a ultrapassagem e se colocar em rota de colisão com você.

Primeiramente, se for possível, escolha o horário para sua saída de moto. Evite os horários que vão do nascer do sol até as 09 hrs da manhã e os horários após as 03 hrs da tarde até o pôr do sol. Como a luz incide mais diretamente aos olhos pode haver ofuscamento e momentânia perda de visão – situação totalmente crítica para quem conduz um veículo. Além disso, dependendo da topografia do local, pode se ter uma grande incidência de trechos iluminados e trechos com sombra se alternando rapidamente – como quando passando por uma região arborizada. Essa situação faz com que suas pupilas fiquem o tempo todo tentando se ajustar ao grau de luminosidade dificultando o foco e acarretando menor controle visual sobre os elementos de interesse.

Como evitar horários não é muito plausível nos dias de hoje, cerque-se de cuidados para a pilotagem, para gerenciar melhor sua segurança e a dos demais à sua volta.

O sentido da viagem é importante

Estude a região por onde ira se deslocar – lembre-se que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste. Pode se então prever qual será a predominância da incidência da luz em dado horário, e em uma viagem do Leste para o Oeste na parte da tarde, por exemplo, pode significar muito sol nos olhos e pouca visibilidade à frente. Já na parte da manhã, o mesmo roteiro traz complicações para o tráfego em sentido contrário, imaginando que os cuidados que o motociclista deve ter são no sentido de redobrar a atenção com os procedimentos executados pelos outros, uma vez que tem sua visão restringida. Já os trajetos próximos a linha Norte-Sul não são tão afetados pela incidência da luz, portanto menos rigorosos quanto ao planejamento.

Declinação magnética no planejamento

È importante notar quando se está planejando uma viagem, que o que é encontrado nos mapas não corresponde igualmente ao aferido por uma bússula, em termos de orientação. A razão é porque em todo lugar no planeta existe uma declinação magnética que faz com que o norte apontado pela bússula seja ligeiramente diferente do norte geográfico – aquele constante no mapa. Essa variação varia de região para região devido ao campo magnético em mutação. No Brasil ela vai de 11 graus à 22 graus Oeste, ou seja, quando estamos indo para o Norte seguindo a bússula, de fato estamos nos deslocando cerca de 20 graus a esquerda, no rumo aproximado 340 graus, geograficamente.

Dicas para elevar a segurança

Tenha sempre consigo óculos escuros de qualidade ou viseiras para diminuir o impacto do excesso de luz em seus olhos. Além de diminuirem a luminosidade total, previnem ofuscamentos momentânios como os reflexos em janelas e outros objetos polidos. Sempre que tiver sua visão restringida, diminua a velocidade para garantir mais tempo para visualizar uma situação. Pode se dizer que o tempo necessário dobra em função de qualquer deficiência em receber e processar imagens. Dessa forma, pense em adquirir tal velocidade que lhe permita ter no mínimo 4 segundos de distância em relação a qualquer tipo de obstáculo – móvel ou imóvel. Já abordei aqui o princípio de 2 seg. de separação, como sendo o tempo necessário para a reação de um condutor mediano frente a um evento inesperado – segundo um estudo norte-americano feito na decada de 1960.

Mantenha os anteparos visuais sempre limpos, sejam viseiras ou óculos de proteção – uma viseira suja pode apresentar distorções que eventualmente impossibilitem a visão de determinados objetos, fazendo com que a medida seja importantíssima para manter o nível de segurança elevado.

Quando pilotar de frente para o sol, evite olhar para os objetos mais claros, buscando o foco de seus olhos em objetos com maior contraste. É como a recomendação quando se cruza a noite com um carro em sentido contrário – não olhe para os faróis.

A maioria dos capacetes pode ser ajustada na cabeça para incidir mais sobre a testa, utilizando sua borda como um pára-sol. Se isso for possível com o seu, a medida poderá lhe ajudar a ter menos ofuscamentos.

Com o sol incidindo por trás de você, fique atento ao comportamento dos veículos em sentido contrário e não confie apenas na iluminação das luzes de freio dos carros à sua frente para se guiar quanto a distância segura de separação. Com o sol iluminando as lanternas traseiras, pode se ter a falsa impressão de estarem acessas, bem como não se notar seu acendimento quando ele de fato ocorrer.

Cidade X estrada

Os complexos urbanos tem maior probabilidade de concentrar objetos reflexivos com capacidade de ofuscar um motorista ou motociclista. Fique atento à possibilidade principalmente observando geograficamente o local e a hora em questão. Lembre-se que viseiras escuras são proibidas após o pôr do sol, portanto planeje alternativas viáveis.

Para os viajantes de grandes distâncias, esse capítulo é de particular interesse, pois se for considerado com o devido cuidado irá impactar nas médias horárias que se pode obter em determinados trechos no eixo Leste-Oeste, afetando o planejamento como um todo.

A responsabilidade do trânsito é de todos nós. Faça a sua parte gerenciando melhor a forma como se insere em diferentes meios – até mesmo quanto a luminosidade que contêm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário