sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Viajando nos feriados


Viajar em feriados prolongados requer bom planejamento e cuidados para desfrutar melhor sua viagem.

Pode parecer simples viajar por apenas três ou quatro dias, mas nem sempre é. Toda viagem de moto demanda uma boa preparação para que você possa desfrutá-la melhor e enfrentar menos problemas. Feriados prolongados costumam ser uma época que afeta diferentes tipos de serviços, por isso é necessário planejamento antecipado e rigoroso. Um pequeno detalhe esquecido, e o que poderia ser uma maneira de "recarregar as baterias" esgotadas pelo dia-a-dia, vira um pesadelo.

Planejamento
Escolhido seu lugar de destino, faça um detalhado levantamento da infraestrutura disponível, como hotéis ou pousadas, restaurantes, hospitais e pronto socorros – nunca se sabe quando um desses serviços será necessário. Verifique também se existe alguma fonte de manutenção para a moto, e se estará disponível na época do feriado. Faça uma lista com telefones importantes, principalmente aqueles que poderiam ser necessários em uma emergência. Ao traçar o roteiro de sua viagem, escolha o caminho que oferecer a melhor condição de segurança. Opte por estradas bem pavimentadas, lembrando que em feriados prolongados o maior fluxo de veículos acarreta pistas com mais imperfeições e principalmente maior sujeira. Isso pode ser um problema grave em pistas de qualidade inferior ou mal pavimentadas. Lembre-se de fazer reserva antecipada de sua hospedagem, é comum em lugares muito procurados, esgotarem as vagas em hotéis e pousadas bem antes dos feriados em si. Dê preferência àqueles estabelecimentos que tiverem como abrigar sua moto de forma apropriada, preferencialmente coberta, claro. Caso isso não seja viável, considere a possibilidade de levar uma capa de proteção com cadeado – além de proteger contra a intempérie e sujeira, ajuda a proteger contra pequenos vandalismos e curiosos. Em qualquer época é importante se prevenir: verifique sua capa de chuva e acondicione-a de maneira a ficar pronta para uso. Verifique a meteorologia com antecedência, faça o acompanhamento através de sites na internet ou boletins em rádios.
Calcule antecipadamente o quanto pretende gastar e providencie os recursos necessários em espécie, levando em consideração que a quantidade de dinheiro que pode ser retirada em caixas eletrônicos é limitada. Verifique também a aceitação de cheques e cartões de crédito – muitos lugares aceitam apenas dinheiro em época de feriados. Separe recursos para uma eventual emergência pessoal ou com a moto. Acondicione em diferentes lugares quantidades menores, procurando sempre a melhor segurança.
Quanto a sua bagagem, leve apenas o necessário, sem exageros. Uma moto mais leve é mais fácil de ser conduzida. Dê preferência a roupas que podem ser facilmente lavadas, como as de material esportivo. No verão é fundamental também levar protetor solar e repelente. Acondicionar sua bagagem em pequenos sacos plásticos também é um recurso útil para encarar períodos de chuva sem problemas com a bagagem.

Cuidados com a moto
Por questões de segurança, sua moto deve estar sempre em boas condições, mas frente a viagens, maiores cuidados têm que ser observados. Se possível, faça uma completa revisão – lembre-se que em feriados, a maioria de lugares que oferecem serviços estará fechada. Ao examinar a moto, dê especial atenção a partes móveis que sofrem desgaste, como corrente e cabos, por exemplo. Examine cuidadosamente também os pneus, certificando-se que estão em condições de cumprir a tarefa proposta. Além disso, em épocas de maior trânsito de veículos a fiscalização dos policiais rodoviários costuma ser mais intensa também, então procure estar com o equipamento adequado e também com os documentos sempre em ordem.

Na estrada
Feriados prolongados são sinônimos de caos nas estradas. Procure adotar uma postura conservadora e prudente. Preste atenção a possíveis condições de pista escorregadia, em função de vazamentos de óleo e outras substâncias oriundas de outros veículos.
Faça paradas periódicas para não se cansar em demasia e poder manter um ótimo nível de concentração. Nas paradas, não deixe a moto e seus pertences desacompanhados - pode vir a ser alvo fácil para um gatuno oportunista.
Se possível, evite os horários de pico nas estradas – lembre-se que onde há muita gente, também há muita confusão. Se possível, evite a viagem noturna, que agrega a falta de visibilidade a todos os possíveis problemas da viagem. Mantenha distância segura de automóveis e outras motos. Nesses períodos é comum pessoas com pouca habilidade se aventurar nas estradas, complicando ainda mais o que já é bastante complicado.
Diminua drasticamente a velocidade se tiver que entrar em um corredor de carros parados por engarrafamento. A proximidade com os veículos deixa pouco tempo para reagir a ações como alguém abrindo uma porta, por exemplo. Sinalize todas as mudanças de direção com as setas e posicione-se na via de maneira a ficar sempre visível pelos outros motoristas.

Cuidados no destino
Ao chegar ao seu destino procure relaxar, mas sem abandonar as regras de segurança que o trouxeram até lá. Nunca pilote sem capacete ou equipamento de segurança. Cuide da alimentação – exageros ou experiências com comidas típicas podem causar uma intoxicação que pode cancelar completamente seus planos.

Outras dicas
Feriados prolongados podem ser uma boa oportunidade para conhecer grandes metrópoles, pois seus habitantes costumam se deslocar em direção a outras cidades de veraneio, deixando as atrações das grandes capitais mais livres – e seu trânsito menos caótico e estressante. Mas nem por isso descuide se sua segurança.
Viajar para o exterior nos feriados requer alguns cuidados a mais, como por exemplo, verificar o funcionamento das aduanas e passos fronteiriços. Alguns fecham por conta de feriados ou funcionam em horários reduzidos. Fique também atento aos horários de funcionamento de postos de combustível em  nossos países vizinhos – alguns fecham em feriados. Cuidado para não ficar na mão.
Ao se preparar para o retorno, leve em consideração os mesmos cuidados que observou na ida. Continue pilotando com cuidado e mantendo sua segurança em primeiro lugar. Considere que boa parte das pessoas fica ansiosa quando está chegando em casa, diminuindo os padrões de cuidado. Redobre a atenção – uma viagem só é boa se termina tudo bem. Bom feriado e boa viagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário