terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pilotando em uma pista de corridas - Iniciantes


Procedimentos que ajudam o piloto iniciante a se preparar para a pilotagem esportiva

O sonho de quem tem uma moto esportiva – e de muitos que não tem – é pilotar em um ambiente esportivo, numa pista de corridas. Apesar do acesso a um autódromo ser hoje mais fácil que outrora, boa parte dos iniciantes não recebe as informações necessárias para se divertir com segurança, e principalmente, com método, para obter de fato um melhor desempenho.
Reuni, então, um conjunto de informações para guiar aqueles que desejam dar mais esse passo em suas carreiras motociclísticas.
Antes mesmo de considerar uma ida à um templo da velocidade, considere inscrever-se em um dos muitos cursos de pilotagem existentes. Aprenderá procedimentos de segurança relativos à uma pista de corridas, como significado das bandeiras utilizadas e o que não fazer em situações específicas, entre outros.

Primeiros passos
Ingressar pela primeira vez em um autódromo é muito significativo para um piloto – a adrenalina corre solta e facilmente pode deturpar uma mente sensata. Tente se acalmar e focar em objetivos que deve atingir nesse primeiro contato.
O primeiro objetivo deve ser o de familiarização. Encontre uma planta ou desenho do autódromo que mostre todo seu traçado. Estude onde são os boxes, qual o sentido da pista (direita ou esquerda da frente do box), onde é a entrada para os mesmos a partir da pista e posições chave para referência. Tente decorar o traçado mentalmente – imagine-se na pista executando cada uma das curvas na sequência que se apresentam.
Ao sair pela primeira vez com a moto para a pista, observe cada detalhe de sua construção. Note que o pavimento é ligeiramente diferente ao longo de sua largura, evidenciando parte da pista como sendo mais "limpa", sem detritos, em contraste com áreas mais sujas, com detritos. Essa área limpa é por onde todos vão passar quando em ritmo veloz, e deve ser evitada nessas primeiras voltas de reconhecimento para não atrapalhar àqueles que estejam treinando. Como sua velocidade deve ser significativamente mais baixa do que daqueles à sua volta, fique fora do traçado prestando bastante atenção aos que vem por trás, dando-lhes bastante espaço, e se for viável frente a sua habilidade, sinalize por onde devem lhe passar.
Todo autódromo conta com faixas pintadas no solo, tanto na entrada quanto na saída dos boxes, separando a pista. Observe que ao entrar na pista, é proibido cortar essa faixa, devendo acompanhá-la até que termine – quando poderá ingressar de fato para a pista. O mesmo vale para a entrada dos boxes, mas em alguns autódromos é permitido o corte devido ao traçado. Informe-se  previamente quanto a procedimentos específicos de cada pista.
Voltando à sua primeira volta, observe as laterais da pista procurando identificar objetos estáticos ao seu redor que possam lhe ajudar na referência de posicionamento e distância, tanto para onde serão executadas as trocas de marcha, quanto para a posição onde se dará o início de uma frenagem.
É de praxe existir placas de distância antecedendo uma curva. Normalmente são dispostas na lateral da pista em ordem decrescente de 50 em 50 metros. Por convenção, são colocadas do lado oposto ao do sentido da curva que precedem. Nas curvas para a direita, estarão posicionadas do lado esquerdo da pista no trecho imediatamente anterior à própria curva. Use essas placas para começar o planejamento de frenagem de sua curva. Seja nesse início bastante conservador, diminuindo consideravelmente a velocidade, bem antes da curva. Tenha em mente que os pneus estão frios, assim como seu corpo, mente e outros componentes da moto. Para completar, ainda estará trafegando na parte suja da pista, com pouca aderência.
Use esses momentos iniciais para também identificar onde estão os postos de controle que sinalizam com bandeiras. É fundamental que dê atenção a eles em cada volta que der – essa é a principal forma de comunicação na pista, e é como será avisado pelos organizadores de como deve proceder nos diversos casos previstos. Obviamente, é necessário saber o que cada bandeira significa, sendo sua responsabilidade aprender seu significado.

Voltas iniciais
Nessas primeiras voltas, atenha-se a memorizar todos os pontos e a direção de cada curva. Não há porque tentar ser rápido ainda. Lembre-se que a rapidez virá com o tempo e com a familiarização com o ambiente. Procure usar sua percepção na construção das memórias de onde fica o que.
Agora que já decorou os principais pontos de atenção, é hora de se preocupar com a melhor linha de condução, ou traçado da pista, como a maioria se refere a essa linha imaginária.
Para identificar o traçado correto, tome como parâmetro que antes de toda curva, o traçado ideal estará próximo à margem externa da pista – em curvas para a direita, a margem externa se encontra do lado esquerdo, e vice-versa. Aproximadamente no meio da curva, deverá estar próximo à margem interna da pista, e aonde ela termina, deverá novamente estar do lado externo, tendo como referência a curva que realizou. A finalidade do procedimento é garantir que descreva no solo, o maior raio possível em relação a disponibilidade física da pista – quanto mais aberto o raio, maior a velocidade que pode comportar uma curva.
É fundamental que entenda a necessidade de aquecimento de todos os componentes, para poder gerar melhor eficiência. Use essas primeiras voltas para garantir um uniforme e gradual aquecimento dos pneus e freios – principalmente.
Aumente o ritmo de pouco em pouco, não tenha pressa em ser rápido como aqueles que o cercam. Considere que os mais rápidos também tiveram de passar por esse processo anteriormente. Ninguém chega a um autódromo onde nunca tenha andado, e vira no tempo do recorde da pista. Nem o Valentino Rossi.
Evite nessa fase o uso do cronômetro. Seu foco deve estar na coleta de informações a respeito do meio em que opera. O quanto vai ser rápido nele, vai depender de quanto irá praticar. Cronometrar voltas pode forçá-lo intimamente a exagerar em alguma coisa para qual ainda não está preparado. A hora do cronômetro chegará quando tiver completo domínio do traçado, pontos de troca de marcha e pontos de frenagem.
Jamais pare na pista por qualquer razão – se tiver uma pane mecânica, encoste na lateral interna da pista, evitando ficar exposto à linha externa até que o socorro venha resgatá-lo. Parar na pista ou exercer velocidade muito abaixo a esperada para cada trecho, pode resultar em desastre. Mantenha velocidade que lhe dê conforto para executar tudo que é necessário, mas fique atento se ela não destoa em demasia das demais praticadas.

Outros pilotos
Talvez seja a convivência na pista com outros pilotos, o maior desafio nessa fase inicial. Existe uma exagerada preocupação em não ser atropelado por pilotos mais experientes e velozes que você, bem como não atrapalhá-los. É muito comum ver pilotos inexperientes toda hora olhando para trás. Evite fazer isso quando já tiver domínio do traçado – basta que se atenha a ele.
A regra que adotamos é de que a ultrapassagem de um piloto mais lento é sempre de responsabilidade do que vem atrás, com maior velocidade. É ele que deve determinar as distâncias apropriadas, bem como velocidades de aproximação e pontos para a ultrapassagem. A sua preocupação deve ser apenas de manter o traçado correto, evitando a todo custo mudanças na trajetória que podem confundir o piloto prestes a ultrapassá-lo. Como esses contatos acontecem muito rapidamente, é comum os novatos se assustarem com a presença de outra moto no momento de uma curva, e em tal proximidade. Mantenha-se frio e preocupe-se apenas em executar sua curva – o piloto que vem atrás, verá através de sua postura e forma como pilota, a melhor maneira de executar a ultrapassagem. Assim que ele estiver em seu campo de visão, fique atento para não olhar para ele, e sim, para a pista e seu traçado. Em várias instâncias, presenciei pilotos perdendo a trajetória em curva, apenas por ficarem olhando para o piloto que executou a ultrapassagem. Foque exclusivamente aquilo que cabe a você fazer.
Alguns pilotos, até de renome, não tem paciência com os novatos e exageram nas aproximações como se estivessem brigando por um título mundial. Infelizmente, não há o que possa fazer quanto a isso – mas se acha que a atitude de algum piloto colocou sua vida em risco de alguma forma, denuncie ao organizador do evento de qual esteja participando. Ninguém tem o direito de colocar seu bem-estar em risco. Evite o confronto pessoal – não leva à solução e corre o risco de punição por conduta anti-desportiva.
Felizmente, a maioria dos que frequentam um autódromo reconhece nesse conjunto de regras sua própria segurança e atêm-se a ele. Como os procedimentos são similares, poderá exercê-los em qualquer pista do mundo, observando as particularidades de cada autódromo.
Espero que possa usar essas informações para evoluir tecnicamente, aumentando seu nível de segurança, tornando-o mais rápido e eficiênte. Na próxima edição, plano de trabalho para os mais experientes.

Nos vemos na pista!


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