terça-feira, 20 de novembro de 2012

Rumo ao Rally Dakar 2012


Opções de roteiro para assistir de perto o Rally mais prestigiado do mundo – Rally Dakar

Mais uma edição do Rally mais famoso do mundo está prestes a ser realizada novamente na America do Sul, entre Peru, Chile e Argentina. Que tal preparar sua viagem e acompanhar de pertinho com sua moto, uma emoção em dose dupla: você na estrada e os competidores na planilha?


Para acompanhar um ou mais trechos do Rally Dakar na America do sul - que realizar-se-á nos meses de Dezembro de 2012 e Janeiro de 2013 entre as capitais Lima (Peru) e Santiago (Chile), sugerimos três opções de roteiros:

OPÇÃO I - Partindo do sul do Brasil atravessando o norte Argentino pela região do Chaco. O caminho pelo Norte Argentino é tranquilo. Rodovias planas até a proximidade da fronteira com o Chile, onde começam as elevações da Cordilheira dos Andes. Cidades pequenas e médias oferecem combustível, hospedagem e alimentação em intervalos razoáveis de no máximo 100 Km. As aduanas com a Argentina são tranquilas, seguras e a documentação que recomendamos portar são: Passaporte ou Cédula de Identidade, Documento original da moto e Seguro Carta Verde que deve ser adquirido nas cidades da fronteira, indiferentemente do lado brasileiro ou argentino.
Alertamos para os cuidados com os abastecimentos, pois nos últimos tempos, os relatos de falta de combustível em algumas cidades argentinas são frequentes, portanto, nunca rode muito perto da reserva do seu tanque. As fronteiras de Chile e Argentina são no alto da Cordilheira dos Andes, onde sugerimos muita atenção, pois o caminho se torna sinuoso e a temperatura cai gradativamente com o aumento da elevação. Portanto, inicie a subida da Cordilheira com tempo de sobra e preparado para que possa chegar em alguma cidade Chilena de dia, evitando ao máximo rodar à noite, quando o clima pode se tornar mais hostil. A distância estimada, partindo da fronteira com o Brasil, é de 2200km até a proximidade com roteiro do Rally; distancia que pode ser percorrida em 3 dias - conforme seu ritmo de viagem.

OPÇÃO II - Saindo do Mato Grosso do Sul em direção ao interior da Bolívia. Esse caminho exige um planejamento maior, pois cortará alguns locais remotos e algumas centenas de quilômetros não pavimentados, que podem formar atoleiros devido a época das chuvas que coincide com essa época do ano (Perfeito para quem gosta de uma aventura off-road para enriquecer a viagem!). As cidades para sua referência nesse caminho são Corumbá (MS), Santa Cruz de la Sierra (BOL), Cochabamba e La Paz. Depois de La Paz é possível ir de encontro ao roteiro do Rally pela região do Lago Titicaca, ou ao Chile pelo Paso Tambo Quemado, ambos completamente asfaltados, com pavimento em bom estado. Porém, o trecho é bem sinuoso e em altitude. Para transitar na Bolívia é obrigatório Passaporte e documento da moto.  Em alguns lugares do interior boliviano pode haver dificuldade com abastecimento, havendo necessidade de procurar ‘gasolineiros’ que vendem combustível em suas residências ou pequenos comércios. Saindo da fronteira com Corumbá, são pouco mais de 1500 km até o roteiro por onde passará o Rally. Dedique no mínimo 4 dias para esse trecho, considerando as dificuldades dos pavimentos e relêvo percorridos.

OPÇÃO III - Nossa ultima sugestão não é a mais curta, mas talvez, a que mais combine com viagem de moto: Saindo do Brasil pelo Acre, cortando rodovias peruanas pela famosa e recém-construída “Carretera Interoceânica” (totalmente pavimentada), ou Carretera do Pacifico. Sem dúvida um roteiro aventuroso, seguro e belíssimo! Para rodar no Peru é necessário além do Passaporte e documento original da moto, a Carteira Internacional de Vacinação contendo a vacina de Febre Amarela. (Emitida na Anvisa de aeroportos internacionais em todo Brasil, com antecedência)
O roteiro pelo interior peruano passa por pequenas cidades dotadas de estrutura para combustível, alimentação e hospedagem - porém não muito luxuosas. A paisagem por este roteiro é bem variada, sendo plana e um pouco movimentada enquanto no Brasil. No trecho Peruano é sinuosa e varia bruscamente de altitude atingindo pouco mais de 3800 metros de altitude nos locais mais elevados. As cidades de referência são Puerto Maldonado (PER) Cusco e Nasca. Não esqueça a roupa impermeável, pois nessa região da Amazônia Peruana (até a cidade de Marcapata), Dezembro e Janeiro são meses que coincidem com a estação das chuvas, deixando rios caudalosos e o pavimento instável. A distância estimada entre São Paulo e a fronteira em Assis Brasil no Acre é de aproximadamente 3900 km (Trecho para 5 ou mais dias). Da fronteira em diante são outros 1800 km até a capital Lima (Sugestão de mais 4 dias).

Não importa o tamanho nem a potência da sua moto: o fundamental é o estado de conservação e sua confiança no veiculo. Faça uma revisão prévia em freios, suspensão e partes elétricas – troque óleo e filtros, e saia de casa com pneus novos.  Em todas as cidades referidas em nossas sugestões de roteiros é possível encontrar peças de reposição Honda e Yamaha dos modelos mais consagrados. As cidades maiores dispõem praticamente de todas as outras marcas e modelos.

Nas cidades de fronteira pode ser feito o câmbio das moedas locais. Tenha sempre consigo dólares para fazer o câmbio quando for necessário, nas cidades turísticas de maior população. Cartões internacionais, com exceção da Bolívia, são aceitos nas cidades maiores, porém, tenha sempre dinheiro local para vencer as distancias no interior de cada país.

Quando o assunto for hospedagem, sugerimos que determine as cidades de destino e mantenha contato com reservas consolidadas em hotéis locais. Por se tratar de um evento renomado coincidindo com as férias de final de ano, as melhores hospedagens podem rapidamente lotar. Não recomendamos reservar hotéis nos trechos de deslocamento (em trânsito), pois isso causa um efeito psicológico desfavorável à viagem, por pressionar a chegada em um destino diário. Mantenha seu foco na cidade destino onde pretende acompanhar o Rally, porém, enquanto estiver no caminho, procure aproveitar bem as manhãs elegendo um local para pernoite próximo ao final da tarde. Faça o possível para não viajar à noite pelos locais interioranos dos países vizinhos. Aproveite a aventura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário