segunda-feira, 19 de março de 2012

Primeira moto


Considerações e cuidados na escolha da primeira moto

Venho sendo consultado ultimamente, com certa frequência, a respeito da escolha da primeira moto, motivo pelo qual  abordei o tema nessa edição. Assim como novos candidatos, outros que já tiveram alguma experiência com motos no passado estão considerando o retorno ao motociclismo.
Aí vão, então, algumas dicas para adequar suas necessidades às questões práticas da operação de conduzir uma motocicleta.

É pra mim?
A primeira coisa que todo candidato a motociclista deve se perguntar – e honestamente responder – é se esse universo da moto e tudo que ele acarreta se encaixa em sua vida. Moto não é pra qualquer pessoa. O futuro motociclista deve ter uma personalidade que entenda os riscos aos quais está se expondo e arcar com os mesmos, em troca dos prazeres que o motociclismo proporciona.
Ao contrário do automóvel, a aptidão física é muito importante para a pilotagem de uma moto. A estatura e a forma física podem ser determinantes na escolha de um modelo.

Preferências x realidade operacional
Muitos marinheiros de primeira viagem se deixam seduzir pela beleza plástica de um tipo de moto ou pelo glamour relacionado a uma categoria, mas o pensamento que inicialmente deveria reger essa escolha é a razão. Uma pessoa de estatura de até 1,60 mts. até pode ser apaixonada pelo estilo "Trail" de motos, mas sem sérias adaptações, não vai conseguir pilotar uma, pois não vai alcançar o chão de maneira eficiente e sem riscos. No outro lado da moeda, um candidato a piloto de mais de 1,90 mts. não deveria considerar uma moto "custom" pois teria muito desconforto gerado pela postura corporal imposta por essa categoria de motos.

Inexperiência
Independente de se tratar de alguém aprendendo a pilotar agora ou de alguém que tenha tido alguma experiência no passado remoto, ambos devem se posicionar como inexperientes – as motos mudaram muito nos últimos 20 anos, tornando-se tecnologicamente muito mais avançadas do que os equipamentos disponíveis há decadas. Para esses que vivenciaram alguma experiência no passado, o mais correto seria ignorar e começar do zero. Considere seriamente complementar seu conhecimento através de um curso de pilotagem condicente com sua necessidade. O que é oferecido como instrução através de autoescolas, simplesmente não é suficiente para um nível de segurança apropriado.

Utilização
Com a ampla variedade de produtos em nosso mercado, fica difícil até para um motociclista experiente determinar qual a melhor moto para si – quanto mais para aqueles que estão chegando agora ao meio.
A utilização é quase sempre um dos fatores determinantes na escolha de um tipo, categoria ou cilindrada de moto. Considere qual a utilização primária que dará a ela – lazer, transporte pessoal, trabalho, condução, etc.
Diferentes motos se prestam a diferentes papéis, daí a necessidade de se orientar sob a ótica da utilização – bem como do biotipo físico – escolhendo o tipo que melhor atenda a essa necessidade primária.

Conhecimento
O ideal para quem está começando é utilizar uma moto de até 150 cc para se familiarizar com a questão operacional – acelerador, freio dianteiro, freio traseiro, embreagem, câmbio e guidão – sem ter que arcar com uma moto potente ou muito pesada, de cara. Mas isso não quer dizer que começar com uma moto grande não seja possível. Só é um pouco mais complicado.
Veja a seguir as principais categorias disponíveis e suas principais características.

Scooters
Motos com câmbios automáticos e de pouca potência, fáceis de operar. Ideais para deslocamentos urbanos e curtos trajetos. Aceitam ampla gama de biotipos físicos, sendo mais adequados à usuários de pouco peso e estatura.

Street
Motos essencialmente feitas para o asfalto e uso urbano. Caracterizadas por uma postura de pilotagem ereta e sem recursos de proteção aerodinâmica, contam com ampla gama de potências e cilindradas diferentes – de 125 cc à 1.600 cc. Ideais para uso cotidiano em ambientes urbanos e ocasionais viagens. A cilindrada e a potência devem ser adequadas ao biotipo físico do pretendente. Da mesma forma, quanto maior a potência, maior a necessidade de conhecimento operacional.

Trail
Motos com características mistas de uso no asfalto e na terra. Caracterizadas por maior altura do solo, suspensões com maior curso e pilotagem ergonomicamente ereta. Prestam-se a diferentes papéis, sendo as mais versáteis quanto ao uso. Dependendo da cilindrada e potência, podem ser utilizadas na cidade, estrada, terra e até esporte. Devido ao tamanho, são mais funcionais para àqueles com estatura acima de 1,70 mts.

Custom
Caracterizadas por baixa altura do solo, largura e comprimento proeminentes e peso elevado. Idealizadas para lazer e viagens, requerem certa força física para o manuseio. Em contexto urbano são mais deficitárias. Podem ser encontradas em ampla gama de potências e cilindradas, sendo mais comum as de alta cilindrada. Devido à complexidade operacional, pedem usuários com alguma experiência.

Esportivas
As motos esportivas são caracterizadas pelas carenagens aerodinâmicas, baixo peso e alta capacidade de desempenho. Podem ser de diversas cilindradas, sendo as mais populares as de 600 e 1000 cc. São equipamentos sofisticados de engenharia que exigem pilotos preparados, não sendo indicadas para quem está começando. Devido a postura inclinada à frente e pernas dobradas, funcionam melhor para individuos até 1,80 mts., e boa forma física.

Touring
As motos da classe touring são em sua maioria de altas cilindradas concebidas essencialmente para longas viagens. Frequentemente vem com maleiros para abrigar bagagens. Em contexto urbano, não são fáceis de operar, exigindo conhecimento do motociclista para planejar adequadamente sua inserção. Devido ao elevado peso e dimensões, pedem usuários com biotipos proporcionais. Também não são indicadas a iniciantes pela complexidade de sua operação.

Off-road
As motos para andar exclusivamente na terra são caracterizadas pelos pneus mais finos e sulcos profundos. Podem ser encontradas em boa gama de cilindradas diferentes. Como as motos trail, são altas e esguias demandando biotipos com mais de 1,70 mts.,e peso proporcional para a maioria de modelos. Por serem mais voltadas a atividade esportiva, demandam pilotos experientes, mas também podem ser usadas para o treinamento de novos, devido a facilidade na operação e baixo peso.

Escolha a sua
Como pode ver, são muitas as opções – e aqui foram descritas apenas as principais. Considere o que quer obter do motociclismo, atente para suas capacidades físicas e técnicas e faça sua escolha. Certamente encontrará a moto que melhor irá atendê-lo, isso se não encontrar mais de uma!


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