quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Registrando sua aventura


Fotos e vídeos são a melhor maneira para guardar e compartilhar emoções que jamais se repetirão

Nesta edição vamos tratar sobre as formas de registrar a sua viagem em fotos e vídeos para depois aproveitar cada momento contando suas historias aos familiares e amigos.

Para muitos, uma viagem de moto é uma conquista pessoal. Deixar o conforto da própria casa, arriscando-se pelos caminhos mais longos e distantes deve ser recompensado pelo alimento da nossa curiosidade, digerindo imagens, sensações e novas experiências. Sem duvida, o melhor é aproveitar cada instante dessas sensações durante a viagem, mas depois que retornamos podemos repetir parte destes sentimentos revendo fotos ou vídeos de onde passamos e ainda compartilhar com outros, o que vivemos naqueles dias de viagem.

Existem no mercado muitos modelos de câmeras fotográficas e/ou filmadoras. Os modelos mais modernos fazem filmagens em HD, tiram fotos de elevada resolução e algumas até possuem GPS acoplado para marcar o ponto de localização de cada foto no mapa.

Mas antes de comprar qualquer coisa, seria prudente definir se o seu perfil é de fotógrafo ou cinegrafista. Vídeos requerem uma fase de edição, onde cenas são cortadas, músicas adicionadas e, muitas vezes, texto e outros efeitos incorporados. É preciso que considere isso se não tiver habilidade ou tempo para editar os vídeos brutos. Nesse aspecto, a fotografia é mais simples.

O trabalho de edição talvez seja o maior “contra” para quem opta por filmar sua viagem. O resultado final que imaginamos é um vídeo com os melhores momentos, com efeitos agradáveis e uma trilha sonora impactante. Mas até chegar nesse ponto se vão horas tediosas de trabalho de edição dos vídeos brutos, além de requerer bastante conhecimento na área para garantir um bom resultado. A bem da verdade, existem também softwares disponíveis que facilitam muito o processo de edição, mas quanto mais simples de operar, mais simples os resultados.

Atualmente existem câmeras que fotografam e filmam em ambientes radicais. São equipamentos a prova de choques, contaminações e absolutamente impermeáveis. Seu sistema de captura de imagens conta com estabilizadores para que o resultado final contenha o mínimo de vibrações possíveis, preservando ao máximo um áudio livre de ruídos indesejáveis.

Fotos, por sua vez, podem ser tão intensas quanto, e em sua maioria, não precisam de edição posterior. As câmeras compactas são pequenas e cabem em qualquer bolso/compartimento da sua jaqueta, estando disponível a qualquer instante, mesmo sem retirar suas luvas.
Se desejar um resultado diferenciado, existem câmeras maiores com lentes intercambiáveis e mais opções de zoom. Podem fazer a diferença na viagem, porém sua sofisticação também implica em maior custo, além da necessidade de se saber aproveitar os recursos disponíveis. Vale lembrar que, quanto mais sofisticados os equipamentos e acessórios, também mais delicados costumam ser, exigindo atenção redobrada nos cuidados com o transporte na moto, no seu manuseio (locais com poeira, barro, garoa ou umidade), além de apresentarem um volume extra por conta dos acessórios. Neste quesito, as máquinas digitais mais simples levam vantagem por estarem a disposição o tempo todo, no bolso da jaqueta, na mala-tanque ou mesmo em sua cinta.

Um fator a ser considerado na aquisição é o do tipo de alimentação da sua máquina fotográfica. As câmeras alimentadas por baterias recarregáveis são muito mais práticas. Porém, em alguns casos, essa praticidade pode não ser tão vantajosa assim – quando acaba a energia no meio do dia, por exemplo.  Ponto para a simplicidade de uma câmera que funcione com pilhas alcalinas, pois essas podem ser encontradas praticamente em todo lugar.

Fotos ainda podem ser apresentadas em forma de vídeo ou apresentação de slides com o uso de programas específicos para essa finalidade. Dessa forma pode embelezar ainda mais as recordações que trouxe de sua aventura, e tornar o compartilhamento com os entes queridos, ainda mais prazeroso.

Cada imagem registrada é um momento que não retorna jamais. Por isso é importante tomar alguns cuidados para preservar esse verdadeiro tesouro.

Há casos de colegas que durante a viagem fizeram o download de suas imagens para um CD em uma Lan House qualquer, e depois, já em suas casas, descobriram que esta cópia foi mal feita, originando arquivos corrompidos, ou mesmo inexistentes. Por isso, evite “depositar suas fichas” em um único dispositivo. É prudente que se leve um cartão de memória de reserva, ou mesmo, enquanto houver espaço no seu cartão, não sejam apagados os arquivos, mesmo que já tenham sido baixados para um CD ou o HD do seu notebook. É sensato prever não só problemas técnicos, como também furto de algum equipamento, fragilidade destes à umidade ou problemas de bom funcionamento.
No caso de viajar acompanhado, uma boa medida é combinar previamente e dividir as fotos entre os integrantes, garantindo assim boas imagens em comum, além da possibilidade de todos poderem aparecer com maior frequência nas fotos/filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário