sábado, 21 de novembro de 2009

Internet: uma excelente ferramenta para o viajante

A facilidade de acesso a informação garante tranqüilidade e certeza nas decisões tomadas frente a uma viagem.

Foi-se o tempo de viajar com a "cara e a coragem". Com os avanços tecnológicos que hoje se encontram literalmente na ponta dos dedos, ficou tudo mais fácil e preciso quando se trata de organizar uma grande viagem – a bem da verdade, qualquer tipo de viagem. A internet com seus inúmeros recursos de pesquisa está presente na nossa vida diária, e se solidifica cada vez mais como o principal meio de comunicação e compartilhamento de toda espécie de dados. Esse mês, reunimos dicas para usufruir dessa poderosa ferramenta nas diversas etapas de sua viagem.

Na preparação

Na fase de preparação, a internet pode ser usada para coletar toda espécie de informações referentes ao seu trajeto. Comece pelo destino, descobrindo os pontos de interesse, visitando o site oficial da cidade, prefeitura ou ponto turístico que almeja visitar. Pesquise pelo nome, mas não se atenha apenas aos principais resultados encontrados – muitas vezes se descobre coisas interessantes e úteis através de resultados que não estão nas principais listas, mas em comentários feitos em fóruns ou comunidades sociais. Vale a pena ser um pouco mais investigativo nessa hora e descobrir as atrações ou perigos do lugar que se pretende visitar.

Dê preferência a sites oficiais, mantidos com apoio governamental ou entidades relacionadas a turismo. Quase sempre, nesses sites podem ser localizadas relações de hotéis ou pousadas, com respectivos valores de tarifas praticadas – assim é possível já dar início também ao levantamento dos custos envolvidos, e através das fotos, verificar se as acomodações lhe são adequadas.

Na seqüência, investigue a rota até seu destino – pesquise as rodovias pelas suas identificações ou nomes e obtenha o máximo de informações, certificando-se de sua validade observando as datas que os comentários foram publicados. Vez ou outra encontrará também informações desatualizadas, e isso pode gerar alguma confusão. Pesquise também por blogs de viajantes que tenham feito a rota pretendida, e se encontrar alguma informação negativa, procure sempre confirmar com outra fonte. Essa dica vale para qualquer item pesquisado – uma única opinião pode não ser verdadeira, mas quando mais fontes confirmam o mesmo dado, a probabilidade é que seja correto. Tenha em mente que uma rota alternativa também deve ser pesquisada, se por qualquer motivo tenha que se desviar da original.

Com as distâncias levantadas, pode se planejar os pontos de abastecimento e alimentação, permitindo que esses custos sejam computados. Mais uma vez, obtenha mais de uma fonte para referência, para evitar confiar em uma informação equivocada. Lembre-se que a internet é alimentada por pessoas que nem sempre tem boa índole, daí a necessidade de mais fontes.

Tendo as distâncias e custos, até companheiros para a viagem podem ser captados com o uso dessa ferramenta maravilhosa. Pesquise em sites de relacionamento, fóruns e blogs por pessoas que tenham a intenção de fazer o mesmo trajeto que pretende. Ficará surpreso de ver como é fácil logo encontrar pessoas com os mesmos interesses. Mas tenha cuidado ao divulgar informações pessoais – como em qualquer relacionamento, a confiança deve ser conquistada aos poucos, portanto evite entrar em detalhes como datas e valores, para não se expor a qualquer risco pessoal.

Durante

Durante a viagem, a internet também pode lhe ser bastante útil por fornecer informações em tempo real. Isso é particularmente útil quanto a meteorologia e condições das estradas ou tráfego. Se tiver condições, recomendamos o uso de laptops ou netbooks que são ainda mais leves e portáteis, mas se não for sua escolha, ainda pode contar com "lan-houses", casas que oferecem acesso a internet por meio de pagamento de uma taxa de uso do computador. Já encontramos lugares que não possuíam um posto de gasolina sequer, mas tinham uma lan-house.

O equipamento pessoal oferece, claro, maiores vantagens, como poder navegar em seu quarto de hotel, atualizando as informações sobre seu trajeto ou mesmo aprofundar as pesquisas sobre o local onde se encontra. Infelizmente, são equipamentos frágeis e tem que ser armazenados e transportados com cuidado, muitas vezes difícil de ser conseguido em uma moto. Existem ainda as opções de "smart phones" ou telefones celulares inteligentes, com acesso a internet por meio de contratação de pacotes de dados oferecido pela maioria das operadoras. Ainda são um pouco limitados porque seu uso freqüentemente está ligado a uso de teclas e visores pequenos, dificultando a navegação – mas ainda assim, uma alternativa.

Opte por atualizar os detalhes do progresso de sua viagem quando dessas paradas – poderá baixar as fotos, atualizar seu diário de viagem, contatar amigos via e-mail ou ainda usar recursos de telefonia via internet (Voip), para tranqüilizar a família. Consultas de emergência com médicos ou dentistas, localização da concessionária de sua marca, moto-grupos locais ou lojas de moto-peças, também podem ser feitas pela internet, pois quem se preocupa em ter um site atualizado e completo, normalmente poderá te ajudar, evitando lugares duvidosos encontrados pela rua. São muitas as facilidades oferecidas pela tecnologia e usadas corretamente, poupam tempo e facilitam todos os tramites.

No término da aventura

Ao retornar de sua viagem, a internet facilitará a difusão do que vivenciou, podendo contar suas aventuras aos amigos, dar recomendações ou postar dados técnicos como consumo, médias e distâncias percorridas, ajudando um novo aventureiro a encarar a estrada. Alimentar a net com dados importantes para futuras consultas de terceiros, certamente multiplicará a quantidade de viajantes e com certeza fará novos amigos que lhe proporcionarão outras e novas aventuras motociclísticas – todos se beneficiam. Divulgue e amplie seus horizontes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário