quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Informações gerais - Curso de pilotagem Performance


Atualização: Janeiro de 2019

Olá,

Antes de tudo, obrigado pelo seu interesse em meu trabalho.

O curso de pilotagem Performance Professional Riding nasceu da experiência pessoal de 45 anos como motociclista. Por 13 anos atuei também como piloto de testes e consultor técnico para a revista Moto Adventure, onde tive a grata oportunidade de pilotar mais de 350 modelos diferentes de motos, aumentando significativamente meu conhecimento e entendimento de comportamentos, criando uma experiência difícil de obter por outros meios.

O curso foi criado no fim de 1998. Precisava colocar à prova o meu conhecimento adquirido até então, e a expressão máxima foi obtida através do esporte. Consegui resultados significativos, como campeão paulista e brasileiro de motovelocidade nos anos que se seguiram. Esses resultados validaram o conhecimento acumulado, demonstrando que pode ter aplicação prática.

No início, tratava o curso como os meus colegas ainda tratam, de forma grupal. O que percebi, é que devido a diferentes experiências pessoais e diferentes tipos de motos, alguém sempre era negligenciado de alguma forma, e considerei isso injusto. É por essa razão que ministro o curso de forma individual, entendendo que vc terá interesses e dificuldades que devem ser endereçados apropriadamente, o que não é viável em grupo.

O objetivo principal do programa é aumentar seu conhecimento a respeito de pilotagem, para que possa utilizar sua moto de forma mais plena, seja de que categoria for, aumentando consideravelmente seu nível de segurança.

A duração é de 14 hrs/aula, divididas em 2 dias consecutivos, das 9 às 17 hrs em cada dia. Por ser individual, trabalho com agendamento. Pode ser feito em um fim de semana, por exemplo. A única exigência que faço é quanto a serem dias consecutivos, em função do ritmo.

Consiste em aulas teóricas e práticas, sendo a teoria dada pela manhã, e a prática no período da tarde, em ambos os dias. Para a parte teórica existe a possibilidade de vc se deslocar até mim, ou eu até vc, dependendo do que for mais prático e viável para ambos. Para a parte prática, utilizo espaços semi-públicos em São Paulo, ou seja, que permitem certo isolamento, sem retirar do contexto os problemas que efetivamente tem que lidar, em outra escala, no seu dia-a-dia de interação com o meio.

O treinamento é todo feito com sua própria moto, evitando assim que tenha ainda que passar por processos de adaptação. A metodologia, que está em constante evolução, têm se mostrado muito eficiente, permitindo que tenha a grata satisfação de dizer sem falsa modéstia, que todos os alunos que o fizeram, ficaram plenamente satisfeitos com o resultado obtido. Sem exceção!

Torna-se imperativo notar, que curso nenhum tem a pretensão de transformá-lo em piloto, em um fim de semana. O que ofereço é uma sólida base de conhecimento operacional, que permitirá reeducar-se e atentar para fatores que hoje provavelmente passam despercebidos. Quanto mais treinar, melhor se tornará, e não há como evitar o treino se deseja bons resultados.

No que concerne temas abordados, não há um único tema sobre pilotagem que não esteja coberto pelo programa. Em minha propaganda, afirmo que é hoje o material mais completo que existe no país. Pra exemplificar, vai desde os aspectos psicológicos no processo de tomada de decisão, passando pelo conhecimento maior da moto, entendimento sobre inclinação, curvas, frenagem, inserção urbana e estradeira, bagagem, chuva, quedas, etc. Se tiver curiosidade, veja a abordagem que uso no trato de diferentes temas, através dos artigos publicados pela revista e disponibilizados nesse blog.

Tendo completado 20 anos oferecendo treinamento de qualidade para motociclistas, optei, neste ano comemorativo, oferecer também um módulo de treinamento mais específico - destinado a motociclistas mais experientes que sentem dificuldades específicas relativas a algum aspecto da pilotagem. Consiste em aulas individuais de uma hora de duração, essencialmente práticas, mas com suporte teórico quando necessário. Essas aulas são perfeitas para quem quer polir procedimentos específicos. Ex: Frenagem, curvas de baixa, posicionamento corporal, etc

Tudo que faça para melhorar seu desempenho e segurança, não pode ser computado como custo, mas investimento no bem estar. O valor do curso completo de 14hrs/aula é R$ 2.000,00 e a condição de pagamento com que trabalho é de 50% de sinal na reserva da data, e o restante ao término.
Todo o material tratado durante as aulas lhe será disponibilizado através de apostila completa, que receberá no fim.

Para o módulo de treinamento específico, com aulas individuais de uma hora de duração, o valor por aula é de R$ 150,00, pagos ao fim de cada aula.

Para não me alongar mais, peço-lhe que se tiver qualquer dúvida ou questão, não se acanhe em me contatar.

Um abraço,

Nenad Djordjevic
Diretor / Instrutor

Tel: (11) 99600-6161
nenad6161@gmail.com

21 comentários:

  1. Nenad!
    Eu gostaria apenas de enfatizar que, para quem tem a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, é muito perceptível a sua seriedade, caráter, honestidade, conhecimento técnico e a maneira fácil e natural com que você repassa suas idéias e valorosas experiências!
    Além de nos deixar uma sensação de "orgulho" de se poder conviver com uma pessoa realmente diferenciada em vários âmbitos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ed!
    Vindo de uma pessoa com a larga experiência motociclística como a sua, é muito mais que um elogio!

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz o curso de pilotagem, mas ja vi o curso sendo ministrado no Pacaembu e ja tive oportunidade de conversar um pouco com o Nenad.
    Realmente me impressionou a seriedade e profissionalismo dele.Ja ensaiei algumas vezes de realizar o curso mas ainda nao consegui.tenho certeza que ainda o farei.Resumindo o que ele mesmo diz, curso com muita gente e uma Merd....
    Acompanho TODAS as suas materias na Moto Adventure e me atrevo a dizer que so comecei a comprar a revista por sua causa!
    Com certeza nos encontraremos muito em breve pois minha vontade de fazer o curso so aumentou....
    Abracos e Sucesso!!!!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras de carinho Ricardo. Também espero que possamos nos ver em breve.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Nenad, tenho interesse em fazer um curso para melhorar a minha condução, principalmente em situações de risco. Como moro no Rio, se fosse para SP sem a moto como poderia ser feito?
    Como saber as disponibilidades de datas?
    Abraços
    Carlos Eduardo
    21-99768370
    fonseca@somaxbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nenad, acompanho suas materias na Moto Adventure que compro mensalmente, e realmente suas experiências fazem sentido na pilotagem de uma moto. gostaria muito de fazer o teu curso para melhorar minha pilotagem defensiva, mas moro em Chapecó - SC e para pilotar até Sao Paulo, nao me acho ainda capaz. teria uma forma de conseguir uma moto ai em SP para que eu possa fazer as aulas praticas. uma semelhante a Suzuki V-Strom 650 que a minha moto atual.

    ResponderExcluir
  7. Os posts acima foram respondidos diretamente para os autores.

    ResponderExcluir
  8. Eu moro no Espirito Santo e gostaria de saber da possibilidade de fazer o curso sem levar minha moto, uma V-Strom 1000, e também sobre as datas, equipamentos, etc.
    Cléo
    cleosantos2004@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Cleo,
    A proposta do treinamento é para que obtenha melhores resultados e controle do equipamento que de fato utiliza, portanto, teria que vir com a moto.
    Por ser individual, é necessário agendamento, ou seja, data que seja conveniente para ambos, conforme descrito nas informações.
    Equipamento obrigatório é somente o capacete, mas é altamente recomendável no mínimo uma jaqueta de cordura, luvas e calçado apropriado.
    Para facilitar a comunicação, utilize o e-mail que consta acima ou se preferir, me ligue para qualquer esclarecimento.
    Abraço,
    Nenad

    ResponderExcluir
  10. Prezado Nenad:

    Moro em Santo André, no ABC Paulista. Tenho uma V Strom 1000 e gostaria de fazer o curso de pilotagem porem o site não dá informações quanto ao local do curso, datas disponiveis e valor. Gostaria de mais informações.

    Desde jã grato

    Marcos Marçal

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcos,
    Sugiro que leia novamente o texto acima. Os dados solicitados estão explicados. Se ainda tiver dúvidas, sugiro que entre diretamente em contato comigo. Acima também estão as formas disponíveis para me localizar. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Ola Nenad, encontrei voce por acaso na padaria na Parada Inglesa, o pouco que conversei com voce já vi com que seriede que voce trata trata as pessoas e a pilotagem, espero em breve estar tendo aulas com voce, tenho uma G650GS.
    abraços, Ismael

    ResponderExcluir
  13. Olá Ismael,
    espero que possamos nos ver em breve. Acima encontrará meus contatos. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Nenad!! espero q esteja muito bem, fiz o curso algum tempo atras e, gostaria de maiores informacoes para reciclagem.
    abraço
    Ezequiel PSilva
    admin@jelm.com.br

    ResponderExcluir
  15. Mestre, quem diria que em meus 46 anos , depois de criar meus filhos, eu voltaria ao motociclismo? Pois a vida é assim, acabei voltando e me deparando (sem saber...rsrs) com um Campeão Brasileiro de Moto Velocidade e Consultor Técnico da Revista Moto Adventure, mas que acima de tudo é um ser humano maravilhoso, comprometido, humilde, amigo e excelente profissional. Só posso mesmo agradecer a Deus e a vc, mestre Nenad, por me ajudar a descobrir o que fazer de melhor no motociclismo e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigada por afastar o medo daquilo que eu tanto desejava executar e fazer-me compreender que ter o conhecimento da teoria e da técnica é essencial , e qdo. levado a sério esse conhecimento, passamos a administrar a moto, a velocidade e outros requisitos com mais eficiência. Obrigada por me ajudar a resolver o que eu achava tão complicado...as curvas em alta velocidade, as diferentes frenagens ( que me pareciam absurdas de executá-las e incríveis de vê-las), mas ao contrário do que eu imaginava, pude perceber que as mesmas podem ser e são executadas por motociclistas como vc, de alto nível profissional, e por mim tb. ,uma simples aprendiz, a qual pode ter a honra de aprender tais práticas acima citadas, com um dos melhores profissionais que já conheci no motociclismo. Enfim mestre, obrigada por me ensinar e por me convencer a pôr em prática o meu sonho.
    Abraços,Rose
    "O mestre se liga à eternidade. Ele nunca sabe quando cessa a sua influência".
    (Henry Adams)

    ResponderExcluir
  16. Estava com problemas no acesso à edição do blog, por isso a demora em responder post´s e colocar novas matérias. Espero que agora esteja normalizado.
    Rose,
    Muito obrigado pelas palavras de carinho! Sempre me empenho para que a experiência motociclística seja prazerosa e elucidativa, garantindo assim a satisfação de quem me procura para essa finalidade. Espero que continue praticando sempre que puder, aumentando gradualmente a experiência pessoal, e com isso,gerar maior segurança e controle de seu equipamento. Beijão e um abraço pro Roberto!

    ResponderExcluir
  17. Conheço Nenad pessoalmente e posso me orgulhar disso. Acompanho sua carreira desde que se tornou campeão brasileiro de motovelociade. Acabei me tornando um fã e, tempos depois, tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, onde pude atestar seu excelente caráter, seu profissionalismo, preocupação e comprometimento com o futuro daqueles que utilizam a moto no trabalho ou no lazer. Ao conhecê-lo passei a admirá-lo também como pessoa e fico feliz em tê-lo como amigo. E está nos meus planos fazer o curso de pilotagem, que só não aconteceu até agora por circustâncias alheias à minha vontade.

    ResponderExcluir
  18. Oi Naned, meu nome á Mauro, sou ciclista há +/- 35 anos. Ja competí em campionatos de BMX, Mountain Bike XC e Mountain Bike DouwHill. Tirei minha habilitação de moto há uns 10 anos, mas só há 6 meses eu comprei minha primeira moto, uma Ninjinha 250. Tenho me esforçado para adaptar minha experiência da bicicleta para a moto, mas em muitas situações eu ainda me sinto mais confortável em uma bicicleta do que na moto. Penso em fazer o curso, mas acho que vou aprovita-lo melhor com um pouco mais de experiencia.

    ResponderExcluir
  19. Grande Vitão!
    Obrigado pelo carinho e consideração!
    Espero que esteja se divertindo com a nova motoca tanto quanto eu tou com a minha! Vixxxeee!
    Quanto ao treinamento, sabe que estarei sempre à sua disposição! Abração!

    ResponderExcluir
  20. Mauro,
    Não acha que seria mais produtivo adquirir experiência munido das informações necessárias que experimentar por tentativa e erro?
    Considere que poderia estar evitando riscos desnecessários. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Jose Luiz (Minas Gerais)30 de maio de 2011 às 23:52

    Nenad,

    Fiz o curso com vc em 2007.Os conhecimentos
    e as técnicas adquiridos simplesmente me proporcionam muito prazer e segurança pilotando minha moto.Já fiz inúmeras viagens pelo Brasil e duas viagens pela América do Sul de 12.000 Km cada.

    Muito Obrigado!!!

    Abs.

    ResponderExcluir